MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Resultado atípico do IGPM onera excessivamente contratos e reajuste pode ser questionado

Resultado atípico do IGPM onera excessivamente contratos e reajuste pode ser questionado

Todo e qualquer contrato deve respeitar a sua "função social", o que significa que os termos ajustados devem ser, ao máximo, respeitados, sem, no entanto, colocar em risco interesses individuais munidos de boa-fé.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Atualizado às 12:18

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A correção monetária anual foi prevista no art. 28 da lei 9.069/95, responsável pela consolidação do Plano Real. Dessa forma, com a publicação da referida lei, ficou autorizado que diversos tipos de contrato previssem uma correção monetária anual e, com isso, muitos se utilizam do índice IGPM.

Contudo, nos últimos 10 anos, o índice em questão vinha registrando uma variação média de 6,55%. Em 2020, contudo, o IGPM ultrapassou a faixa dos 20%, dificultando, em muitos casos, o adimplemento do contrato e podendo ocasionar, em situação extrema, a própria quebra contratual.

Ocorre que todo e qualquer contrato deve respeitar a sua "função social", o que significa que os termos ajustados devem ser, ao máximo, respeitados, sem, no entanto, colocar em risco interesses individuais munidos de boa-fé. Seguindo essa linha de raciocínio, o Código Civil estabeleceu, em seu artigo, 421, que a "liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato", e que, nas "relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual".

Ou seja, o referido artigo admite a revisão contratual, porém, apenas diante de um evento verdadeiramente excepcional. Aliado a isso, o mesmo Código Civil admite, nos seus artigos 317 e 478, a possibilidade de revisão do contrato pelo Poder Judiciário, caso surjam fatos imprevisíveis que interfiram, de maneira significativa, no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

A jurisprudência tem firmado entendimento no sentido de que a viabilização da revisão contratual precisa, portanto, preencher quatro requisitos: (a) superveniência de fato que alterou as condições iniciais da contratação; (b) imprevisibilidade; (c) que esse fato não seja decorrente dos riscos do contrato; e (d) capacidade de gerar desequilíbrio significativo entre as partes.

Assim, a Teoria da Imprevisão se adequa perfeitamente à alta inesperada e abrupta do índice IGPM no ano de 2020, o que, somado ao contexto de pandemia persistente, permite a revisão de contratos quanto ao índice de correção monetária dos ajustes.

De todo modo, é importante destacar que a judicialização do assunto deve ser a última alternativa a ser considerada, devendo ser privilegiada a negociação de boa-fé entre as partes. Apenas se a negociação se revelar infrutífera, passa-se à alternativa de acionamento do Poder Judiciário para que se realize a revisão.

Bruno Pedrosa Gonçalves

Bruno Pedrosa Gonçalves

Sócio advogado da Área Cível Empresarial do escritório Renato Melquíades Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca