MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Linchamentos virtuais

Linchamentos virtuais

A regra de ouro é não fazermos aos outros o que não gostaríamos que fizessem a nós. Pois o linchador de hoje pode ser o linchado de amanhã.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atualizado em 28 de julho de 2020 09:47

t

"(...) Temo sobretudo por minha alma que certamente não escapará a seu destino de espectadora das imolações inferiores que estão por vir."

 León Bloy, "Nas Trevas"

Além das fake news, as redes sociais são bem pródigas em oferecer outra coisa: linchamentos virtuais. Como o rastilho de pólvora que se consome num feixe de luz, vídeos e imagens correm o mundo e, em questão de minutos, pessoas comuns ou famosas têm a vida exposta, atacada, arruinada.

Não falo dos casos graves, com crimes envolvidos. Lembro aqui de situações apenas constrangedoras, não raro infelizes, cuja repercussão, trabalhada e refundida na fantasia coletiva, exagera em muito a importância que cada evento teria, a uma análise mais fria e desapaixonada.

As pessoas boas e honradas também têm lá seus dias de fúria. Cometem erros. Falam ou fazem o que normalmente não falariam ou fariam.

José Ortega y Gasset perguntava: quem neste mundo não tem sua parcela de razão? E pergunto eu: quem não chega em algum momento a perdê-la?

É preciso cuidado para não amplificar situações incômodas, conferindo ar de crime ao que não é. 

Quando a situação envolve alguém de certa importância, é um prato cheio para o sensacionalismo, midiático ou vulgar. A objetividade da situação é deixada de lado, entram em cena os lugares-comuns, as lutas de classe, os ressentimentos privados que se satisfazem na execração pública e nas ostentações da moralidade ofendida. 

É um fato que se confirma ao mais leve passar de olhos nos comentários sobre qualquer notícia: há pessoas cujo único prazer é eleger as vítimas da imolação diária, numa homenagem inconsciente aos antigos sacrifícios humanos. 

Os que desejam agir com justiça e dignidade reais devem estar de olhos abertos para não se verem envolvidos nesse mimetismo expiatório. 

Num tempo em que as banalidades se alçaram a valores sacrossantos, muito aproveita não piorar situações feias nem enxovalhar a honra alheia a propósito de um ato irrefletido ou de uma palavra mal pesada. Ainda que informada por algum interesse geral até justificável, a confusão não pode se transformar na cruzada particular do anonimato ressentido.

Mesmo diante de uma situação estranha, desgostosa e geradora de compreensível indignação, compete a cada um de nós o exercício fiel das artes do discernimento, do bom senso e da empatia em relação aos envolvidos, todos.

A história mostra, de modo prodigioso, que a alegada defesa da justiça fez muita gente ser triturada pelos pilões da ingratidão e do rancor.

Li certa vez algo mais ou menos assim: desconfio do soldado que defende violentamente sua bandeira sem, antes, esforçar-se minimamente para entender a do seu inimigo.

A regra de ouro é não fazermos aos outros o que não gostaríamos que fizessem a nós. Pois o linchador de hoje pode ser o linchado de amanhã.

_________

t*Paulo Henrique Cremoneze é advogado com atuação em Direito do Seguro e Direito dos Transportes, sócio do escritório Machado, Cremoneze, Lima e Gotas - Advogados Associados, mestre em Direito Internacional Privado pela Universidade Católica de Santos, especialista em Direito do Seguro pela Universidade de Salamanca (Espanha), acadêmico da ANSP - Academia Nacional de Seguros e Previdência, diretor jurídico do CIST - Clube Internacional de Seguro de Transporte, membro efetivo do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, autor de livros jurídicos e patrono do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Santos.

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca