quinta-feira, 16 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

O que um site profissional para advogados precisa ter?

Tales Lacerda

Seja uma grande empresa ou um profissional liberal, a presença digital é um quesito obrigatório para alavancar o seu negócio

terça-feira, 14 de abril de 2020

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Estamos na era da democratização do acesso à internet e à informação. Levando isso em consideração e observando, ainda, a facilidade e o baixo custo de ter um site profissional, a possibilidade de estar em contato com clientes, fornecedores e demais envolvidos em sua atividade 24 horas por dia, todos os dias da semana, torna-se uma estratégia fundamental. 

Seja uma grande empresa ou um profissional liberal, a presença digital é um quesito obrigatório para alavancar o seu negócio. Falamos mais sobre isso em nosso artigo “como um website pode ajudar um escritório de advocacia a ter mais resultados”. 

Para uma organização jurídica, essa estratégia é ainda mais interessante já que, como falado no artigo citado acima, existem limitações para divulgação desse tipo de negócio em meios tradicionais de publicidade.

Os primeiros passos para ter um site profissional

O primeiro passo é escolher um domínio. Ou seja, um nome que vai identificar o seu site na internet e seu e-mail profissional (exemplos: site https://www.meuescritorio.adv.br/, e-mail financeiro@meuescritorio.adv.br). 

Depois que você definir um nome de domínio que combine com o seu negócio, será preciso registrar esse domínio e hospedá-lo em uma empresa de hospedagem de sites que seja confiável, experiente e, principalmente, que tenha alta disponibilidade. 

Antes de escolher, pesquise bem sobre a empresa de hospedagem de site que pretende contratar: 

  • Analise os itens de segurança oferecidos (backup, certificado SSL);
  • Verifique se o suporte técnico do provedor é humanizado e possui atendimento personalizado;
  • Consulte o número de reclamações da empresa em sites especializados.

A importância do desempenho do site

Para o seu site profissional cumprir seu papel, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes. O desempenho do site é essencial para manter o público-alvo nele por mais tempo e, por sua vez, encontrar a informação que precisa. Um site que demora a abrir tem alta taxa de abandono. 

Ao contratar um serviço de construção de site, certifique-se que os desenvolvedores irão otimizar o código para torná-lo mais ágil. Além disso, fique atento aos arquivos que serão utilizados na construção da página. Imagens grandes e vídeos pesados podem aumentar o tempo de abertura do website. 

É muito importante manter um tamanho adequado para as imagens. Por isso, existem ferramentas, como o PageSpeed, que analisam esses arquivos em sua página e fazem sugestões de redução para uma possível economia de tráfego e tempo de carregamento. Assim, reduza esses arquivos ao máximo possível sem perder qualidade. Um profissional do ramo pode te orientar nesse processo.

Aparência e conteúdo para um site profissional

A aparência e o conteúdo da página são peças-chave para agradar e prender a atenção do seu potencial cliente. 

O seu escritório já possui logo e identidade visual? Aplique-a ao seu site. Caso contrário, o ideal é contratar um profissional de design para criar a identidade visual do negócio e aplicá-la em todas as peças, físicas ou digitais.

Em relação ao conteúdo, nunca se esqueça! Ele precisa ser relevante, verdadeiro, original, com ortografia correta e conter as principais palavras-chave relacionadas ao negócio. Capriche nessa parte.

Quais as principais seções que um website jurídico precisa ter?

  • Quem somos

Esse é o espaço que você tem para falar sobre o escritório. Capriche no histórico, conte sobre o tempo de mercado, qual a missão, a visão e os valores. 

  • Áreas de atuação

Inclua quais as áreas de atuação jurídica do escritório. Essa informação é muito importante para que os clientes saibam logo de cara se será possível ser atendido ou não. Nesta seção, é interessante explicar, de forma bem clara, cada item. Nem todo mundo conhece sobre as áreas de atuação do direito. 

  • Equipe

Apresente-se. Um site humanizado tem muito mais chance de conversão. É uma boa seção para incluir um minicurrículo dos advogados e mostrar que o escritório tem uma equipe qualificada. 

  • Formulário de contato

Esta é uma seção imprescindível do seu website. É por meio dela que os seus potenciais clientes irão falar com o escritório. No entanto, é imprescindível responder às mensagens que chegam por meio de formulário de contato com rapidez e objetividade para não perder clientes e oportunidades. 

O que um site para advogado não pode ter?

O artigo 4º do provimento 94/00 que regulamenta a publicidade para escritórios jurídicos traz sobre as proibições acerca do assunto. 

  • Clientes e depoimentos

Muitos sites utilizam uma seção com relação de clientes e depoimentos dos mesmos para gerar mais credibilidade. No entanto, o provimento citado acima não permite a “menção a clientes ou a assuntos profissionais e a demandas sob seu patrocínio”.

  • Frases promocionais

O provimento também proíbe fazer qualquer tipo de promoção, independente do veículo. Por isso, não use orações ou expressões persuasivas, de auto-engrandecimento ou de comparação no seu projeto na internet. 

  • Preços e promessas

Os escritórios de advocacia não podem divulgar valores, formas de pagamento ou mesmo citar algum tipo de gratuidade. Além disso, é proibido fazer promessas de resultados ou indução do resultado com dispensa de pagamento de honorários. Ou seja, é proibido falar ao público que os honorários somente serão efetuados caso o resultado seja favorável. 

  • Estrutura física

Também é proibido divulgar informações sobre o tamanho, as qualidades ou qualquer tipo de característica sobre as estruturas do escritório.  

Seguindo essas orientações, caprichando no conteúdo e na aparência do seu site e ampliando sua presença digital nas redes sociais, você aumenta consideravelmente o seu leque de possibilidades de contato, consolidação e expansão das atividades. Conquiste hoje mesmo o seu espaço virtual na internet. 

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*Tales Lacerda é diretor da Task Internet.


 

 

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