MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Responsabilidade ambiental de administradores e boas práticas ESG

Responsabilidade ambiental de administradores e boas práticas ESG

A gestão orientada pelas boas práticas ESG contribui significativamente para reforçar a proteção dos administradores e, ao mesmo tempo, atrair e manter investimentos.

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Atualizado às 09:05

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) não significa somente estar na moda. É mais: permite captar recursos com melhores taxas, integrar índices de sustentabilidade, ser alvo de investidores e consumidores mais exigentes e contribuir para a perenidade dos negócios e a sustentabilidade do planeta. Outra vertente é a mitigação de riscos, essencial para qualquer organização. Trazendo a discussão para o campo da responsabilidade legal dos administradores, a governança constitui fator central para garantir a conformidade ambiental e reduzir as chances de crises pelo caminho. Quem ainda não está atento a este assunto, além de não colher seus benefícios, assume maiores riscos.

A lei 9.605/1998 trata da possibilidade de responsabilização criminal de diversos atores, incluindo: "(...) o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico (...) que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitá-la."

Dada a natureza subjetiva da responsabilidade penal, é necessário que se demonstre o domínio dos fatos pelo administrador e, que sabendo da conduta criminosa, deixou de atuar para impedir sua prática. Deve existir relação de causalidade entre as imputações e a conduta do administrador da companhia. Algumas ações penais têm buscado uma verdadeira responsabilidade objetiva em função do cargo ocupado, o que não procede.

Na esfera civil, a Política Nacional do Meio Ambiente (lei 6.938/81) previu a figura do poluidor indireto. É famosa a seguinte passagem jurisprudencial do STJ sobre o tema: "Para o fim de apuração do nexo de causalidade no dano ambiental, equiparam-se quem faz, quem não faz quando deveria fazer, quem deixa fazer, quem não se importa que façam, quem financia para que façam, e quem se beneficia quando outros fazem."

Enquanto a empresa responde objetiva e solidariamente pelos danos ambientais, bastando para a responsabilização o nexo de causalidade entre sua conduta e a degradação, a responsabilidade pessoal do administrador deve ser manejada com bastante cautela, somente se comprovado o conhecimento da potencial ocorrência danosa e não adoção das providências que lhe competiam.

Este entendimento coincide com a Lei das Sociedades por Ações (lei 6.404/1976), que prevê o dever de diligência dos administradores. Não se trata de obrigação de fim, mas sim de meio: é necessária a demonstração de esforço para alcançar o resultado. É fundamental manter uma gestão diligente na companhia, tanto para prevenção quanto solução de problemas socioambientais, registrando as evidências neste sentido.

Vale lembrar, ainda, a previsão legal de que poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente, nos termos da lei 9.605/1998.

Como se pode ver, a responsabilidade legal de administradores na esfera ambiental é ampla. Algumas inciativas corporativas como programas de compliance ambiental, sistema de gestão socioambiental, comitês de assessoramento em sustentabilidade, programas de proteção à biodiversidade, gestão de riscos climáticos, relatórios e metas de sustentabilidade, se bem manejadas, são exemplos de práticas que reforçam a governança ambiental para além da conformidade e ajudam a preencher o desejado binômio mitigação de risco x geração de valor. A gestão orientada pelas boas práticas ESG contribui significativamente para reforçar a proteção dos administradores e, ao mesmo tempo, atrair e manter investimentos.

Vicente Habib de S. Reis

Vicente Habib de S. Reis

Sócio do escritório Dannemann Siemsen.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca