MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A solução de consulta 145 da Receita Federal do Brasil é inconstitucional

A solução de consulta 145 da Receita Federal do Brasil é inconstitucional

O presente ensaio tem por escopo avaliar o ativismo fazendário da administração tributária que pretende esvaziar o conteúdo normativo da Constituição Federal por intermédio de portaria e despachos administrativos.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Atualizado às 14:00

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Ao apagar das luzes de 2020 a Receita Federal do Brasil fez publicar a solução de consulta 145 que regulamenta a exclusão de benefícios fiscais de ICMS da base de cálculo do IRPJ e CSLL.

Mais um ativismo fazendário inconstitucional que pretende se sobrepor a Constituição Federal e a jurisprudência consolidada de nossos Tribunais Superiores.

A referida Solução de Consulta quer fazer prevalecer o entendimento de que "a partir da lei complementar 160, de 2017, os incentivos e os benefícios fiscais ou financeiro-fiscais relativos ao ICMS, concedidos por estados e Distrito Federal e considerados subvenções para investimento por força do § 4º do art. 30 da lei 12.973, de 2014, poderão deixar de ser computados na determinação do lucro real desde que observados os requisitos e as condições impostos pelo art. 30 da lei 12.973, de 2014, dentre os quais, a necessidade de que tenham sido concedidos como estímulo à implantação ou expansão de empreendimentos econômicos".

Ou seja, criou condições e requisitos para exclusão não previstos em lei. Nada mais atual ao caso concreto do que as lições de Geraldo Ataliba que assim fulminou: "portaria é coisa de porteiro".

Ao longo dos últimos anos, a concessão de incentivos fiscais de ICMS pelos Estados tem sido utilizada como meio de atrair empreendimentos industriais e comerciais para seus territórios.

Os incentivos, em regra, operacionalizam-se mediante a concessão de créditos de ICMS (crédito presumido, crédito outorgado etc.) que, de algum modo, reduzem o montante devido.

No entanto, em diversas oportunidades o Fisco Federal entendeu que tais incentivos representariam a entrada de receita nova ao contribuinte, o que implicaria a exigência de IRPJ e CSLL.

Mais recentemente, a LC 160/17 determinou que todas as subvenções governamentais de ICMS deverão ser consideradas da espécie "para investimento" e, consequentemente, serão excluídas da base de cálculo do IRPJ e da CSLL.

Além disso,  são irrelevantes as alterações produzidas sobre o artigo 30 da lei 12.973/14 pelos artigos 9º e 10 da lei complementar 160/17, que tratam de uniformizar a classificação do crédito presumido de ICMS como subvenção para investimento, com a possibilidade de dedução das bases de cálculo dos referidos tributos, desde que cumpridas determinadas condições.

Isso porque ao analisar o REsp 1.605.245, a 2ª turma do STJ  que os créditos presumidos de ICMS não constituem receita tributável.

Aliás, a jurisprudência, mesmo antes da edição da LC 160/17, tem sido favorável à tese (STJ, 1ª Seção, EREsp 1.517.492, j. 8/11/17 e AgInt no REsp 1.606.998, j. 7/12/17, dentre outros).

Segundo Fukuyama a capacidade institucional de um Estado é fundamental para que ele possa funcionar de forma plena. Ele responde "O que são Estados fracassados, afinal? A literatura entende o fracasso estatal como a falta de capacidade institucional para desempenhar funções básicas"

Com esse intolerável ativismo fazendário que gera litígio e mais burocracia, somos obrigados a aceitar a crítica: "somos Estado fraco"

Breno de Paula

Breno de Paula

Advogado, mestre e doutor em Direito pela UERJ. Professor de Direito Tributário da Universidade Federal de Rondônia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca