MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A Constituição como ferramenta de trabalho

A Constituição como ferramenta de trabalho

A proposta de o profissional do Direito dedicar-se a esse exercício intelectual contém o objetivo prático de convidá-lo a empregar o conhecimento quanto à Constituição, para encontrar a solução de casos concretos.

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Atualizado em 17 de agosto de 2020 07:49

t

O jovem profissional do Direito encontra-se num mundo em que há:

I Excesso de informações: a internet mostra-se como elemento transformador, porém tem efeitos negativos para quem não possui filtros de cultura;

II Decadência do ensino do Direito: consequência da pobreza das universidades públicas e do mercantilismo das faculdades privadas, sem falar da falta de vocação de professores que querem títulos e complementos nos holerites, mas não se esmeram para cativar os alunos;

III Ausência de figuras inspiradoras no ambiente jurídico: as pessoas cultivam pop stars, esportistas, youtubers, mas não admiram seus professores universitários, seus preceptores na profissão jurídica;

IV Retorno de posições ideológicas extremadas (esquerda/direita; socialismo/liberalismo; punitivistas/garantistas) que se refletem em decisões judiciais;

V Perda da importância da religião nas sociedades ocidentais e até mesmo certo preconceito de que ter religião significa ignorância. Obviamente, o Estado apresenta-se laico, mas ninguém pode negar a influência do pensamento judaico-cristão na formação do Direito: impossível não considerar a relevância do cristianismo no reconhecimento dos direitos individuais; e

VI Filosofia contemporânea com uma ideia permanente de desconstrução de conceitos: o pós-modernismo tornou-se negação às ideias iluministas - visão esta que custa caro para a sociedade atual.

Qual caminho deve seguir este jovem profissional do Direito, em particular, aquele que se encantou com o Direito e o Processo Penal?

Primeiro, ter a convicção de que o indivíduo deve perseguir valores humanos, reconhecer que há conflitos de valores e respeitar valores diferentes aos seus. Esses valores são objetivos, não infinitos e são parte da essência da humanidade. Não se pode hesitar quanto à importância dos valores para a sociedade, para seu modo pessoal de se conduzir e para que, como profissional do Direito, compreenda os fatos e os comportamentos.

Segundo, conservar a noção de que o constitucionalismo assentou princípios e valores que precisam ser utilizados para interpretar e aplicar o Direito. Quer dizer, veja a Constituição como objeto para facilitar o trabalho.

Aqui, tomo a liberdade de indicar método singelo de como aprender a usar a Lei Maior:

1. Conheça o instrumento do ofício, para utilizá-lo. Dedique tempo para ler e reler os direitos e as garantias, previstos na Constituição.

2. Pense em como compreender esses valores jurídicos: introspecte os valores individuais e reflita sobre o texto constitucional. Siga o método dos antigos juristas, use o texto e a testa.  Exemplo: O que é igualdade? O que é igualdade jurídica? O que isso importa quando estou diante de um caso de racismo? Como demonstro esse raciocínio?

3. Depois, encontre a origem e a razão para que determinado direito, ou garantia tenha sido reconhecido. Não tenha pressa: vá um a um. Leia, por exemplo, a beleza da origem do devido processo legal (due process of law) na Magna Carta (1215), obtido graças à pressão dos nobres sobre o Rei Joao sem Terra.  Embrenhe-se nas discussões da origem do habeas corpus no direito brasileiro: a importância de Rui Barbosa na compreensão do instituto, a contar da experiência dos países da common law.

4. Entenda que princípios constitucionais não se revelam iguais: uns pesam - importam mais - do que os outros;

5. Pergunte a si mesmo quais valores têm mais importância na Constituição: o profissional do Direito necessita saber, por exemplo, que a ordem dos valores no artigo 5º é relevante, muitas vezes, na interpretação jurídica.

6. Compare valores e se pergunte, diante de notícias de jornal, por exemplo, qual valor prepondera do ponto de vista jurídico - a honra ou liberdade de expressão? Por quê? Atenção: ninguém quer sua opinião ("eu acho"), você deve construir raciocínios formais, com a seriedade de quem resolve problemas matemáticos, ou lógicos. Treine isso, porque, depois de se convencer, tem de persuadir os outros - os antigos chamavam isso de retórica, técnica que não se confunde com a mera eloquência.

O resultado desse método acima proposto exibe-se muito melhor do que decorar frases feitas, memorizar expressões em língua estrangeira, declamar ementas de julgado, parafrasear autores da moda, ou repetir doutrinadores, nacionais ou estrangeiros, para embasar obviedades.

A cultura vem com o tempo e é natural ver-se influenciado por pensadores a contar da leitura de bons livros. Procure os clássicos, peça bibliografias, encontre o autor cujo texto lhe agrada. Não sucumba ao erro de achar que todo jurista estrangeiro pensa certo. Faça a crítica, porém, antes busque entender em que contexto histórico e social a obra jurídica foi elaborada. 

Em conclusão, cultive o interesse de pensar, ou mesmo repensar os valores jurídicos, de modo contemporâneo ao tempo e à sociedade. A reflexão axiológica pode ser feita, com frequência, quando se examinam situações que nos são trazidas pelo cinema, pela literatura, pela filosofia, pelo pensamento econômico, pela arte, dentre outros. Portanto, a análise de valores constitucionais, ou bens jurídicos, não se ostenta estática, ao contrário, se constitui processo dinâmico.

A proposta de o profissional do Direito dedicar-se a esse exercício intelectual contém o objetivo prático de convidá-lo a empregar o conhecimento quanto à Constituição, para encontrar a solução de casos concretos.

Veremos, de maneira pragmática, como fazê-lo nos próximos artigos.

_________

t*Antônio Sérgio A. de Moraes Pitombo é advogado. Mestre e doutor na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-doutor no Ius Gentium Conimbrigae (Universidade de Coimbra). Sócio do escritório Moraes Pitombo Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca