MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Minirreforma trabalhista: ao invés de "vacina", querem dar "cloroquina" aos trabalhadores

Minirreforma trabalhista: ao invés de "vacina", querem dar "cloroquina" aos trabalhadores

Enquanto o mundo se globaliza, a eletrônica avança e a nanotecnologia ajuda a humanidade, o legislador brasileiro retrocede nos direitos dos que trabalham para alcançar essas melhorias, transformando os empregados naqueles servidores fiéis e livres, mas ainda do tempo da princesa Isabel.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Atualizado às 08:50

(Imagem: Arte Migalhas)

Em uma nova reforma trabalhista realizada por meio de Medida Provisória, fingindo ser um remédio para o desemprego do trabalhador e para as empresas, a Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (10), o texto base da MP 1045/21, mudando uma série de regras para os trabalhadores.

O deputado Christino Áureo, relator da Medida Provisória, com base na permissão da redução de jornadas e salários durante a crise da pandemia, apresentou um novo relatório com uma série de modificações, além das que já havia incluído anteriormente.

São mudanças, pasmem, que fingem ter o objetivo de ajuda à crise da Covid-19, transformam em direitos permanentes com vigência além desse período crítico e que absurdamente foram aprovadas. Modificações que retiram direitos constitucionais dos trabalhadores em uma série de inconstitucionalidades que evidenciam o fim da legislação trabalhista.

Certamente que como ainda serão decididos alguns destaques, não está o texto votado em definitivo, mas vejam algumas mudanças já aprovadas:

1) A lei cria uma modalidade de trabalho sem direito a férias, 13º salário e FGTS;

2) Cria também uma outra modalidade de trabalho, sem carteira assinada (Requip) e sem direitos trabalhistas e previdenciários, recebendo o trabalhador uma bolsa e um vale-transporte;

3) Estabelece um programa de incentivo ao primeiro emprego (Priore) para jovens e de estímulo à contratação de maiores de 55 anos desempregados há mais de 12 meses. Nesses casos, o empregado recebe um bônus no salário, mas seu FGTS é menor;

4) Aumenta o limite da jornada de trabalho dos que trabalham como mineiros;

5) Reduz o pagamento de horas extras para algumas categorias profissionais, como bancários, jornalistas e operadores de telemarketing;

6) Restringe o acesso à Justiça gratuita em geral;

7) Proíbe juízes de anular pontos de acordos extrajudiciais firmados entre empresas e empregados;

8) Dificulta a fiscalização trabalhista, inclusive para casos de trabalho análogo ao escravo.

Algumas dessas medidas incluídas pelo relator foram tentadas pelo governo em 2020 na medida provisória do "Contrato Verde e Amarelo", mas não foram aprovadas a tempo pelo Congresso Nacional.

Vejam: na contratação sem carteira (sem férias, 13º salário e FGTS), cria-se, com o nome de Programa Nacional de Prestação de Serviço Social Voluntário, um trabalho para jovens com idade entre 18 e 29 anos e pessoas com mais de 50 anos.

É um programa em que haverá uma jornada máxima de 48 horas por mês, podendo ser de até seis horas por dia e de no máximo três vezes por semana, mediante trabalho temporário, com remuneração que não pode ser inferior ao salário-mínimo por hora.

De forma semelhante, a lei cria o Priore (Programa Primeira Oportunidade de Reinserção no Emprego), para jovens entre 18 e 29 anos em busca do primeiro emprego e maiores de 55 anos sem emprego formal há mais de 12 meses., com limite salarial de até R$2.200,00.

É inacreditável que a Câmara dos Deputados desconheça o artigo 5º da Constituição da República, segundo o qual, em seu item I, está expresso que "homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição."

Não vou nem tratar da desigualdade, da discriminação e dos demais absurdos constantes dessas alterações, como contratos com prazos de até dois anos. Ao sugerirem essas novas medidas, ao invés de se dar "vacina" ao trabalhador, querem dar "cloroquina".

A contribuição do FGTS seria menor para esses empregados e conforme o tamanho da empresa, o Ministério da Economia, e não o do Trabalho, deverá detalhar os treinamentos para essa qualificação profissional. Então por que criaram novamente o Ministério do trabalho?

Esse tipo de trabalho do novo contrato não cria vínculo de emprego, e, portanto, não haverá carteira assinada.

Soma-se a esses remédios caseiros o aumento da jornada máxima de trabalhadores de minas e subsolo, atualmente de seis horas diárias para doze horas diárias, podendo ser negociado o prazo de descanso.

Restringe-se o acesso à Justiça gratuita e se retira a garantia constitucional do Juiz de avaliar as cláusulas de acordos extrajudiciais.

Finalmente, em casos de trabalho análogo ao escravo e fiscalizações trabalhistas, só haverá multa se houver infração da lei depois de duas visitas de orientação dos auditores do trabalho.

Escrevo essas notas entristecido porque acompanhei a evolução do direito do trabalho e da Justiça do Trabalho por mais de cinquenta e cinco anos e vejo que, enquanto o mundo se globaliza, a eletrônica avança e a nanotecnologia ajuda a humanidade, o legislador brasileiro retrocede nos direitos dos que trabalham para alcançar essas melhorias, transformando os empregados naqueles servidores fiéis e livres, mas ainda do tempo da princesa Isabel.

José Alberto Couto Maciel

José Alberto Couto Maciel

Sócio fundador do escritório Advocacia Maciel.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca