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Semana do Brasil e as principais fraudes nas compras online

Um olhar encantado para um desconto imperdível pode te fazer perder dinheiro em uma fraude, dinheiro este que será difícil de retornar para você.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Atualizado às 15:46

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

No estilo "Black Friday", a iniciativa do Governo Federal conhecida como Semana do Brasil começou, e visando fomentar as vendas neste mês de setembro de 2021, teremos promoções e descontos em lojas físicas e virtuais, mais precisamente entre os dias 03 e 13 deste mês.

Para isto, as empresas que desejarem de fato apresentar estas promoções, deverão se cadastrar para possuir o selo e o Manual de identidade visual, uma vez que somente as lojas autorizadas a funcionar farão parte do quadro, e consequentemente constarão no site oficial do programa.

Isso tem como objetivo principal aquecer a economia do país, seja estimulando o comércio para produzir mais, seja estimulando as empresas a efetuarem mais contratações e com isso, novos empregos.

Os empresários participantes estão chamando este programa de "Black Friday Verde e Amarelo" ou "Black Friday Brasileira", uma vez que os descontos poderão chegar na casa dos 80%.

Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que você não seja vítima de uma fraude nos próximos dias, uma vez que o e-commerce é abastecido por criminosos virtuais sem que você perceba.

1) VERIFICAR SE O SITE ESTÁ DENTRO DO PROGRAMA

Todas as lojas (físicas ou virtuais) que forem participar da Semana do Brasil, constarão no rol expostos no site oficial. O site permite que se faça uma busca por Estado, e consequentemente você verá se de fato a loja está elencada ou se não é uma fraude.

2) E-MAIL FALSO - PHISHING

O Phishing é uma maneira a qual os cibercriminosos utilizam para enganar o usuário a entregar informações pessoais como dados de cartão de crédito, CPF e senhas, fazendo isto através de um e-mail falso, ou também direcionando a um website falso.

Os e-mails parecem que foram enviados por organizações legítimas, e podem te pedir, por exemplo, a inserção de dados pessoais para validar a promoção, te mostrar um produto com um valor muito abaixo do preço atual e geralmente com pagamento via boleto/PIX (dificulta o reembolso, diferentemente do cartão de crédito que existe a figura da contestação), ou também requerendo que um arquivo seja baixado ou instalado na máquina, arquivo este contendo um malware (software malicioso) que infectará o dispositivo.

Assim, o usuário irá receber um e-mail que a princípio parece ser legítimo, mas na verdade trata-se de uma tremenda fraude, e por isso, para confirmar a veracidade da propaganda, basta pesquisar na loja oficial do referido fornecedor para verificar se procede a mensagem recebida, caso contrário, descarte a mesma.

Ainda, caso queira confirmar com o próprio e-mail recebido, pontue: existem erros de português? Site que remete para finalizar a compra, é o site oficial da empresa ou um nome de domínio totalmente diverso? Caiu na sua caixa de SPAM? O remetente é pessoa física? O remetente está com o mesmo nome que o seu? Estes são pontos importantíssimos para identificação de um e-mail falso.

3) NOME DE DOMÍNIO

Um desconto muito alto, uma promoção jamais vista desperta no internauta a famosa pressa. Com isso, usuários "apressados" podem digitar o site com o nome errado, e os criminosos cientes desta brecha, criam sites falsos, mas com a aparência do original te induzindo a comprar.

Chamamos isto de Typosquatting que é a união de "typo" (tipografia) e squat (ocupar), mais conhecido como sequestro de URL. Portanto, cuidado ao digitar o domínio que se pretende acessar.

Após estas dicas iniciais, por óbvio que não se pode esquecer de verificar a reputação. Pesquisas como o site do reclame aqui e a lista negra do PROCON são indispensáveis para validar a empresa escolhida.

Por fim, não se esqueça de verificar se o site contém SAC e Ouvidoria, políticas de privacidade e troca, e principalmente as políticas de cancelamento, tudo isso para resguardar os seus direitos como consumidor (a) em eventual problema.

Fernanda Tasinaffo

Fernanda Tasinaffo

Advogada Especialista em Direito Digital, Ouvidora no PagSeguro - PagBank, Perita Grafotécnica e Documental

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