MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O movimento ambiental sobre a ótica do Direito Internacional

O movimento ambiental sobre a ótica do Direito Internacional

O movimento ambiental busca pela preservação do meio ambiente salientando que a visão não deve-se pautar ao campo nacional, mas também no âmbito internacional, pois a preocupação ultrapassa as fronteiras.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Atualizado às 18:26

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O surgimento da Revolução Industrial no século XVIII, foi percussora na produção em larga escada de produtos e mercadorias, com a exploração dos recursos da natureza de modo nunca visto, responsável pelas grandes transformações sociais e produtivas na sociedade quanto no meio ambiente, como a poluição atmosférica, contaminação dos recursos hídricos e o desmatamento de florestas. A industrialização modificou a forma da relação homem-natureza perante a sociedade ao longo dos séculos e perdura até os dias atuais.

O movimento ambiental

As preocupações com a degradação ambiental fizeram com que surgisse pós-revolução industrial, movimentos que se preocupavam com os problemas que a sociedade estava enfrentando e iriam enfrentar se não houvesse limites estabelecidos e o respeito com o meio ambiente. As consequências devido a poluição em proporção alarmante causariam na saúde comorbidades, problemas sociais e ambientais como extinção de espécies.

Os primeiros pensadores ambientalistas acreditavam que o governo teria o dever de proteger o meio ambiente antes mesmo do capital ou do mercado, pois sem o meio, não haveria o fim de destinação, com a conservação dos recursos.

Diante das preocupações vigentes, em 1972, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, atendendo as necessidades cada vez mais reais de uma discussão ecológica sendo percursora em empenhar-se na criação de uma agenda mundial para discutir questões ambientais gerando esforços globais para proteção da natureza.

Em 1987, foi elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o Relatório Brundtland, expondo a incompatibilidade entre o desenvolvimento sustentável e o consumo desenfreado dos recursos, visando então, mudanças e empenhamento no modelo até então desenvolvido, para proteger a relação entre o homem e meio ambiente.

A necessidade de mudar não ficou baseada apenas no ativismo ou em relatórios internacionais, mas também entre autores, teóricos e críticos do sistema contemporâneo exploratório.

A Teoria Verde nas Relações Internacionais

As Relações Internacionais buscam refletir sobre uma cooperação mundial de povos, países e culturas em diversos setores e áreas, que abordando entre si, tentam entender os impactos dos acontecimentos mundiais com o propósito de buscar soluções.

A Teoria Verde incide em criticar o modelo exploratório, inserindo o conceito de modificação do sistema político-econômico onde compreenderá a Teoria como princípio central, introduzindo o conceito verde em união com a economia, propondo uma revolução em todo o ser humano no que se refere em sua relação com o meio ambiente, devido à crise ambiental. Deve-se impor os devidos limites para não prejudicar ainda mais o meio ambiente e para isso, uma agenda internacional necessita estipular medidas e possibilidades para que os recursos em sua essência natural sejam respeitados. O chamado ecocentrismo, exige o reconhecimento moral da dignidade da natureza. (SANT'ANNA, 2016)

A professora e teórica sobre a política ambiental internacional, Robyn Eckersley, assim fala sobre o tema:

Diferentemente das ameaças militares, que são deliberadas, discretas, específicas e necessitam de uma retaliação imediata, os problemas ambientais são tipicamente não-intencionais, difusos, transfronteiriços, que operam em longo prazo, comprometem uma ampla extensão de atores, e requerem uma meticulosa negociação e cooperação entre uma ampla gama de interessados. (WOLF 2010, apud ECKERSLEY 2007, p. 10)

Em sua citação, Eckersley demonstra que a preocupação com o meio ambiente não se resume apenas ao ecossistema, mas também ao sistema político, a sociedade de modo geral, pois a pauta é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, relacionando os papeis entre Estado, economia e ecologia. A preocupação com meio ambiente não deve ser voltada ao campo nacional, mas no âmbito internacional, pois a preocupação ultrapassa as fronteiras.

Enquadramento do Direito Ambiental contemporâneo

Um modelo econômico coeso com os recursos, capaz de propiciar riquezas enquanto protege o meio ambiente, buscando impedir a destruição da natureza é algo que para muitos é impossível de alcançar.

Porém os esforços de diminuir os impulsos capitalistas traçam agendas, tratados internacionais, leis, conscientização e outros meios para reduzir os impactos.

Em nossa Constituição, segundo o artigo 225, "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações.''

O Brasil indagando uma maior visibilidade internacional e possuindo um dos mais ricos biomas do mundo, buscando proteger suas riquezas introduziu em sua Carta Magna preceitos fundamentais na preservação da natureza e de seus recursos. A finalidade constitucional vai de encontro com as necessidades mundiais de possuir um respeito e uma mudança profunda como tratamos o meio ambiente.

Ainda há solução?

Existiram ao longo das últimas décadas, avanços significativos na ampliação de postura na proteção do Direito Ambiental, como criação de tratados, órgãos, blocos econômicos e organizações internacionais. Protocolos também foram essenciais para uma maior visibilidade do problema enfrentado, como o Protocolo de Quioto, Rio+20, Acordo de Paris.

Entretanto, a união do investimento com o meio ambiente, está longe de existir, pois não há união de todos os países no combate à poluição e desmatamento, já que seriam soluções ao longo prazo e o sistema visa o lucro incessantemente. Porém houve avanços significativos ao longo do tempo e discussões acentuadas que estão trazendo aos poucos mudanças visíveis. Mas quando todos olharem, ainda haverá meios?

_______________

ECOBRASIL. Nosso Futuro Comum - Relatório Brundtland, Disponível clicando aqui. Acesso em: 07 maio 21

SANT'ANNA, Fernanda Mello; MOREIRA, Helena Margarido. Ecologia política e relações internacionais: os desafios da Ecopolítica Crítica Internacional. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília, n. 20, p. 205-248, ago. 2016. Disponível clicando aqui. Acessos em: 09 maio 21. Clique aqui.

WOLF, Vinicius. A Dimensão e o Espaço do Meio Ambiente Frente às Teorias de Relações Internacionais. São Paulo. FECAP, 2010. 17 p. Dissertação (Pós-Graduação) Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado, São Paulo, 2010. Disponível clicando aqui. Acesso em: 09 maio 21

Matheus Lucca

Matheus Lucca

Advogado. Pós graduado em Direito Constitucional e em Direito Ambiental e Urbanístico pela Damásio.

Vinicius Leme

Vinicius Leme

Graduando Relações Internacionais na UNIP. Tecnólogo em Administração pela ETEC.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca