MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Os concursos devem ser online

Os concursos devem ser online

A antecipação do avanço tecnológico, tão claro no judiciário, deve tomar conta dos certames públicos. Para chegar a essa conclusão, basta empatia. Neste ano, algumas organizadoras começaram a realizar processo seletivo pela internet. Trata-se de economia gigantesca de tempo e dinheiro.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Atualizado às 10:22

Muita coisa mudou com a pandemia. Eu sei, você sabe, o mundo percebeu. Mas a antecipação do avanço tecnológico, tão claro no judiciário, deve tomar conta dos certames públicos.

Para chegar a essa conclusão, basta empatia.

Imagine que você more em Cerejeiras - Rondônia. Então, você, bacharel em Direito e advogado há 5 anos, decide estudar para o concurso da magistratura. Um ano depois, sua primeira prova é marcada (edital publicado). Sabe onde? Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Claro, você terá que ir a Porto Alegre prestar a primeira etapa.

De Cerejeiras a Porto Velho, 11 horas. Depois, um voo para Brasília. Por fim, Brasília - Porto Alegre (se não houver duas escalas). Adicione, aos valores do combustível e das passagens, o custo da hospedagem de dois dias, uber, alimentação etc., tudo na capital gaúcha. Resultado, alguns dias fora de casa e três mil reais a menos (sendo otimista). Conclusão? Poucas pessoas podem fazer isso. O concurso acaba sendo elitista. O certame começa sua seleção pela capacidade financeira, e não intelectual.

Neste ano, algumas organizadoras começaram a realizar processo seletivo pela internet. É isso o que tem feito a Fuvest. O candidato acessa o sistema no momento da prova com a câmera do computador e o microfone ligados e começa a fazer o teste, ininterruptamente. Ele não pode sair da página e um fiscal está do outro lado acompanhando as dezenas ou centenas de imagens que focam nas faces dos candidatos (há o reconhecimento facial computadorizado). Resultado? Duas horas depois, fim. Economia gigantesca de tempo e dinheiro.

Claro, em certames que exigem 4 horas, não se pode proibir alguém de ir ao banheiro (nem a Fuvest proíbe). Então, que façamos duas baterias de duas horas, com intervalo de 15 minutos. Na primeiras duas horas, um bloco de matérias. Nas últimas duas, outro bloco. Resultado? 4 horas e 15 minutos depois, o candidato estará na sua casa ao custo de 0 reais.

Nós já temos tecnologia suficiente para evitar fraudes. Falta vontade. Precisamos tornar o acesso a cargos públicos mais democrático. Assim, vencerá o melhor, e não o melhor entre os mais abastados. Claro que existem histórias de indivíduos paupérrimos que viraram juízes. Mas eles são raros e prestaram provas nas suas cidades ou em outras com a ajuda de alguém. Nós queremos ajudar quem não tem ajuda, quem não pode sair de casa, mas quer sair da miséria. Os concursos devem ser online.

_________

t*Samer Agi é juiz de Direito substituto do TJ/DF, mestrando em ciências jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa, autor do livro "Comentários à nova Lei de Abuso de Autoridade e coautor da obra "Os 23 pontos da sentença penal", ambas pela editora CP Iuris.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca