MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O dever das instituições públicas e privadas prestarem informações ao pai

O dever das instituições públicas e privadas prestarem informações ao pai

O acesso às informações estende-se não só às instituições de ensino, mas também às empresas de plano de saúde, profissionais das áreas médica e odontológica, cursos extracurriculares, dentre outras.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Atualizado às 09:39

 (Imagem: Imagem Migalhas)

(Imagem: Imagem Migalhas)

O Código Civil prevê a guarda unilateral ou guarda compartilhada dos filhos. Cita-se: 

Artigo 1583: A guarda será unilateral ou compartilhada. 

§1º Compreende-se por guarda unilateral a atribuída a um só dos genitores ou a alguém que o substitua (art. 1.584, §5º) e, por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto concernentes ao poder familiar dos filhos comuns. 

A guarda compartilhada é exercida por ambos os pais em conjunto, responsabilizando-se por todos assuntos relacionados aos filhos. 

A lei 13.058/14, trouxe modificações no Código Civil 2002 no que tange à guarda e proteção dos filhos.

Atualmente, a guarda compartilhada segue a regra geral, e não mais a exceção quando há o rompimento do relacionamento entre os genitores. 

Importante ressaltar que mesmo com a guarda unilateral, o  genitor que não a detém, tem o dever de supervisionar a educação e  interesses dos filhos. Vejamos: 

Artigo 1.583 - § 5º  A guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha,  a supervisionar os interesses dos filhos, e, para possibilitar tal supervisão,a qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos. (Incluído pela Lei nº 13.058, de 2014) 

E de acordo com o Código Civil, sendo a guarda unilateral ou compartilhada: 

§ 6 o Qualquer estabelecimento público ou privado é obrigado a prestar informações a qualquer dos genitores sobre os filhos destes, sob pena de multa de R$ 200,00 (duzentos reais) a R$ 500,00 (quinhentos reais) por dia pelo não atendimento da solicitação. (Incluído pela Lei nº 13.058, de 2014) 

Porém, não obstante aos dispositivos legais colocados à disposição dos pais, há casos em que o genitor (via de regra) tem dificuldade na obtenção de informações sobre seus filhos junto às instituições pública/privada. 

Ante a negativa ao acesso de informações, pode o alimentante que não detém a guarda unilateral ou compartilhada, requerer judicialmente sua obtenção. 

Cita-se, por exemplo, solicitar informações às instituições de ensino sobre a frequência, rendimento escolar do filho ou mesmo sobre os pagamentos efetuados. 

No que tange ao pagamento, muitas vezes o genitor que não detém a guarda do filho, é responsável pelo pagamento das mensalidades do ensino fundamental, cursinho ou faculdade, depositando o valor em conta corrente da genitora, mas não tem informação se o filho possui desconto/bolsa na instituição de ensino (omissão de informações pela genitora). 

A genitora ao receber o valor integral da mensalidade escolar decorrente da obrigação judicial ou assumida em acordo extrajudicial, muitas vezes obtém descontos provenientes de bolsa, não informando o alimentante. 

Assim, o genitor (alimentante), acreditando e agindo com boa-fé, deposita o valor em conta corrente da representante do filho, e essa não presta informações sobre os valores efetivamente pagos. 

Apenas para exemplificar, temos casos onde a representante do menor aproveita-se de tais diferenças, desviando para outras finalidades que nem sempre é para educação do filho. 

Com o fito de coibir certos abusos, o genitor poderá socorrer-se judicialmente na obtenção de informações, invocando a aplicação das Leis que possibilitam acessar o histórico financeiro do filho, além do escolar. 

Na hipótese de ocorrência de pagamentos em excesso com desvio de finalidade, a despeito da possibilidade jurídica (ou não) de repetição de valores pagos em excesso pelo alimentante, pois podemos levantar a questão de fraude, boa-fé e demais aspectos que façam a genitora devolver os valores pagos em excesso, o genitor possui interesse na obtenção de informação sobre os valores efetivamente gastos com o estudo de seu filho. 

Embora o alimentante não tenha celebrado o contrato de prestação de serviços, é "indiretamente" o responsável financeiro, em conformidade com a obrigação alimentar fixada. 

O pai tem justificado interesse de conhecer, de forma minuciosa, os detalhes da prestação dos serviços educacionais ao seu filho e também informações sobre pagamentos. 

E pode o pai promover Ação em face das instituições buscando essas informações. 

Ressalte-se ainda que é ônus do prestador de serviço a prova da entrega de documentos no que concerne ao negócio estabelecido, visto que é hipótese de relação de consumo no qual o pai é o destinatário final de serviços prestados de forma profissional com intuito de lucro pela instituição. 

Assim, o pai tem o direito de ter total acesso à informação e conhecimento sobre todos os termos dos serviços prestados pela instituição do ensino fundamental até o ensino superior, inclusive pagamentos efetuados, motivo pelo qual se descartaria eventual ausência de interesse de agir. 

Portanto, na ocorrência de sonegação de informações, o genitor alimentante tem a seu dispor legislação que obriga as Instituições de ensino de prestarem todas as informações referentes ao aluno, seja histórico escolar ou financeiro. 

O acesso às informações estende-se não só às instituições de ensino, mas também às empresas de plano de saúde, profissionais das áreas médica e odontológica, cursos extracurriculares, dentre outras.

Fernanda R. Tripode

Fernanda R. Tripode

Advogada no escritório Tripode Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca