MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Por que Lincoln ainda é importante?

Por que Lincoln ainda é importante?

Anotações de um advogado lincolniano.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Atualizado às 12:24

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

"A Justiça na vida e na condução do Estado é possível somente enquanto residir primeiro no coração e alma dos cidadãos"

(Platão, República)

Assim como grande parte dos advogados, acredito que correto Estatuto de Princípios e Deveres deve organizar e reger as relações profissionais para que, deste modo, a prática da profissão não se perca em desvios de conduta moral que, não raro, chegam até a pulular na mídia.

A necessidade de acharmos uma medida contemporânea que não apenas sirva de guia ético, isto é, enquanto modelo a ser seguido de perto, mas também enquanto guia prático, ou seja, capaz de moldar as bases para a realização da prática da arte da advocacia, parece uma tarefa quase impossível em nossos dias. Falta ao advogado um coração sensível que encontre tempo para o outro que não é simbolizado, mesmo virtualmente, por um cifrão!

Portanto, volto-me ao passado.

Inspirado por excelente artigo publicado na Illinois Bar Journal (vol. 108, nov. de 2020, 11, p. 44), encontro lastro para assentar estas reflexões. Ron Spears (é juiz de tribunal, aposentado, antigo presidente da Illinois Judge Association e membro do conselho da Abraham Lincoln Association), o articulista, nos brinda com a transcrição do discurso proferido pelo presidente da ISBA, Timothy L. Bertschy (presidente da ISBA de 1998 a 1999), em 12 de fevereiro de 2020, para celebrar o prêmio Lincoln The Lawyer Award, realizado com o propósito duplo de (1) comemorar os 25 anos que Lincoln se dedicou ao exercício efetivo da advocacia itinerante em Illinois, rememorando seu legado e conquistas imortais e (2) notabilizar a profissão quando espelhou, exemplificando, qualidades lincolnianas como exemplos aos advogados contemporâneos deste mundo gravemente doente.

As qualidades que marcaram a carreira de Abraham Lincoln não se situam exclusivamente ao mundo norte-americano, mas sim, dialogam com todas as épocas e países civilizados. Seus princípios nos iluminam e nos servem de base para revermos, com disposição e senso crítico, o que significa ser um bom advogado e, mesmo depois de 150 anos, continuam atualíssimos, como segue:

a. Leia as leis avidamente, especialmente enquanto estudante de direito.

b. Trabalhe duro.

c. Entenda os fatos e busque conhecer seu caso.

d. Seja respeitável e civilizado.

e. Seja diligente e fique preparado para qualquer ocasião.

f. Cultive a oratória, especialmente oratória extemporânea (aquela adventícia ao tribunal).

g. Não confie apenas em si mesmo como meio de se isentar do árduo comprometimento da profissão.

h. Desencoraje o litígio e seja um exemplo de pacificação.

i. Não arrume litígio (Lincoln via isto como um dever moral).

j. Pão e queijo são mais importantes que honorários.

k. Nada é superior à honestidade. Não seja advogado se você não consegue ser um cidadão honesto.

O próprio Lincoln reconhece a dificuldade permanente de manter estes princípios intactos no dia a dia. Suas palavras, contudo, se mantêm imortais e insuperáveis, podendo, sempre que possível, retornarmos a elas, especialmente em tempos conturbados, pois sua mensagem é atemporal e perdurará não somente como lição para todos nós, mas como mensagem importante contra o ódio, segregação e divisão política.

Ao invés de capitalizar sobre o que a natureza humana tem de pior, ele tentou trabalhar com o que nós temos de melhor, chamando-nos a rejeitarmos a malícia e a desonra em prol da caridade e do bem-estar. Ridicularizado por seus adversário de época, manteve-se altivo, sempre buscando, em seus textos e em sua prosa, clamar pela memória de sua nação, buscando aquilo que une as pessoas e não aquilo que as divide, exaltando a história e a memória do povo.

Em uma época em que o ódio é tão facilmente difundido, seja pelas redes sociais ou pela mídia, é estupefaciente que tenhamos tão pouca capacidade de reagir contra este mal.

Prontamente tornamo-nos vítimas do mau uso da tecnologia, capaz de penetrar tão acriticamente em nossos lares, apregoando fake news e discursos de ódios, aproveitando a fragilidade que nos legou a pandemia, tão mal administrada e pior enfrentada.

Portanto, acima de tudo, Lincoln é importante. Sua vida e seus méritos serão reverenciados - e com razão! - pelas gerações vindouras, pois seu discurso se encastela em nosso ser e traz à tona, mais de um século e meio, nosso senso de responsabilidade em relação aos nossos semelhantes e nosso patriotismo. Ele ainda é a luz de um humilde advogado e de um clarividente político nessa estrada que é percorrida há mais de um século.

Jayme Vita Roso

VIP Jayme Vita Roso

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca