MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Cloud Computing, o que é e como sua empresa pode usar esse recurso?

Cloud Computing, o que é e como sua empresa pode usar esse recurso?

Nesse sistema de computação em nuvem, as empresas conseguem economizar em infraestrutura e os dados estão sempre disponíveis e seguros.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Atualizado em 10 de maio de 2021 14:00

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Cada dia mais a tecnologia da informação vem trazendo soluções para ajudar a empresas a se tornarem mais competitivas e o Cloud Computing é uma dessas revoluções tecnológicas. Essa tecnologia da Informação tem como benefícios a flexibilidade de processos, agilidade, redução de custos e escalabilidade de ambientes. Mas, o que é o Cloud Computing?

Cloud Computing também é conhecida como computação em nuvem. Basicamente, ela permite que informações armazenadas na internet possam ser acessadas de qualquer dispositivo. Isso é possível porque em vez de armazenas a informações em um computador local, as informações ficam em um servidor externo.

Além disso, é possível melhorar a produtividade, otimizar processos e recursos, fazer uma análise de dados eficiente e manter todas as informações seguras. Se pensarmos em um modelo comum de armazenamento de dados. A empresa precisa investir em servidores, espaço físico, licenças, operadores, entre outras coisas, e tudo isso pode custar caro.

Entretanto, nesse sistema de computação em nuvem, as empresas conseguem economizar em infraestrutura e os dados estão sempre disponíveis e seguros. A nuvem permite armazenar dados e programas necessários para sua empresa, permitindo o acesso remotamente. Netflix, Spotify, Google Drive, são algumas empresas que oferecem esse serviço de compartilhamento de dados.  

Quais são os tipos de Cloud Computing existentes?

Ao todo existem três modalidades de computação na nuvem, são eles o privado, o público e o híbrido. Vamos entender cada uma dessas modalidades.

Modo público ou Public Cloud, aqui qualquer pessoa pode ter acesso a esse armazenamento. Aqui a pessoa contrata esse serviço e envia as informações que deseja para o armazenamento em nuvem. A empresa que oferece o armazenamento é responsável pela manutenção dos servidores, a segurança e o gerenciamento de recursos.

Esse modelo de serviço é para empresas que tenham pouco trafego de dados e programas para armazenamento. Utilizando e-mail, conteúdo de marketing e vídeos, por exemplo. Além disso, o custo desse serviço é mais barato que os outros modelos oferecidos.

Cloud Computing Privado é um modelo mais robusto, nele é possível manter toda a infraestrutura de armazenamento de uma empresa em uma nuvem de domínio próprio da empresa. Dessa forma, a empresa pode personalizar as funcionalidades e obter suporte de acordo com as necessidades, possuindo mais autonomia no Cloud Computing.

Como tudo é feito de forma personalizada e exclusiva, o custo pode ser maior. Porém, o tempo de resposta se torna mais eficiente. Como toda essa estrutura fica dentro do espaço físico da empresa, há menores chances de erros e maiores índices de segurança das informações.

Por ser necessária uma grande estrutura. O Private Cloud é para empresas de grande porte, como instituições financeiras e governamentais.

Modelo Hibrido de Cloud Computing é a junção desses dois modelos que citamos anteriormente. Nesse caso é possível compartilhar aplicativos e dados de forma privada e pública. Mas, para usar esse serviço é necessário um software que disponibilizará a transferência dos arquivos.

Assim, é possível usar o Cloud Computing de acordo com a estratégia da empresa. Por isso, independe se é para tarefas rotineiras ou tarefas mais complexas.

Serviços que a Cloud Computing oferece

O Cloud Computing é muito mais que apenas um serviço de armazenamento, ele possui diversas funcionalidades que podem ser utilizadas pelas empresas. As três funcionalidades mais usadas pelas empresas são:

Software as a Service ou SaaS é um software usado como serviço que pode criado para uma utilização específica. Alguns serviços podem ser gratuitos e outros podem funcionar com pagamento mensais. Os mais conhecidos são o Google Drive, Dropbox, Backup na nuvem OneIT e softwares de ERP.

Plataforma as a Service ou PaaS, nessa modalidade uma plataforma de desenvolvimento de software é oferecida por um fornecedor que pode ser aplicada em diversos ambientes. Com esse serviço é possível criar, otimizar e aprimorar aplicativo e software de acordo com a necessidade do cliente.

Esse modelo em ter seu Servidor na Nuvem é muito vantajoso, pois oferece boa infraestrutura e excelentes recursos para as aplicações de sistemas de gerenciamento de dados, sistemas operacionais e ferramentas de desenvolvimentos.

Infrastructure as a Service ou IaaS, o IaaS trata-se da estrutura física, ou seja, servidores, hardware e datacenters. O comum é que o pagamento dessa infraestrutura funcione como um aluguel. O pacote mais básico se trata do aluguel de um servidor físico alocado em um datacenter.

Lembrando que a empresa só paga pelo que utilizar. Assim, ela tem toda a liberdade de aumentar, diminuir ou até cancelar as solicitações de acordo com a necessidade do seu negócio.

Quais as vantagens desse serviço para sua empresa?

As vantagens de usar a tecnologia de Cloud Computing para sua empresa são muitas. Se você possui diversas equipes trabalhando em um mesmo processo, o uso do armazenamento em nuvem auxiliar na interação desses processos.

Se você trabalha em um projeto em sua máquina que não esteja integrada na nuvem. Cada vez que você precisa de uma opinião ou que um outro colaborador faça uma contribuição. É necessário enviar esse projeto, esperar alteração e devolução do mesmo. Entretanto, se esse projeto está na nuvem, tudo acontece de forma eficiente e as mudanças podem ser feitas imediatamente.

Não importa onde seu time de colaboradores estejam. Eles poderão acessar as informações e software para trabalhar. Assim, sua empresa ganha rapidez e agilidade nos processos. Principalmente, se seu colaborar estiver viajando ou executando o trabalho em home office.

Outra grande vantagem de os dados estarem na nuvem, é que a análise de dados pode ser executada de forma eficaz. Dessa forma, é possível avaliar onde o problema está ocorrendo e fazer as alterações necessárias antes que o problema se agrave.

A integração de informações permitida pela Cloud Computing permite a gestão e o monitoramento de orçamentos e recursos. Sem falar nas questões de planejamento a longo prazo de todas as áreas da empresa e suas filiais.

Por fim, essa integração ainda melhor o relacionamento com os clientes. Já que permite uma maior disponibilidade. Que por consequência torna a empresa mais presente ao cliente, estreitando os laços cliente e empresa.

Quer saber como o recurso Cloud Computing pode ser aplicado em sua empresa? Faça uma consultoria com um profissional de tecnologia da informação! Ele fará um levantamento sobre as necessidades da sua empresa e oferecerá o melhor modelo de serviços para sua empresa.

Leonardo Lopes

Leonardo Lopes

Diretor de TI e sócio proprietário da OneIT - Empresa de Tecnologia, possui carreira construída com mais de 20 anos no segmento de Tecnologia da Informação atendendo empresas de diferentes segmentos.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca