MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Diálogo competitivo: Para o quê e para quem?

Diálogo competitivo: Para o quê e para quem?

Diante de uma necessidade complexa, na qual não é possível delimitar objetivamente o próprio objeto a ser contratado, a Administração inicia um diálogo com a iniciativa privada.

terça-feira, 1 de junho de 2021

Atualizado às 07:44

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O diálogo competitivo é a nova modalidade de licitação trazida pela lei 14.133/21, a lei geral de licitações e contratos que substituirá a lei 8.666/93. 
De acordo com a própria definição da lei, o diálogo é uma "modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às suas necessidades, devendo os licitantes apresentar proposta final após o encerramento dos diálogos".
Diante de uma necessidade complexa, na qual não é possível delimitar objetivamente o próprio objeto a ser contratado, a Administração inicia um diálogo com a iniciativa privada. Nessas conversas, entenderá as soluções técnicas aptas a solucionar sua necessidade, e poderá, então, escolher a que se mostrar mais vantajosa - e, a partir daí, iniciar, efetivamente, uma competição entre os interessados em fornecer a solução.
De onde saímos?
Processos de diálogo e negociação para a Administração contratar seus fornecedores já existem há algum tempo na nossa prática de contratações públicas. Mas, para poder fazer isso, tínhamos que "fugir" da lei 8.666/93. 
A partir de uma hipótese de contratação por dispensa - como para casos envolvendo segurança nacional ou inovação tecnológica -, o ente público responsável emitia um "request for proposal - RFP" para potenciais fornecedores apresentarem suas soluções. Após essa etapa, caberia ao ente público escolher, a partir dos critérios definidos no RFP, a mais vantajosa. 

Já tínhamos, pois, um nicho delimitado de contratações que eram celebradas após um diálogo competitivo entre Administração e potenciais fornecedores. Inexistia, contudo, uma regulamentação geral e abstrata para regular esses diálogos; a regulação era casuística, feita para cada processo de contratação.

Outro exemplo de fuga da lei 8.666/93 para a negociação entre a Administração e seus potenciais fornecedores são as encomendas tecnológicas, regulamentadas pelo art. 27, Decreto 9.283/18. Aqui, novamente, estamos diante de dispensa de licitação para a contratação de inovação (art. 24, XXXI, lei 8.666/93), a partir da qual o ente público pode fazer consultas a potenciais interessados, definir a solução a ser encomendada e negociar "a celebração do contrato de encomenda tecnológica, com um ou mais potenciais interessados" (art. 27, § 8º). O que é isso, se não um verdadeiro diálogo competitivo entre potenciais fornecedores e a Administração?

Essas experiências, contudo, eram pontuais, restritas a situações bastante excepcionais.
Logo, é válido dizer que o diálogo competitivo é, sim, uma grande (talvez a grande) novidade da lei 14.133/21.
 
Diálogo para o quê?
O diálogo competitivo pode ser usado para contratar obras, serviços ecompras, inclusive para as modalidades de concessão e PPPs (conforme alterações na legislação de regência desses regimes). 

Restringe-se seu uso, porém, (i) para objetos que envolvam inovação tecnológica ou técnica; (ii) para soluções atualmente indisponíveis no mercado ou que não possam ser suficientemente especificadas; ou (iii) para quando a Administração precisar conhecer meios diversos para solucionar suas necessidades (incluindo também os requisitos ou a própria modelagem jurídica ou econômica apta a viabilizar o fornecimento da solução).

O diálogo e a competição

Na modalidade de diálogo competitivo, o procedimento de licitação divide-se em duas fases: (i) fase do diálogo, na qual a Administração conhecerá as soluções disponíveis e, a partir de conversas e negociações, definirá aquela que lhe é mais vantajosa; seguida da (ii) fase competitiva, na qual as empresas que participaram da fase anterior apresentam suas propostas para a solução escolhida.

A fase do diálogo inicia-se com a instauração de uma comissão de contratação (formada por servidores efetivos, mas que pode ser assessorada por consultores técnicos contratados) e a publicação do edital, que definirá as necessidades da Administração e as condições para a manifestação. A partir daí, ocorrem reuniões com os interessados, que permitirão que a Administração compreenda as especificidades, as vantagens e as desvantagens das soluções oferecidas, e possa, a partir daí, decidir a solução que entende como a mais vantajosa, encerrando-se, com isso, a fase do diálogo.

A fase competitiva inicia-se com a publicação de novo edital, no qual a Administração especificará o objeto (agora, já com indicação de todas as características da solução técnica a ser fornecida, bem como das condições de fornecimento) e os critérios de julgamento da melhor proposta, conforme previsão na Lei. Poderão participar da competição todos os interessados presentes na fase de diálogo.

Desafios
Como toda novidade, a incorporação do diálogo competitivo trará uma série de desafios.

As inovações concentram-se, certamente, na fase do diálogo, sendo que, possivelmente, as dificuldades também estarão centradas nela. Algumas questões:
  • Quais serão os critérios de "habilitação" para interessados em participar do diálogo?
  • Como serão feitos os diálogos e as negociações, na prática? Como equilibrar publicidade e transparência, e a detenção de sigilos e estratégias comerciais? As informações obtidas nas negociações com um interessado poderão ser compartilhadas (se sim, como e em qual medida), considerando serem essas informações estratégicas para as empresas, mas necessárias para a posterior fase competitiva?
  • Como e em qual momento os critérios de escolha da melhor solução são definidos - no edital inicial, ou ao longo do processo? 
  • O ente contratante poderá "afunilar" o diálogo por etapas, apenas com as empresas que forem apresentando as soluções mais interessantes?
  • Como escolher a melhor solução? Poderá selecionar partes de diferentes soluções? Como analisar e escolher soluções diferentes, considerando que cada uma é única, em alguma perspectiva, e oferecem prós e contras para satisfazer a necessidade identificada? A possibilidade de efetiva competição, na fase posterior, deverá ser levada em consideração na escolha da solução?
Na fase competitiva, os principais questionamentos estão relacionados ao processo de participação e escolha da melhor proposta - que refletem alguns desafios já enfrentados em outros processos de licitação competitivos. Por exemplo:
  • Quem poderá participar da fase competitiva - apenas aquele que efetivamente apresentou soluções e dialogou ou todos os inscritos? 
  • O ente público poderá limitar a participação, na fase competitiva, apenas para os interessados que tenham apresentado solução equivalente à selecionada na fase de diálogo?
Terminado o diálogo, teremos um desafio final: como formatar o contrato a ser celebrado para o fornecimento da solução escolhida pela proponente vencedora? A lei trouxe o diálogo como uma modalidade de licitação, mas a questão a ser pensada é o quanto não precisaríamos, também, de soluções para as regras contratuais "tradicionais", tendo em vista a contratação de objetos complexos.
Colocados os desafios, vamos todos garantir que o processo de aprendizado e desenvolvimento institucional ocorra rumo ao bom e consistente uso do diálogo competitivo. Mecanismos de aproximação, diálogo e negociação entre Administração, iniciativa privada e sociedade contribuem para a qualidade e eficiência da gestão pública e devem ser, por isso, incentivados por todos nós, rumo a uma Administração Pública (e a um direito administrativo) mais moderno e reativo às demandas da sociedade.
Marina Fontão Zago

Marina Fontão Zago

Advogada do Escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca