MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O que é cabeamento estruturado?

O que é cabeamento estruturado?

O sistema de cabeamento estruturado é uma forma padronizada para cabear uma rede empresarial. Nesse sistema, são levadas em considerações itens das normas de segurança estabelecidas para este processo.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Atualizado às 12:19

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

cabeamento estruturado ou cabeamento de rede está diretamente ligado ao setor de infraestrutura de tecnologia da informação de uma empresa. Para os íntimos SCE, age diretamente na segurança, durabilidade dos equipamentos e no suporte.

Apesar de ser extremamente importante. Nem todos os gestores de TI, entendem a importância de implementar esse sistema. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

O que é um sistema de cabeamento estruturado ou SCE?

Basicamente, o sistema de cabeamento estruturado é uma forma padronizada para cabear uma rede. Nesse sistema, são levadas em considerações itens das normas de segurança a ANSI/TIA/EIA 568B. Essa norma se refere principalmente a elementos, topologia, tipos de tomadas e cabos, distâncias e testes de certificação. Definindo cada conceito que deve ser utilizado, em determinadas situações.

Entretanto, ainda existem outras normas:

  • O ANSI/TIA/EIA 569B
  • ANSI/TIA/EIA 570A
  • O ANSI/TIA/EIA 606A
  • ANSI/TIA/EIA 607
  • ANSI/TIA/EIA-1005
  • ANSI/TIA-606-A
  • ANSI/TIA-607-B
  • ANSI/TIA-758
  • ANSI/TIA-862
  • IEEE-100BASE-TX
  • ISSO/IEC 11801
  • NBR 14565
  • TIA 569-B
  • TIA/EIA-568-C.0
  • TIA/EIA-568-C.3
  • TIA/EIA-TSB 72
  • TIA-942

Esse conceito teve origem nos serviços de tecnologia de voz. Dessa forma, logo ele se tornou uma solução para atender outros serviços de dados. Conforme foi crescendo, ele foi ganhando normatizações para que as empresas e organizações pudessem utilizar o sistema.

sistema de cabeamento estruturado é responsável por integrar os serviços de dados e os de telecom. Essas estruturas de cabos passam por todo o prédio da empresa. Assim, é possível criar caminhos diferentes na mesma estrutura de cabos, permitindo a comunicação entre eles. Sendo, a comunicação uma das principais características do sistema.

Por isso, ter um sistema como esse, em empresas que usam um data center é fundamental.

Aliás, você já deve ter visto, em alguns memes pela internet, um profissional de TI em uma montanha de fios, algo como na imagem abaixo:

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Já pensou encontrar o cabo correto em uma bagunça dessa? Sem esse sistema, encontrar o cabo exato se torna quase uma missão impossível! Assim, planejar toda a infraestrutura de um data center de uma empresa, é extremamente importante.

Essa organização de cabeamento de rede, além de manter o ambiente organizado. Permite que o sistema opere com segurança por no mínimo dez anos, com toda a segurança.

Por que minha empresa deve pensar em usar cabeamento estruturado?

Certamente, você quer que sua empresa cresça, certo? Então, a lógica é que você invista em tecnologia da informação para que esse crescimento aconteça. Sendo assim, sua empresa precisará criar uma estrutura que utilizará, switches, extensores, roteadores e servidores para rede local e como consequência precisará de uma estrutura de cabeamento de rede.

Outro ponto importante desse processo, é que permite que seja adicionada novas tecnologias dentro dessa estrutura. Como também reduzindo consideravelmente os custos.

Além disso, o sistema garante segurança e evita que problemas técnicos deixem o sistema inoperante. Facilitando a manutenção caso alguma coisa aconteça.

Como funciona um sistema de cabeamento estruturado?

Quando falamos de modo geral, um sistema de cabeamento estruturado pode ser uma coisa complicada de imaginar. Porém é um sistema que envolve toda estrutura tecnológica da empresa.

Sendo assim, podemos dividir em seis áreas:

  • Mesas de trabalho - onde ficam instalados os computadores, internet, telefones, entre outros aparelhos.

  • O cabeamento horizontal - faz a ligação entre as mesas de trabalho, até a sala de telecomunicação.

  • A sala de comunicação - nesse local são acomodados os equipamentos e os cabos de rede, também é o local que os backbones são ligados ao cabeamento horizontal.

  • Os cabos de Backbone - interligam a sala de telecomunicação, os pontos de entrada e a sala de equipamentos, por isso, o desenho da infraestrutura é importante.

  • Sala de equipamentos - aqui ficam os servidores, switches, roteadores, conexão cruzada do cabeamento e é onde sai o primeiro backbone.

  • Pontos de entrada - são portas por onde o cabeamento externo, como a fibra óptica da internet, é conectada a estrutura do prédio. Em alguns lugares essas entradas podem ser via subterrânea, enterrada ou aérea.

Assim, fica mais simples de entender como um sistema de cabeamento funciona dentro da sua empresa. Agora que você entendeu melhor o que é esse sistema, vamos passar para os pontos importantes para fazer a instalação desse sistema.

Pontos importantes para execução de projetos de cabeamento estruturado de rede

Para realizar tal implementação em sua empresa, é importante que no momento da contratação de uma empresa especializada você observe alguns pontos. A empresa ou seus profissionais precisam ter o registro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, conhecido como CREA.

Isso porque, a empresa que fara o sistema de cabeamento estruturado, precisa se atentar a questões como a rede elétrica e seu aterramento. Pois, é essencial que a rede elétrica usada por sua empresa, suporte todos os equipamentos que serão instalados.

Já o aterramento, precisa estar de acordo com a rede elétrica para que o sistema tenha toda a segurança e proteção necessário. O aterramento deve seguir as normas da ABNT.

Aliás, ainda existe outro ponto a se pensar para a instalação desse sistema, o tipo de cabo usado. Basicamente, existem os cabos trançados e os de fibras ópticas, que são os mais utilizados. Entretanto, o modelo ideal para o seu negócio dependerá de alguns fatores.

De forma bem geral, o cabo trançado, também conhecido como UTP. Tem custo reduzido e possui maior facilidade de aquisição. Porém, a fibra óptica, atende a um número maior de tecnologias e possui mais benefícios se comparado ao outro modelo.

Uma das qualidades é que o cabo de fibra óptica não tem interferências eletromagnéticas e possui mais velocidade para transmitir altas taxas de dados. As únicas desvantagens desse cabo, é que o custo de instalação é maior. Já que o cabo é mais caro e precisa de mão de obra especializada.

Agora você já conseguiu ter uma ideia bem ampla sobre o que é, e como funciona o sistema. E principalmente se sua empresa, necessita da instalação do sistema de cabeamento.

É só buscar por profissionais qualificados e com experiência para fazer o projeto e a instalação da rede de cabeamento estruturado para sua empresa.

Para saber mais sobre execução de projetos de cabeamento estruturado fale com um de nossos especialistas, a OneIT é uma Empresa de TI especializada em projetos de Cabeamento Estruturado em São Paulo.

Leonardo Lopes

Leonardo Lopes

Diretor de TI e sócio proprietário da OneIT - Empresa de Tecnologia, possui carreira construída com mais de 20 anos no segmento de Tecnologia da Informação atendendo empresas de diferentes segmentos.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca