MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A relação consumerista veda e afasta a aplicação do brocado latino "pacta sunt servanda"

A relação consumerista veda e afasta a aplicação do brocado latino "pacta sunt servanda"

Alguns operadores do direito continuam ignorando a legislação consumerista.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Atualizado às 13:49

É sabido, que antes de entrar em vigor o Código de Defesa do Consumidor, instituído pela lei 8.078/90, as relações entre consumidor e fornecedor de produto ou serviço eram regulamentadas pelo Código Civil. 

Por sua vez, os operadores do Direito, sejam eles Juízes, Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Advogados, quando se deparavam com contratos firmados entre fornecedores e consumidores, e casos esses contratos fossem discutidos em Juízo, referidos operadores do direito, em muitos casos, aplicavam o brocado latino "Pacta Sunt Servanda", que em uma linguagem simples, significa que os pactos (contratos) devem ser respeitados e cumpridos pelas partes signatárias, desde que eles fossem capazes, o objeto lícito, possível, determinado e a forma prescrita ou não defesa em lei. 

Ocorre que, com advento do Código de Defesa do Consumidor - CDC, esse brocado latino deixou de ser aplicado nas relações consumeristas, e essa nova lei protetiva do consumidor passou a defender os consumidores - parte vulnerável da relação, principalmente, quando esses haviam firmado um contrato de adesão com os fornecedores.

Passando rapidamente pelo tema, segundo o artigo 54 do CDC, são considerados contrato de adesão aqueles contratos redigidos unilateralmente pelo fornecedor, sem que o consumidor possa discutir ou alterar as cláusulas contratuais, in verbis:

"Art. 54. Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo."

Dessa forma, caso os contratos de adesão contiverem cláusulas que violem os direitos dos consumidores, principalmente os estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor, o Juiz deverá afastar essas cláusulas contratuais, bem como considerará abusivas, espancando assim, o brocado latino "Pacta Sunt Servanda".

Contudo, por razões desconhecidas, ainda hoje, passados 30 anos da publicação da Lei Protetiva do Consumidor, muitos operadores do Direito continuam equivocados, pois ainda teimam em aplicar o brocado latino "Pacta Sunt Servanda" nas relações de consumo, em total afronta a garantia fundamental de cada cidadão, insculpida na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5, inciso XXXII, garantia que é repetida pela Lei Maior em seu artigo 170 inciso V, sendo que, o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias em seu artigo 48 também estabeleceu a proteção do consumidor.

Esse entendimento é corroborado pelo brilhante Professor Rizzatto Nunes, no sentido de que, esse brocado latino não serve para as relações de consumo, senão vejamos.

"Esse esquema legal privatista para interpretar contratos de consumo é completamente equivocado, porque o consumidor não senta à mesa para negociar cláusulas contratuais. Na verdade, o consumidor vai ao mercado e recebe produtos e serviços postos e ofertados segundo regramentos que o CDC agora pretende controlar, e de forma inteligente. O problema é que a aplicação da lei civil assim como a memória dos operadores do direito geram toda sorte de equívocos."1

A presente síntese, tem a finalidade de alertar a classe jurídica sobre esse equívoco, que insiste em permanecer "vivo" junto as atuais relações de consumo.

__________________________

1 NUNES, Luis Antonio Rizzatto. Curso de direito do consumidor. 5 ed. Revisada e ampliada e atualizada, São Paulo, Saraiva, 2010,p.43.

Claudio Roberto Barbosa Buelloni

Claudio Roberto Barbosa Buelloni

Advogado e mestre em Direito Difusos e Coletivos. Pós-graduado em Direito Tributário e em administração de empresas. Relator na 2ª turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP. Presidente IBCMAS.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca