MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. ESG, agenda 2030 e o plano decenal do Brasil de sustentabilidade

ESG, agenda 2030 e o plano decenal do Brasil de sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável, em suas diversas dimensões, envolve fatores transversais e multidisciplinares. A agenda 2030 e os princípios ESG, ainda mais notórios por ocasião da pandemia, tem estreita conexão com a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFB).

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Atualizado às 17:52

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A agenda 2030 de desenvolvimento sustentável é orientada por 17 objetivos macros, 169 metas estruturantes e 241 indicadores referenciais que juntos têm, literalmente, o condão de transformar o mundo. Esse compromisso foi assumido em 2015 à unanimidade pelos 193 países que compõem a Organização das Nações Unidas, dentre eles o Brasil. Por iniciativas como essas, a sustentabilidade se tornou um imperativo global, transdisciplinar e multissetorial que se consolida enquanto se reinventa em suas diversas dimensões.

O fator ESG, por sua vez, nasceu em 2004, no âmago do setor financeiro internacional, para tornar o desenvolvimento econômico-comercial um imprescindível aliado da preservação do planeta e do cuidado com as pessoas. Embora os parâmetros ESG estejam - em sua completude - interligados a cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as suas respectivas métricas e índices não são necessária e obrigatoriamente parametrizadas - apesar dos já existentes esforços internacionais nessa linha.

Saliente-se, todavia, que apesar do nascedouro em 2004, o ESG não é precursor da agenda 2030, forjada em 2015. Isto porque os ODS sobrevieram como solução de continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançados em 2000. Desde então, o mundo caminha para 3 décadas de aprendizados, experiências, estruturação e institucionalização do amplo conceito de sustentabilidade. Tudo com respeito às particularidades e prioridades de cada país.

Mas, por que atualmente só se fala em ESG? A resposta deve levar em consideração o impacto negativo da crise pandêmica do novo coronavírus, não apenas na área da saúde, mas também na economia e em praticamente todos os esforços da comunidade internacional para o desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, a covid-19 estagnou o cumprimento de metas relacionadas à agenda 2030 e em muitos casos fez com que importantes índices e indicadores retrocedessem significativamente.

Nesse contexto, a popularização do fator ESG sobreveio como resposta ao enfrentamento da crise sanitária. O mundo apontou o alcance da sustentabilidade por meio da governança socioambiental como tendência a impactar os negócios durante e após pandemia, sobretudo pelo êxito alcançado no setor financeiro. Assim, a ascensão ESG se deu com o desafio de adaptação aos mais diversos nichos, tipos e portes de mercado.

Os princípios ESG são transversais e multidisciplinares, por isso é passível identificá-los em múltiplas leis e normas no ordenamento jurídico brasileiro. Nada mais pertinente, pois o investidor ESG não está atento apenas às práticas corporativas e aos potenciais benefícios dos negócios, mas também ao contexto político-institucional e regulatório da região em que está estabelecido, atua ou pretende atuar. Nesse sentido, apesar de ter vivenciado e vivenciar períodos de instabilidades, o Brasil tem dado acenos importantes para demonstrar seu interesse em se tornar não apenas uma nação receptiva do capital verde, mas referência em sustentabilidade - assim como historicamente é um dos protagonistas da gênese dos ODM, dos ODS e do próprio ESG.

Assim, demonstrando-se resiliente para novos passos e avanços, considerando o contexto da pandemia e da necessária retomada econômica, em 26 de outubro de 2020 o Governo Federal editou o decreto 10.531, que institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFB) no período de 2020 a 2031, com o objetivo de definir a visão de longo prazo para a atuação estável e coerente dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Ou seja, um importante Plano Decenal de Sustentabilidade com cenários macroeconômicos, diretrizes, desafios, orientações, índices-chave e metas-alvo que todas as instituições e órgãos brasileiros deverão considerar em seus planejamentos e suas ações.

A Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD) é composta por 5 (cinco) eixos basilares: econômico, institucional, infraestrutura, ambiental e social. A diretriz principal, a nortear todos os eixos estratégicos numa só direção, tem por objetivo elevar a renda e a qualidade de vida da população brasileira com redução das desigualdades sociais e regionais. A meta-alvo estruturante da década, portanto, é propiciar considerável melhoramento do Índice de Desenvolvimento Humano, elevando a posição do Brasil no mundo.

Há de se destacar, portanto, que dentre os 5 eixos estratégicos referidos, 3 deles correspondem especificamente aos fatores ambientais, sociais e econômicos (de governança), a demonstrar a clara institucionalização da Agenda ESG/ASG no Poder Público brasileiro. Os outros 2 eixos remanescentes são "institucional" e "infraestrutura", totalmente sinérgicos e necessários para a promoção de políticas públicas sustentáveis.

Um dos desafios e orientações expressamente constantes do Plano Decenal, inclusive, remete à promoção de oportunidades de negócios sustentáveis em meio ambiente, a partir do aproveitamento do potencial econômico. A Estratégia tem por objetivo desenvolver, em seus estritos termos, o uso de critérios ambientais, sociais e de governança (ou seja, ESG/ASG) no processo de qualificação de projetos e empreendimentos sustentáveis, de modo a ampliar as fontes de recursos para esses investimentos com acesso a moderno instrumentos financeiros, tais como green bondssocial bonds e debêntures verdes.

O Plano Decenal do Brasil já mobilizou, por exemplo, a iminente parceria do Ministério da Economia com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD para promover a qualificação da atuação do governo em temas relacionados a Finanças Sustentáveis e questões ambientais, sociais e de governança (ESG/ASG), particularmente em atividades econômicas e estratégias de foros e instituições financeiras.

Em paralelo, o novo Chanceler do Brasil, Ministro Carlos França, suscitou três prioridades urgentes a serem enfrentadas pelo Brasil: o combate à pandemia, a recuperação e crescimento da economia e o desenvolvimento sustentável. Para o Chanceler, o Brasil está no centro das soluções ESG/ASG e colabora institucionalmente para pôr fim à noção de que seria possível cuidar do meio ambiente sem atentar para as questões sociais e econômicas - ou tratar do social e do econômico sem atenção ao ambiental.

Mais recentemente ainda, a Secretaria de Governo (SEGOV) declarou à imprensa que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os ODS são elementos transversais nas políticas públicas, destacando estar em processo de priorização das metas globais de acordo com a realidade nacional e de identificação de iniciativas do Governo Federal que contribuem com o alcance dessas metas. O exercício se insere no contexto da Agenda Brasil + Sustentável, que por sua vez está diretamente vinculada à Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD), e tem por objetivo promover a articulação com a Agenda 2030 e o diálogo internacional. Assim, tal como o ESG e o ODS não estão parametrizados, mas conectam-se em sua completude, a mesma dinâmica há de ser considerada no processo analítico do Plano Decenal do Brasil.

Eixo Ambiental (A letra "E"/"A" da agenda ESG/ASG)

O Eixo Ambiental do Plano Decenal do Brasil tem por diretriz-alvo a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, com foco na qualidade ambiental como um dos aspectos fundamentais da qualidade de vida das pessoas, conciliando a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico e social. 

Para tanto, a Estratégia Federal traz como desafio a melhoria da qualidade ambiental urbana e orienta a universalização dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto; a gestão eficiente de resíduos; o monitoramento e o controle ambiental; além do planejamento urbano. Enfrenta também a necessidade de implementar políticas, ações e medidas inerentes à mudança do clima e seus efeitos, e fomentar uma economia resiliente e de baixo carbono, mediante ampliação da participação das fontes renováveis na matriz energética.

O Plano prevê, ainda, a preservação da biodiversidade, a redução do desmatamento ilegal, a recuperação da vegetação nativa e o uso sustentável dos biomas nacionais, a partir de orientações para a sustentabilidade ambiental; e a promoção de oportunidades de negócios sustentáveis em meio ambiente, observado o aproveitamento responsável do potencial econômico.

Eixo Social (A letra "S" da agenda ESG/ASG)

O Eixo Social do Plano Decenal do Brasil tem por diretriz-alvo o bem-estar, a família, a cidadania e a inclusão social, com foco na igualdade de oportunidades e no acesso a serviços públicos de qualidade, por meio da geração de renda e da redução das desigualdades sociais e regionais. 

A Estratégia objetiva promover a melhoria e o acesso à educação, a permanência nesta e principalmente a sua qualidade; tal como aos serviços de saúde e a sua qualidade. Considerando as lições da pandemia da covid-19, prevê a ampliação da competitividade da indústria da saúde, nacional reduzindo a dependência externa, mediante o desenvolvimento e a produção local de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos médicos.

 A redução da criminalidade violenta, sobretudo o número de vítimas fatais, a partir da melhoria da segurança pública, é também um desafio constante do Plano, tal como a redução da proporção da população abaixo da linha de pobreza e das desigualdades sociais, com o melhoramento das políticas públicas de inclusão e o aproveitamento das potencialidades regionais para a geração de renda, sem olvidar a efetivação dos direitos humanos fundamentais para todos e o fortalecimento da cidadania.

Eixo Econômico (que corresponde à letra "G" da agenda ESG/ASG)

O Eixo Econômico do Plano Decenal do Brasil tem por diretriz-alvo o crescimento econômico sustentado e a geração de empregos, com foco no ganho de produtividade, na eficiência alocativa e na recuperação do equilíbrio fiscal. 

A Estratégia Federal mira o PIB per capita nacional, a estabilidade econômica e a sustentabilidade da trajetória da dívida pública, considerando a realização de reformas estruturais; o aprimoramento, o fortalecimento e a ampliação dos mecanismos de financiamento; e o aproveitamento das potencialidades regionais. Outro desafio é a produtividade da economia brasileira, mediante ampliação dos esforços em educação, ciência, tecnologia e inovação; o desenvolvimento da economia digital do País; e o aumento da competitividade.

Além disso, o Plano aborda o aproveitamento do potencial da força de trabalho e o aumento da sua qualificação e empregabilidade, com o objetivo de alcançar maior integração econômica regional e global maior e elevar a participação no fluxo comercial.

Eixo Institucional (que se correlaciona à letra "G" da agenda ESG/ASG)

Para além dos estritos critérios ESG/ASG, o Plano Decenal do Brasil traz também o denominado Eixo Institucional, que tem por diretriz-alvo aprimorar a governança pública, com foco na entrega efetiva de serviços ao cidadão e na melhoria do ambiente de negócios, garantindo a soberania e promovendo os interesses nacionais. No entanto, vê-se que o referido eixo praticamente contextualiza o "G" do movimento - que nasceu no âmago do setor privado financeiro - para adequá-lo às especificidades da governança e compliance no âmbito do Poder Público.

Por isso, consta da Estratégia Federal os desafios de melhorar a governança do setor público, aumentando a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações de governo, a partir do fortalecimento das capacidades de gestão do Estado e da melhoria do pacto federativo; de ampliar a competitividade do Brasil de forma a se aproximar das economias desenvolvidas, com o aperfeiçoamento do ambiente de negócios; e de garantir a soberania e promover os interesses nacionais, sobretudo frente a política externa, a defesa nacional e a segurança institucional.

Eixo Infraestrutura (temática transversal à agenda ESG/ASG)

Tal como as particularidades do Eixo Institucional, o Plano Decenal do Brasil também inova ao trazer o denominado Eixo Infraestrutura, que tem por diretriz-alvo fomentar o desenvolvimento logístico, com foco no ganho de competitividade e na melhoria da qualidade de vida, assegurando a sustentabilidade ambiental e propiciando a integração nacional e internacional. 

Nessa linha, a Estratégia suscita a ampliação dos investimentos em infraestrutura urbana e rural, a partir do planejamento e da expansão das fontes de financiamento, com vistas à segurança e eficiência energéticas; à modernização dos serviços de telecomunicações; à promoção da segurança hídrica, permitindo os usos múltiplos da água com eficiência; a ao direcionamento da infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para os temas da fronteira do conhecimento.

Thomas Law

Thomas Law

Advogado, mestre e doutor em Direito pela PUC/SP. Professor, escritor e autor de livros. Presidente do Ibrachina e do IBCJ. Diretor do CEDES. Presidente da CNRBC e da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CEBRAONU), ambos órgãos do Conselho Federal da OAB.

Sóstenes Marchezine

Sóstenes Marchezine

Advogado, especialista em Direito Empresarial e em Direito Penal Econômico. Secretário-Executivo do Grupo Parlamentar Brasil/ONU do Congresso Nacional (GPONU). Vice-presidente da CNRBC e Secretário-Geral da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CEBRAONU), ambos órgãos do Conselho Federal da OAB.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca