MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O RE 574.706 e a modulação de efeitos em matéria tributária

O RE 574.706 e a modulação de efeitos em matéria tributária

O Fisco Federal, por sua vez, consagrou o entendimento segundo o qual o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), compõe a base de cálculo do PIS e da Cofins.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Atualizado às 09:20

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Conforme a leitura do artigo 195, I, b, da Constituição da República de 1988, as contribuições sociais têm como base de incidência o faturamento dos contribuintes, pelo que o legislador ordinário promulgou as leis 10.637/02 e 10.833/03, consignando que o PIS e a COFINS incidem sobre a receita obtida pelas empresas. 

O Fisco Federal, por sua vez, consagrou o entendimento segundo o qual o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), compõe a base de cálculo do PIS e da COFINS. Já os contribuintes sustentaram a chamada "tese do século", defendendo que o ICMS é receita do ente federado, que apenas passa pelo caixa das empresas, mas não aumenta seu faturamento. 

O embate entre o fisco e os contribuintes foi solucionado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do Recurso Extraordinário 574.706, com repercussão geral reconhecida, que estabeleceu que "O ICMS não compõe a base de cálculo para fins de incidência do PIS e da COFINS". 

Após o julgamento relativamente à matéria de mérito, a Fazenda Nacional opôs Embargos de Declaração, requerendo ao Supremo a modulação dos efeitos da decisão, para atribuir-lhe eficácia ex nunc, isto é, apenas a partir da data do julgamento da tese, que se deu em 15/3/17. Os Embargos serão julgados em 29/4/21. 

A modulação de efeitos é um instituto típico das ações de controle concentrado de constitucionalidade, constante do art. 27 da lei 9.868/99, e se apresenta como técnica para determinar o alcance das decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pois permite ao Supremo manipular no tempo os efeitos da declaração de inconstitucionalidade.  

O instituto citado foi estendido para o controle difuso de constitucionalidade por meio do artigo 927, §3º do Código de Processo Civil, o qual dispõe que "na hipótese de alteração de jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, pode haver modulação dos efeitos da alteração no interesse social e no da segurança jurídica." 

Assim, observe-se que, para modular efeitos da decisão de inconstitucionalidade de determinada norma o STF deve, primeiramente, verificar se houve alteração de jurisprudência dominante relativamente à matéria objeto de controle de constitucionalidade.  

Esse requisito não se verifica no caso do tema de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS porque, desde o julgamento do RE 240.785/MG, em 2014, o Supremo julga a matéria declarando a inconstitucionalidade da cobrança do PIS e da COFINS com base de cálculo majorada pelo ICMS. 

Além disso, nos termos da lei 9.868/99, a aplicabilidade do instituto da modulação de efeitos deve ser pautada na preservação da segurança jurídica, observando-se o excepcional interesse social. É importante destacar que o argumento do Fisco Federal na defesa da modulação no RE 574.706 é essencialmente de ordem orçamentária, e de prejuízo ao Erário. 

Principalmente em matéria tributária, a aplicabilidade da modulação de efeitos deve ser rechaçada quando revelar o afastamento do direito do contribuinte à repetição dos valores pagos indevidamente aos cofres públicos, porque esse direito baseia-se na própria noção da segurança jurídica. 

O judiciário pode fomentar a promulgação de normas inconstitucionais ao aplicar a modulação de efeitos para beneficiar a Fazenda Pública. Isso porque, os legisladores e aplicadores da norma poderão se valer da prospectividade dos efeitos da decisão judicial que declara o vício por eles originado, para absterem-se de restituir aos contribuintes os valores indevidamente recolhidos aos cofres públicos, utilizando-se do argumento de prejuízo ao Erário. 

Dessa maneira, espera-se que o Supremo Tribunal Federal afaste a aplicação da modulação de efeitos requerida pela Fazenda Nacional nos autos do RE 574.706.

Isadora Miranda

Isadora Miranda

Coordenadora do Contencioso Tributário na Andrade Silva Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca