quinta-feira, 22 de abril de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

O sentido da Constituição e o recado que Ruth Bader Ginsburg deixa para esta geração

À luz de todo esse legado, parece claro o recado que fica: em primeiro lugar, que a defesa da Constituição só faz sentido ao lado das liberdades.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

t

Notória defensora da igualdade de gênero e sempre ao lado de posições progressistas, a Justice Ruth Bader Ginsburg, da Suprema Corte dos Estados Unidos, que faleceu na última sexta-feira, deixa uma memória repleta de força e significado.

Não apenas em razão da brilhante trajetória - na qual mostra o êxito na conquista de relevantes espaços -; ou até pela simbologia de uma mulher na Suprema Corte; mas, em especial, pelo exemplo que deu ao defender - incessantemente - a verdadeira liberdade das mulheres.

RBG, através da conduta e do discurso, muito mais do que fazer por si, fez por toda uma geração. Ao - com coragem - enfrentar questões sensíveis, para além de fixar o sentido constitucional mais adequado à sua linha de pensamento -plantando sua semente para mudanças históricas - também contribuiu no incentivo - mundial - à reflexão sobre as pautas feministas e, ainda, com o crescente movimento por maior participação das mulheres nos espaço de poder, sobretudo no ambiente jurídico.

Não à toa tornou-se ícone da cultura feminista.

À luz de todo esse legado, parece claro o recado que fica: em primeiro lugar, que a defesa da Constituição só faz sentido ao lado das liberdades - e é certo que não é possível pensar em liberdade prescindindo de igualdade; e, depois, que o nosso agir importa - a nossa luta por visibilidade e conquista de espaço é capaz de tirar da invisibilidade outras tantas mulheres.

No fundo, nós somos aquilo que fizemos. Nada mais. Ruth Bader Ginsburg honrou sua história e - com sua forte memória - incentiva a serem contadas ainda mais histórias de protagonismo feminino.

_____________

t*Ana Carolina de Camargo Clève é advogada sócia no Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados.

Atualizado em: 21/9/2020 17:24

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade