MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. ITCMD sobre bens do exterior - STF julga inconstitucional mas limita aplicação no tempo

ITCMD sobre bens do exterior - STF julga inconstitucional mas limita aplicação no tempo

Apesar do resultado positivo quanto ao mérito, houve modulação de efeitos da decisão, para delimitação de sua aplicação no tempo.

quinta-feira, 4 de março de 2021

Atualizado às 08:38

 (Imagem: Arte Migalhas.)

(Imagem: Arte Migalhas.)

Nesta segunda-feira (1/3/21) foi noticiado no site do Supremo Tribunal Federal - STF o resultado do julgamento do recurso extraordinário 851.108, que declarou a inconstitucionalidade da exigência do ITCMD sobre heranças e doações de bens do exterior, em razão da inexistência de Lei Complementar Federal que trata sobre a instituição do aludido tributo pelos Estados e Distrito Federal.

Apesar do resultado positivo quanto ao mérito, houve modulação de efeitos da decisão, para delimitação de sua aplicação no tempo. A posição do STF que, inicialmente, parecia favorável aos contribuintes, impõe um divisor de águas entre o passado e o futuro. Isso porque os efeitos favoráveis da declaração de inconstitucionalidade só valem a partir da publicação do acórdão (efeito ex nunc) e enquanto não for editada Lei Complementar Federal. A única ressalva para abrangência anterior à publicação do acórdão é para ações judiciais pendentes de julgamento, exceto de repetição de indébito, nas quais se discutam (I) a validade da exigência e (II) a qual Estado se deve o pagamento (situação de conflito de competência e bitributação).

Vale destacar que a questão da modulação dos efeitos foi conturbada, pois alguns ministros - inclusive o relator - alteraram o seu voto durante as sessões de julgamento, mas consta do resultado informado no site do STF, ainda pendente de publicação oficial, que a maioria votou nesse sentido (vencidos 2 ministros).

A decisão foi dada em sede de repercussão geral, isto é, abrange todos os casos discutidos no Brasil sobre o assunto. A decisão não foi publicada e ainda cabe recurso, que, mesmo se interposto, não acreditamos deva alterar o resultado principal do julgamento. De qualquer forma, antes da adoção de qualquer medida prévia, sugerimos aguardar o andamento e o encerramento do processo para verificar se a situação acima será definitiva.

José Henrique Longo

José Henrique Longo

Sócio do escritório PLKC Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca