MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Compliance e sua importância no momento atual

Compliance e sua importância no momento atual

Chegamos à conclusão de que, a implantação do programa de compliance é imprescindível, principalmente porque eventuais condutas ilícitas podem causar danos irreparáveis para a organização.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Atualizado às 08:47

t

O compliance vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas.

Implementar o programa de compliance em uma empresa significa comprometer-se com a integridade.

A intenção é combater infrações às leis e regulamentos da empresa, observando por consequência, os princípios da ética e integridade da organização. O objetivo do compliance é prevenir, detectar e atenuar.

A função primordial do compliance é assegurar que todos os colaboradores de uma empresa estejam de acordo com a prática de conduta da mesma. Por isso, o primeiro passo é criar um código de conduta, onde cláusulas serão elaboradas com mecanismos para identificar e apurar possíveis infrações.

São inúmeros os benefícios de uma empresa ao implantar o compliance. O principal é prevenir e reduzir riscos de condutas em desconformidade com a política da empresa, e por consequência, diminuir a chance de comportamentos irregulares ou ilegais dos colaboradores. O compliance reduz a incidência de fraude, evita riscos de perdas financeiras e perda de reputação. Aumenta a eficiência e desempenho na gestão.

A adoção do compliance reflete de forma positiva, pois fortalece os negócios da empresa.

Em tempos de crise financeira, como o atual momento em que estamos passando, a preocupação de forma geral é como reduzir gastos. Com a implantação do sistema de compliance será feito uma gestão de riscos. Significa dizer que a empresa saberá como agir em um momento de crise. Utiliza-se a gestão de riscos para prevenir, detectar ou atenuar o risco.

Importante deixar claro que, em momento de crise o departamento de compliance deve, mais do que nunca, estar presente. A crise somente será superada se for mantido o ambiente de respeito às regras da empresa.

Sabemos que muitos trabalhadores estão trabalhando em home office, pelo atual momento do distanciamento social, assim, de extrema importância que o departamento de compliance seja mantido, e que os colaboradores sejam informados que todas as regras anteriormente aplicadas continuam mantidas, como a de integridade. Isso pode ser feito através de email ou wattsapp corporativos, e até mesmo eventuais treinamentos online podem ser realizados.

De extrema relevância também é a preparação para o pós-crise.

Um dia a crise vai passar, porém seus efeitos ainda perdurarão por algum tempo. Mais uma vez os departamentos de compliance devem agir, e de forma rápida, para que abusos ou desvios não ocorram.

Chegamos à conclusão de que, a implantação do programa de compliance é imprescindível, principalmente porque eventuais condutas ilícitas podem causar danos irreparáveis para a organização.

 ______________

*Maria Fernanda Carvalho de Camargo é advogada especialista em direito do trabalho e direito processual do trabalho - integrante do escritório de advocacia Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca