MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alexandre Frota pede suspensão do PIX até regulamentação pelo BC
Transações financeiras | PIX

Alexandre Frota pede suspensão do PIX até regulamentação pelo BC

O parlamentar salienta o aumento de crimes contra os cidadãos para que sejam transferidos valores por meio do PIX.

Da Redação

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Atualizado às 14:43

O deputado Federal Alexandre Frota apresentou o PL 3.378/21 que busca a determinação aos bancos, e demais instituições financeiras, a suspensão de operações por PIX até o dia em que o Banco Central regulamentar este tipo de transferência.

De acordo com o projeto, a regulamentação do PIX deverá contemplar a segurança individual do cidadão e a responsabilização dos bancos.

 (Imagem: Cleia Viana | Câmara dos Deputados)

(Imagem: Cleia Viana | Câmara dos Deputados)

O texto diz o seguinte:

Art. 1° Ficam suspensas as operações de transferência de valores entre pessoas físicas ou jurídicas denominadas PIX.

§ 1º A suspensão de que trata o caput deste artigo terá duração até o dia em que o Banco Central regulamentar este tipo de transferência.

§ 2º A regulamentação mencionada no parágrafo anterior deverá contemplar a segurança individual do cidadão e a responsabilização dos bancos e instituições financeiras por transferências ilegais ou criminosas.

Art.2º Não poderá haver qualquer tipo de exclusão de responsabilidade dos bancos e demais instituições financeiras no que tange todo o artigo anterior.

Justificativa

O parlamentar afirmou é "rotineiro" o cometimento de crimes contra os cidadãos para que sejam transferidos valores de forma violenta para que se façam transferências eletrônicas imediatas, através da modalidade PIX.

Assim, para Alexandre Frota, o Banco Central deve regulamentar este tipo de transação financeira para dar garantias aos seus clientes.

"O Poder Legislativo deve dar uma resposta imediata a esta nova modalidade criminosa, a sociedade requer respostas rápidas na prevenção e punição dos crimes que se renovam a cada dia."

Leia a íntegra do projeto.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA