MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Um diplomata na OAB

Um diplomata na OAB

O advogado, cortês, lhano, educado, um diplomata inglês na corte judicial brasileira - Mário Sérgio Duarte Garcia.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Atualizado às 11:13

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Boa tarde doutor! Como vai seu estágio na advocacia? Se precisar de alguma informação, ligue-me. Parece uma conversa entre advogados, não - entre um veterano, e um iniciante, um estagiário. O advogado, cortês, lhano, educado, um diplomata inglês na corte judicial brasileira - Mário Sérgio Duarte Garcia, sempre foi assim com todos, e especialmente os colegas, sempre ganhou a simpatia e o respeito de todos, porque agradável e igual com todos até com os jovens iniciantes.

Mário Sérgio é um campeão de amizades. Ao longo da convivência de quarenta anos, nunca vi um desafeto, uma discordância, porque ele é sempre otimista, como nos versos de Machado de Assis - "Há pessoas que choram por saber que as rosas tem espinhos/ Há outras que sorriem por saber que os espinhos tem rosas." (Bons amigos).

A luta profissional não o esmorece, não entrega os pontos, luta, como na música de Paulinho da Viola - a velha esperança não pode morrer (Onde a dor não tem razão). Sempre transmitiu aos colegas a lição de Piero Calamandrei - "fica assente de uma vez para sempre que vociferar não é sinal de energia e que a violência improvisada não é o índice da verdadeira coragem." (Eles, os juízes vistos por nós, os advogados).

Mário Sérgio enfrentou a advocacia desde cedo, na luta diária em tempos diferentes de hoje, trabalho individual, sem tecnologia, corpo a corpo.

Mário Sérgio tem um mistério encantador num relacionamento complexo, a sociedade de advogados, mas mostra a possibilidade na sexagenária sociedade com Luiz Arthur Caselli Guimarães, outro príncipe da advocacia. Certa vez, indaguei de Luiz Arthur como ter uma sociedade duradoura. Respondeu-me - somos diferentes, e por isso, conciliamos ao final.

Na OAB/SP (79/81) enfrentou período crítico da vida política brasileira, que muito atingiu os advogados, com prisões, restrições, e uma constante vigilância dos órgãos de segurança. Mário Sérgio resistiu, por isso, galgou a entrada no Conselho Federal como vice de Bernardo Cabral e seu sucessor (83/84). Lá teve grandes momentos, um deles, a X Conferência Nacional, em Recife (1984) com o tema - Democratização. Dou a palavra ao historiador da OAB - ao mostrar que a OAB, a partir de Recife, faria ostensiva oposição às políticas de repressão aos direitos humanos (Aurélio Wander Bastos - A Ordem dos Advogados do Brasil e o Estado Democrático de Direito - pg. 126).

Grande momento histórico apoiou o movimento Diretas Já, sob a coordenação de Mário Sérgio (Presidente do Conselho Federal). Dou a palavra a Mário Sérgio, porque é importante a lembrança histórica:

"Foi o período mais empolgante e rico da minha gestão. Eu me recordo que recebi, no Conselho Federal da Ordem, a visita do senador Teotônio Vilela, que me convidou para participar da campanha. Cogitava-se criar um comitê suprapartidário, e ele vinha, em nome dos políticos, convidar o presidente da Ordem para integrar esse comitê, ao lado de presidentes de outras entidades importantes, como a ABI, a Associação dos Docentes Universitário (Andes), a Sociedade Brasileira de Educação (SBE), etc. eu, naturalmente, submeti a matéria ao Conselho, que aprovou a participação da Ordem e a minha participação pessoal. Tivemos uma reunião em Brasília, no Congresso Nacional, com a presença dos presidentes de todos os partidos políticos e os presidentes dessas entidades da sociedade civil. Ulysses Guimarães, muito experiente, e sabendo, possivelmente, das disputas que surgiriam até mesmo em relação a quem deveria presidir esse comitê, foi muito hábil e homenageou a nossa instituição dizendo aos presentes que quem deveria presidir o comitê deveria ser o presidente da entidade mais representativa na luta pela democratização do país, a OAB. E daí, por unanimidade, eu acabei eleito presidente do Comitê que organizou a campanha por eleições diretas." (História da Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Federal, vol. 7/142).

O movimento das Diretas Já sacudiu o país ansioso por democracia, e na frente do palanque na Praça da Sé, lá está Mario Sérgio com seu bigode inglês. Volto nesse episódio a Aurélio Wander Bastos:

"Foi neste ambiente de intensa discussão sobre as alternativas para a reinstalação do Estado de Direito e para a redemocratização que os debates sobre a Assembleia Constituinte, ainda na gestão Mário Sérgio Garcia, foram atravessados pelo crescente movimento pelas eleições "Diretas Já" (pág. 132).

Na direção do Conselho Federal empreendeu o Projeto Direitos do Cidadão (1984), e publicou a importante obra de Alberto Venâncio Filho sobre a notícia histórica da OAB (1930-1980).

Novamente ouço Mário Sérgio sobre as lutas da OAB:

"Teria de relembrar as lutas e conquistas da Classe, não apenas em benefício da instituição que nos incumbe prestigiar e defender, mas também o que os Advogados fizeram na caminhada sempre retilínea e destemida em defesa da aplicação da lei e na busca da justiça, além da sua contribuição para a supremacia do Direito, na trilha de caminhos que afastam distorções e afrontas à prática democrática." (Revista do Advogado, AASP 100/82).

Como sabem, os ex-presidentes são membros honorários, e tem assento no Conselho Federal, mas presença facultativa. Em vinte anos como Conselheiro Federal não vi Mário Sérgio faltar.

Mário Sérgio é avançado, moderno na sua exitosa caminhada de advogado, veja agora - entusiasta da arbitragem e sua utilização. Enfim, a verdadeira biografia de um advogado está nas suas causas, na sua trajetória profissional, e ele, como poucos, tem uma densa biografia. Que é um diplomata?  Diz o Dicionário Aurélio - indivíduo de aspecto fino, porte distinto, negociador hábil. É o retrato de Mário Sérgio Duarte Garcia, e como no poema de Machado de Assis - um bom amigo.

*Publicado em 2018 na Revista do Advogado da AASP 139.

 

Roberto Rosas

VIP Roberto Rosas

Sócio advogado do escritório Rosas Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca