MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Panorama geral sobre as fake news

Panorama geral sobre as fake news

A disseminação de mentiras, mesmo na política, não são novidades da sociedade, muito menos na era atual.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Atualizado às 10:20

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama geral sobre as chamadas fake news. Neste sentido, o levantamento foi realizado de forma a tratar de assuntos relevantes dentro dos tópicos selecionados, sem a preocupação de estipular uma pergunta-problema ou demais perspectivas metodológicas relacionadas à pesquisa acadêmica. A ideia é apresentar o estado da arte do tema para pensar em possíveis desdobramentos, melhorias ou agendas futuras de pesquisa. Assim, o trabalho é dividido em cinco sessões, quais sejam, i) em busca de uma categoria teórica, ii) as fake news na sociedade, iii) perspectivas de regulação no Brasil, iv) comparativo com legislações estrangeiras e v) soluções para além da legislação.

EM BUSCA DE UMA CATEGORIA TEÓRICA

Inicialmente, é necessário realizar uma análise teórica acerca do termo fake news, que se popularizou tanto no senso comum quanto na imprensa como forma de designar fenômenos como notícias falsas e desinformação. Porém, no aspecto teórico jurídico-regulatório, existem várias diferenças nos significados dos termos empregados.

Em relatório intitulado Information Disorder: Toward an interdisciplinar framework for research and policy making publicado pelo Conselho da Europa em 20171, Claire Wardle e Hossein Derakhshan apresenta três classificações sobre o assunto, a saber, dis-information, mis-information e mal-information. O primeiro termo, o português traduz como desinformação, mas não existe tradução definida para os outros dois termos.

Os autores classificam esses três tipos de desordem na informação para apontar a diferença entre eles. A desinformação seria a informação falsa que é criada para prejudicar uma pessoa, um grupo social, uma organização ou um país. A mis-information é a informação que é falsa, mas que não foi criada com o objetivo de causar danos. A mal-information é a informação baseada na realidade, mas que é usada para causar danos a pessoas, organização ou países2.

É necessário fazer essa distinção dentro de debates técnicos-acadêmicos diante da carga política que o termo fake news produz. No Brasil, o termo é usado de forma ideológica por todos os espectros políticos3. Analisar de forma conjunta a dis, mis e mal-information colocando no mesmo guarda-chuva sob o nome de fake news impede o correto enfrentamento do problema.

Feito esse recorte necessário para pesquisas acadêmicas, este trabalho usará fake news como sinônimo de desordem da informação e a desinformação, que é o termo técnico sugerido, para se referir a disseminação de informação falsa criada com o intuito de prejudicar alguém. 

Jéssica Guedes Santos

Jéssica Guedes Santos

Advogada no escritório Pires & Gonçalves - Advogados Associados.

Henrique Rocha

Henrique Rocha

Advogado do escritório Pires & Gonçalves - Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca