MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. As tensões na gestão dos contratos e parcerias com a Administração Pública Estadual

As tensões na gestão dos contratos e parcerias com a Administração Pública Estadual

O anunciado plano de austeridade para o Estado de São Paulo impõe o corte de gastos públicos, incluindo a redução imediata de despesas e a suspensão de novas contratações.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Atualizado às 11:31

t

As tensões orçamentárias causadas pela pandemia atingem os gestores públicos, os prestadores de serviços e, também, as entidades sem fins lucrativos que operacionalizam equipamentos e programas culturais e outros no Estado de São Paulo.

O anunciado plano de austeridade para o Estado de São Paulo impõe o corte de gastos públicos, incluindo a redução imediata de despesas e a suspensão de novas contratações.

Contudo, a necessária reformulação do planejamento orçamentário não pode estar dissociada da observância dos princípios da eficiência, eficácia e efetividade.

A boa gestão exige uma revisão cuidadosa do plano de trabalho, cronogramas, cálculos de horas e das questões técnicas dos contratos mais complexos. Importante que eventuais reduções sejam antecedidas de critérios objetivos, sob pena de apenas favorecer o aumento do nível de desemprego e causar prejuízo às políticas públicas.

As alterações imediatas buscam preservar recursos financeiros para o combate da pandemia de covid-19, e não se confundem com a austeridade seguida pelo setor público desde 2016 que visa, em síntese, reduzir a instabilidade gerada na economia brasileira pela deterioração das contas públicas (emenda constitucional 95/16).

O atual plano governamental com o fim de reduzir despesas indica, pelo menos, dois eixos centrais: (I) reavaliação dos contratos de serviços contínuos (decreto 64.898/20) e (II) redução de despesas com custeio (decreto 64.936/20). Ambos são justificados pela necessidade de priorização de recursos para o combate à pandemia.

O primeiro traz diretrizes para a gestão contratual e determina aos órgãos e entidades da Administração Pública direta e autárquica a reavaliação dos contratos de prestação de serviços contínuos.

A averiguação contratual, porém, não deve ser aleatória, deve ponderar: a imprescindibilidade do serviço, hipótese em que o gestor poderá justificar a sua manutenção com os exatos valores pactuados; a necessidade parcial, o que autoriza redução de pelo menos 25% do valor contratado; ou a temporária ausência de necessidade, situação que impõe a rescisão do contrato, com o pagamento de indenização quando houver prova de dano.

Como visto, a ordem não é suspender e/ou alterar todo e qualquer contrato. Há necessidade de uma avaliação criteriosa.

Mas, sabemos que, muitas vezes, quando um gestor se sente pressionado, tende a seguir o caminho do corte total de despesas, ao invés de avaliar a possível otimização e/ou readequação de determinado serviço à situação real. O ajuste orçamentário sem a avaliação detalhada dos contratos em curso poderá causar ainda mais prejuízos àqueles que fornecem bens ou serviços à Administração, mas esses, se não alcançarem a solução administrativa, poderão socorrer-se do Judiciário.

O segundo eixo, agora trazido pelo decreto estadual (SP) 64.936/20, orienta os órgãos da Administração direta, autarquias, fundações e as empresas estatais a adotarem medidas imediatas para redução com custeio no período de abril a junho de 2020, exceto para as áreas da saúde, segurança pública, administração penitenciária, necessidades da Fundação Casa-SP e do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo).

O governo estadual vedou, no âmbito de contratos gerais, a realização de (a) novas contratações relacionadas à locação (imóveis e veículos) e às obras; (b) termos aditivos para acréscimos de objetos aos contratos de prestação de serviços, consultoria, execução de obras ou reformas e compras; (c) aquisição de imóveis, móveis, veículos e equipamentos e (d) contratação de serviços de publicidade (não relacionados ao combate à epidemia) e também dos serviços técnicos especializados.

As diretrizes acima abrangem o setor privado fornecedor de bens e serviços aos órgãos da Administração Pública, causando, por consequência, redução financeira às pessoas físicas e jurídicas que não integram os quadros do governo, mas dele tem a provisão das suas rendas.

O decreto estadual 64.936/20 ainda estendeu orientações para organizações sociais que mantêm parcerias com o governo para fomento e execução de atividades em diversas áreas, entre as quais, a área da cultura.

Isso indica, por exemplo, a reavaliação dos contratos de gestão firmados para operacionalização dos museus, programas culturais e outros destinados à promoção de direitos (geridos por organizações sociais).

De acordo com o decreto, deverão ser preservadas as atividades imprescindíveis à manutenção do equipamento ou programa gerido e caberá ao órgão contratante observar as suas características e reduzir, proporcionalmente à diminuição das atividades desenvolvidas, o valor de repasse do Poder Público à organização social.

As organizações sociais são entidades privadas que devem ter sua autonomia de gestão preservada. Assim, a sugestão feita no decreto em discussão para adequação do valor de repasse à OS com a observância das medidas mitigadoras por parte da organização, em especial aquelas previstas nas recentes orientações das medidas provisórias 927/20, e 936/20 deve considerar as especificidades desse modelo de gestão.

Aqui vale recordar que a austeridade, entre outros impactos, tem histórico de ser prejudicial às políticas públicas, vez que o corte de gastos públicos normalmente abrange programas que beneficiam os menos favorecidos e são geridos por entidades sem fins lucrativos com dinâmica diferenciada.

Evidente que em tempo de calamidade pública não é fácil alcançar a receita correta para a gestão, notadamente quando o governo vê despencar suas arrecadações, mas, espera-se que as reavaliações orçamentárias considerem em qualquer hipótese as alternativas de adequações contratuais antes do corte dos gastos, e sejam pensados os vários formatos possíveis para a manutenção dos espaços e atividades direcionados à cultura e à promoção de direitos, ainda que de forma virtual no período da pandemia.

__________

t*Marcela Arruda é advogada, especialista em direito administrativo pela PUC/SP, mestranda em gestão e políticas públicas pela FGV/SP, Conselheira da Transparência Brasil, sócia coordenadora da área contencioso administrativo do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca