quarta-feira, 16 de junho de 2021

MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como se tornar um advogado diferenciado?

Publicidade

Como se tornar um advogado diferenciado?

Planejar a sua carreira, especializar-se, conhecer as tendências do mercado, desenvolver a sua marca, saber se posicionar e saber gerir o seu tempo são algumas das necessidades compulsórias para enfrentar este mercado.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

t

Nos últimos anos, o mundo vem mudando exponencialmente. Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade são palavras-chaves deste novo mercado que o advogado precisa se adaptar e adequar para não ficar para traz.

Neste cenário mais desafiador, o advogado precisa ser audaz. Planejar a sua carreira, especializar-se, conhecer as tendências do mercado, desenvolver a sua marca, saber se posicionar e saber gerir o seu tempo são algumas das necessidades compulsórias para enfrentar este mercado.

E é por isso que resolvi trazer este texto. Nele, o objetivo é ajudar o advogado entender este contexto para desenvolver uma carreira de sucesso e ter nas mãos, as rédeas de sua história:

1. Planejamento de carreira

Definir uma carreira é delinear uma trajetória que deseja seguir, entender o que é sucesso para si. É saber quais degraus precisa galgar para conseguir alcançar os seus objetivos, com as melhores estratégias do que é necessário ser feito para isso.

O impacto positivo de planejar uma carreira está no fato de que o primeiro passo para dominar e ter satisfação em qualquer coisa que você queira na vida começa pela clareza.

Outro ponto a se considerar e que tem chamado atenção é a quantidade de advogados frustrados profissionalmente. Alguns só trabalham para pagar as contas do mês. Outros não precisam nem esperar a segunda chegar para se sentirem tristes. Esta sensação já começa no domingo à noite. Existem aqueles também que fazem compensações emocionais (conscientes ou inconscientes), tais quais, compras, comida, jogos, bebida. Ou ainda, a saúde, a qualidade de vida, os amigos e os familiares não são prioridade. Aliás, eles nem sabem como encaixá-los na correria do dia a dia. Afinal, não dá tempo para isso.

Inúmeros são os sinais de que a sua carreira não vai bem. Mas como sair deste círculo vicioso e entrar num círculo virtuoso?

É para isso que existe o planejamento de carreira.

2. Trabalhar a sua marca pessoal

Todos nós temos uma marca. O grande ponto aqui é assumir o controle disso e alinhar a maneira como as pessoas nos veem à maneira como gostaríamos ser vistos.

Para isso é preciso entender melhor também os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Embora isso possa ser um trabalho desafiador, é essencial que os advogados analisem criticamente as suas habilidades. O que você faz muito bem? Quais as áreas têm espaço para melhorias?

Entender os seus diferenciais o que você oferece que o diferencia dos outros? Que experiência profissional ou pessoal você tem que as outras pessoas não têm?

As respostas a essas perguntas fornecerão a base sobre a qual você irá construir a sua marca pessoal. Tenha em mente que branding não é sobre você se transformar em algo que não é. É sobre autenticidade e apresentar a melhor versão possível de si mesmo. 

3. Desenvolver o seu Marketing Jurídico

Como divulgar a sua marca no universo online e offline sem afrontar o Código de Ética da Ordem? Existem inúmeras maneiras, mas é preciso primeiro entender melhor os seus objetivos, definir o seu público e direcionar as estratégias para os melhores canais. Todos estes pontos são fundamentais para divulgar a sua advocacia.

Planejamento, clareza, coerência e constância são essenciais. O advogado de sucesso precisa dominar estes quesitos. Para ser reconhecido é preciso ser conhecido.

4. Gestão de Tempo

Cadê o seu tempo? O que anda fazendo de errado? O que você não previu? Onde foram parar as horas e os minutos dos seus dias? Evaporaram? O que acontece é que você, provavelmente, tem deixado escoar os minutos preciosos dos seus dias diretamente pelo ralo.

Multitarefa, reuniões mal planejadas, tempo excessivo na internet, incessantes interrupções e falta de regras para as prioridades são alguns dos grandes desperdiçadores do dia a dia.

Administrar bem o tempo é um dos principais desafios dos advogados atualmente.

Compromissos e prazos devem ser cumpridos de forma organizada para evitar que a sua vida pessoal e profissional se afunde na bagunça, o que pode se refletir de forma negativa na sua imagem.

Gerenciar seu tempo de forma otimizada também é essencial para garantir que você não acabe se tornando refém do trabalho.

5. Posicionamento

O posicionamento é um dos aspectos mais importantes da estratégia de uma marca pessoal. É tudo uma questão de entender compreender quais são os seus diferenciais e como você irá trabalhá-los no mercado para se destacar dos seus concorrentes para maximizar a importância da sua advocacia.

Entender o seu público, o que ele quer e o que conhece sobre a transformação que você propõe, vai te ajudar a ajustar o seu posicionamento neste sentido.

_________

t*Maria Olívia Machado é advogada, coach na Thelema Coaching, mentora jurídica e a atual Presidente da Comissão Especial de Coaching Jurídico da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo. Criadora do método "Advocacia de Impacto".


Atualizado em: 28/8/2020 08:08

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade