MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Todas as funcionalidades por trás do PIX que você precisa saber

Todas as funcionalidades por trás do PIX que você precisa saber

Mais de 200 milhões de chaves cadastradas demonstram que o PIX conquistou o brasileiro. São diversas funcionalidades, tudo em até 10 segundos.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atualizado às 12:11

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Inegável a aceitabilidade do PIX, tornando o mesmo o meio de pagamento mais utilizado superando DOC, TED e até mesmo o boleto. Jamais imaginávamos conseguir pagar tão rápido, fazendo jus o seu conceito de pagamento instantâneo.

Alavancou a competitividade no mercado financeiro, visto que muitas instituições aderiram este meio de pagamento, e aqui temos tanto as instituições financeiras (os bancões), quanto as instituições de pagamento e as fintechs.

Seu custo é praticamente zero, salvo exceções como conta de pessoa jurídica, por exemplo, fazendo com que as instituições olhassem para as taxas dos outros meios de pagamento existentes.

Trouxe a digitalização do mercado de pagamentos, segurança e melhorias na experiência do cliente. Pagar nunca foi tão fácil e tão seguro antes do PIX.

Agora um ponto muito importante e que merece destaque, é a inclusão financeira. Sua principal característica é a facilidade, e consequentemente alcançou um público gigante que anteriormente jamais havia se "envolvido" em pagamentos online e apenas com dinheiro vivo.

Desde o seu surgimento em novembro, o BC já agendou inúmeras inovações envolvendo o PIX até o início de 2022 e é isto que eu quero trazer para você hoje, visando te envolver mais neste universo financeiro.

Começamos então com a primeira inovação que está por vir fechando o segundo trimestre de 2021: dentro do ambiente de PIX você terá acesso para dois canais. O primeiro, o RDR - registro de demandas do cidadão - canal este que permite denunciar diretamente ao Banco Central alguma irregularidade cometida pela instituição. Em segundo lugar, um atalho para o canal de atendimento da instituição, para que você consiga resolver eventuais problemas através do atendimento primário ou até mesmo Ouvidoria.

Teremos também, inclusão de conta salário na lista de contas movimentáveis por PIX, facilitando ainda mais os pagamentos online. Essa previsão também está para o segundo trimestre de 2021.

O PIX cobrança está a caminho. Com ele, você poderá agendar um pagamento em data futura, sem contar na facilidade de padronizar arquivos de remessa e retorno para viabilizar gestão de cobranças em lote. Vai permitir também, a duplicata no PIX que vai permitir a antecipação das cobranças.

Com relação a facilidade de dinheiro em espécie, teremos PIX Saque e PIX troco. No primeiro, você poderá realizar saques em estabelecimentos comerciais, sem necessitar exclusivamente de um caixa eletrônico. No segundo,

possibilitará que você pague uma compra com valor superior via Pix e receba a diferença em dinheiro (espécie).

Visando facilitar a devolução de valores via PIX, o mecanismo especial de devolução tem previsão para o fim de 2021, permitindo que a instituição recebedora em casos de fraude ou falha operacional devolva os valores para a conta de origem.

Recentemente, recebemos o whatsapp pay, visto a autorização concecida pelo Banco Central como um iniciador de pagamento. Também está prevista a sua inclusão como participante PIX, para gerar ainda mais competição no mercado financeiro.

Já que os pagamentos por aproximação ganharam ainda mais força por conta da pandemia, o PIX não ficará de fora, e a sua inclusão tem previsão para o final de 2021.

Diante da característica do PIX de inclusão da população aos pagamentos online, sabe-se que em muitas regiões o sinal sequer funciona, o que não permite transacionar. Pensando nisso, o Banco Central vai instituir o PIX Offline, permitindo então, que ocorra o pagamento.

Falando em meios de pagamento, sabe-se que o cartão de crédito é o mais utilizado nas compras online. Por conta disto, receberemos para 2022 o PIX Garantido, que viabilizará o parcelamento de compras por PIX.

E para fechar as inovações, muitos clientes optam pelo pagamento via débito automático, principalmente de contas de consumo. Assim, também receberemos para 2022 o Débito automático no PIX, facilitando pagamento recorrentes. 

São muitas inovações no sistema financeiro brasileiro, e isso precisa caminhar em conjunto com educação digital, proposta esta que vem sendo cumprida pelo Banco Central do Brasil.

Fernanda Tasinaffo

Fernanda Tasinaffo

Advogada Especialista em Direito Digital, Ouvidora no PagSeguro - PagBank, Perita Grafotécnica e Documental

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca