MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Convenção de arbitragem: Breves notas

Convenção de arbitragem: Breves notas

Pode ser definida como negócio jurídico que prevê a arbitragem como mecanismo utilizado pelas partes para solução de eventual litígio.

terça-feira, 18 de maio de 2021

Atualizado às 08:10

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A convenção de arbitragem pode ser definida como negócio jurídico que prevê a arbitragem como mecanismo utilizado pelas partes para solução de eventual litígio. Esta é gênero que possui duas espécies:

1) A cláusula arbitral: É um negócio jurídico bilateral firmado em determinada cláusula contratual, anteriormente ao litígio, devendo englobar um objeto determinado ou determinável, no âmbito de uma relação jurídica específica, que tem a finalidade de fixar a arbitragem como modalidade adequada para a solução de eventual conflito.

2) O compromisso arbitral: É um negócio jurídico bilateral, todavia é firmado de forma posterior ao surgimento de determinado conflito, visando estabelecer a arbitragem como forma de solução do litígio.

CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM

Espécies:

1- CLÁUSULA ARBITRAL:

2-COMPROMISSO ARBITRAL:

É prévia ao litígio, ou seja, a priori, portanto abstrata.

É posterior ao litígio, ou seja, a realizado a posteriori, isto é, no caso concreto.

 

 

 

 

____________

Vídeo. Disponível aqui.

Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira

Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira

Procurador do Estado de São Paulo. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da UNAERP. Professor convidado de cursos de pós-graduação. Membro de listas de árbitros de diversas Instituições Arbitrais. Membro da Comissão Especial de Arbitragem do Conselho Federal da OAB. Autor de livros jurídicos.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca