MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Medida provisória 1.045/21 exclui a proteção aos empregados intermitentes

Medida provisória 1.045/21 exclui a proteção aos empregados intermitentes

O novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda instituído pela MP 1.045 exclui a proteção aos trabalhadores intermitentes, tacitamente deixando de reconhecê-los como empregados formais.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Atualizado às 12:25

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Com o agravamento da pandemia do coronavírus no Brasil - sem qualquer previsão realística de término, a presidência da República publicou em 28 de Abril novas medidas provisórias, restabelecendo o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (MPV 1.045/21) e regulando novo período de flexibilização de direitos trabalhistas (MPV 1.046/21), em vista ao enfrentamento desta crise.

As novas medidas provisórias se mostram similares às anteriores, editadas em março (MPV 927/20) e abril (MPV 936/20) do ano passado, com pequenos ajustes e adequações, sobretudo considerando as críticas, judicializações e conversão na lei 14.020/20 pelo Congresso Nacional.

No entanto, especificamente com relação ao novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda reinstituído pela medida provisória 1.045, um ponto chama a atenção: a expressa supressão da proteção estatal aos empregados com contrato de trabalho intermitente.

A modalidade do contrato de trabalho intermitente foi criada pela recente Reforma Trabalhista sob a justificativa de que permitiria a formalização do emprego em setores específicos (a exemplo dos bares, restaurantes e turismo), impactaria substancialmente na geração de novos postos de trabalho e traria efeitos sociais positivos em situações como a obtenção do primeiro emprego.

Quando da aprovação da Reforma Trabalhista, esta modalidade de contratação formal foi muito criticada pois não garante ao trabalhador qualquer renda mínima mensal, eis que a prestação do serviço ocorre apenas perante a necessidade do empregador.

Nem a CLT, nem a portaria MTB 349/18 (que regulamenta esta modalidade de contrato intermitente) dispõem sobre qualquer obrigação do empregador quanto à habitualidade ou frequência mínima do acionamento da prestação de serviços do trabalhador.

Esta ausência de garantias legais refletiu em dados alarmantes: segundo levantamento do DIEESE, no ano de 2019 a remuneração mensal média destes trabalhadores foi de 64% do valor do salário mínimo, e 22% dos vínculos de contratos intermitentes não geraram qualquer renda naquele ano1. De fato, estes empregados já se encontravam em situação de vulnerabilidade pela própria natureza do contrato de trabalho intermitente, e com o início da pandemia do novo Coronavírus em 2020 a situação ficou ainda mais precária.

A edição da medida provisória 936 em 01 de abril de 2020 instituiu o Programa Emergencial para Preservação do Emprego e da Renda e criou o Benefício Emergencial (BEm), exclusivo para empregados com vínculo de emprego formal, e na ocasião manteve um mínimo de coerência e garantiu aos trabalhadores intermitentes a percepção do benefício no valor de R$ 600,00 mensais (seiscentos reais).

Mais de um ano se passou e hoje o Brasil enfrenta o pior momento da pandemia, com número de mortes diárias alarmantes e grave crise econômica e social.

Entretanto, de maneira infeliz e surpreendente, a nova medida provisória 1.045 publicada em 28 de abril de 2021 excluiu a proteção destes trabalhadores, tacitamente deixando de reconhecê-los como empregados formais uma vez que não farão jus ao recebimento do novo Benefício Emergencial. É o que diz expressamente o § 5º do artigo 6º da referida MP:

§ 5º O empregado com contrato de trabalho intermitente a que se refere o § 3º do art. 443 da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1943, não faz jus ao Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Com este novo posicionamento, os sinais são claros e não restam mais dúvidas: A criação da modalidade de contrato de trabalho intermitente pela Reforma Trabalhista em 2017 nunca teve o intuito do reconhecimento do emprego, muito menos de fornecer garantias mínimas a estes trabalhadores. Mais de 3 anos se passaram e ainda hoje sequer são reconhecidos pelo Estado como empregados formais.

A intenção de precarização das relações de emprego, levantada pelas críticas à Reforma Trabalhista, agora já não precisa mais ser escondida.

__________

1 Disponível em: clicando aqui. Acesso em 29 de Abril de 21.

Talita Morita

Talita Morita

Advogada trabalhista. Coordenadora do escritório Cascone Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca