MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Abuso do direito de ação. Assédio processual e as demandas trabalhistas

Abuso do direito de ação. Assédio processual e as demandas trabalhistas

Andriele Karine Pedralli Farias

Estabelecer um sistema de sucumbência nada mais é do atribuir ao vencido a responsabilidade pelo pagamento de custas e honorários advocatícios, o que difere em muito de negar ao autor o direito à tutela judicial ou restringir o seu direito constitucional de ação.

terça-feira, 29 de junho de 2021

Atualizado em 8 de julho de 2021 16:39

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O direito de ação está previsto no art. 5º, XXXV, da CFRB/88, que assim dispõe: "A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito". Trata-se do conhecido princípio da inafastabilidade da jurisdição.

Embora se trate de direito fundamental, seu exercício exige responsabilidade, dada a possibilidade de reflexos sobre a esfera jurídica de terceiros. Consequência disso, são por exemplo, a imposição de sanções ao litigante de má-fé e a positivação de deveres como da boa-fé e da lealdade processual (CPC, arts. 5º, 79 e 81). 

Dentre as várias possíveis facetas do abuso do direito de ação está uma ainda pouco debatida na Justiça do Trabalho: o "assédio judicial ou processual". Alguns doutrinadores entendem que se trata de um desdobramento do dano moral e outros ainda que estaria dentro do instituto da litigância de má-fé.

O assédio processual se concretiza pelo exercício abusivo ou reprovável do direito de defesa ou de petição perante o Poder Judiciário, com a intenção de retardar a responsabilização por ilícitos, o pagamento de dívidas ou, no caso do autor, de enriquecimento sem causa. É a utilização reprovável do direito de ação.

Quando se fala em assédio processual, aparenta tratar-se de um comportamento relacionado à ação processual do demandado e quase sempre associada à morosidade do processo. De fato, quando pensamos em recursos protelatórios, procrastinação do feito, interposição de incidentes infundados, associamos a condutas antijurídicas do reclamado no curso da ação trabalhista.

É incomum refletir sobre o abuso do direito quando praticado pelo reclamante. No entanto, o autor abusa do seu direito de ação quando, por exemplo, ingressa com reclamação trabalhista com pedidos além daqueles que efetivamente deixaram de ser pagos; quando ajuíza ação objetivando enriquecimento ilícito; quando a litigância é simulada. Nas palavras da ministra Nancy Andrighi: "O ajuizamento de ações sucessivas e sem fundamento para atingir objetivos maliciosos é "assédio processual"1 .

Em que pese o exercício de forma abusiva dos atos processuais possa partir também da parte autora, é raro encontrar doutrina ou jurisprudência sobre o assédio processual praticado pelo empregado.

Certamente, é temerário o comportamento de quem se utiliza do aparelho judicial trabalhista para alcançar o que é indevido ou com intuito procrastinatório, seja autor ou réu. Nesse cenário, argumentações fúteis, pedidos despropositados ou o descompromisso com a razoável duração do processo podem ser enquadrados como assédio processual e ensejam reparação, pois evidenciam a deslealdade processual da parte.

Embora já se utilizassem na Justiça do Trabalho, de forma subsidiária, as disposições do Código de Processo Civil acerca das penalidades por litigância de má-fé, não havia na Consolidação das Leis Trabalhistas regramento específico para a  responsabilização por dano processual. Porém a Reforma Trabalhista criou disposição específica direcionada a coibir lides levianas. Trata-se do artigo 793-A da CLT, que prevê responder por perdas e danos aquele que litigar de má-fé como reclamante, reclamado ou interveniente2 .

Consoante Rogério Marinho "a ideia contida nesses dispositivos é a de impedir as ações temerárias, ou seja, aquelas reclamações ajuizadas ainda que sem fundamentação fática e legal, baseada apenas no fato de que não há ônus para as partes e para os advogados, contribuindo, ainda, para o congestionamento da Justiça do Trabalho"3 .

Os procuradores, como coadjuvantes na concretização do assédio processual, podem se condenados de forma solidária, seja pelo ajuizamento de lides temerárias ou sabidamente improcedentes, seja pela utilização do vernáculo inapropriado, ofensivo e truculento, com vistas a constranger e intimidar a parte contrária.  Nesse sentido: "A imunidade conferida ao advogado para o pleno exercício de suas funções não possui caráter absoluto, devendo observar os parâmetros da legalidade e da razoabilidade, não abarcando violações de direitos da personalidade, notadamente da honra e da imagem de outras partes ou de profissionais que atuem no processo"4 .

A garantia constitucional de acesso integral à Justiça é pilar do Estado de Direito, porém para muitos acaba constituindo incentivo para demandas aventureiras. Isso sobretudo no cenário que antecedeu a reforma trabalhista, quando livres dos ônus de sucumbência.  

Estabelecer um sistema de sucumbência nada mais é do que atribuir ao vencido a responsabilidade pelo pagamento de custas e honorários advocatícios, o que difere em muito de negar ou restringir ao autor o seu direito constitucional de ação.  Ademais, a condenação ao pagamento de indenização pelo abuso do direito de ação se faz necessária para que se repense a judicialização inconsequente que sobrecarrega o Judiciário. É preciso compensar também a parte contrária, como forma de reparar, ainda que minimamente, os danos causados pelo assédio processual praticado no curso da demanda.

--------------------------

1- STJ. 3ª Turma. REsp 1817845-MS, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, Rel. Acd. Min. Nancy Andrighi, julgado em 10/10/2019

2- PERSEGUIM, Isabella Bishop -  Uma intersecção da litigância de má-fé após a entrada da reforma trabalhista e o CPC[ Em linha]. [Consult. 27 Set. 2019].  Disponível aqui.

3- MARINHO, Rogério - COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 6.787, DE 2016. p. 70. [Em linha]. [Consult. 29 Nov 2020]. Disponível aqui

4- Jurisprudência em teses (STJ). Disponível aqui.

----------------------------

DELGADO, Maurício Godinho - Curso de Direito do Trabalho. 17 ed. São Paulo: LTR, 2017. ISBN 978-85-361-9556-8.

FONSECA, José Geraldo da - Dano moral da pessoa jurídica.  Revista do Tribunal Superior do Trabalho. Vol. 75, n.4. Porto Alegre: Magister Editora, 2009.

JUSBRASIL - Responsabilidade pessoal dos advogados por lide temerária de suposto dano moral.  [Em linha].   [Consult. 15 Set. 2019].  Disponível aqui.

LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017: Altera a Consolidação das Leis do Trabalho. Planalto. Planalto. [Em linha]. Disponível aqui.

LENZA, Pedro - Direito constitucional esquematizado. 22. ed. São Paulo : Saraiva Educação, 2018. E-book.  1.926 p.   ISBN 9788553602254.

MORAES, Alexandre de - Direito Constitucional. 33 ed. São Paulo: Atlas, 2017. 666 p. ISBN: 978-85-97-01129-6

OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de - O dano extrapatrimonial após a Lei nº. 3.467/2017. In Revista Eletrônica do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. vol. VIII. Nº . 76.  [sl]:  Escola Judiciária, 2019. ISSN 2238-6114.

SANTOS, Enoque Ribeiro dos - O Dano extrapatrimonial na Lei 13.467/2017, da Reforma Trabalhista. p.8-9. [Em linha]. [Consult. 27 Set. 2019].  Disponível aqui.

Andriele Karine Pedralli Farias

Andriele Karine Pedralli Farias

Advogada do escritório Andrade Maia Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca