MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O que é servidor na nuvem

O que é servidor na nuvem

As empresas que comercializam o serviço de servidor em nuvem garantem baixo custo e diminuem as chances de riscos operacionais.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Atualizado às 08:45

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Todas as empresas lidam diariamente com dados e informações e por isso necessitam de um local para armazenar seus sistemas ou arquivos. O servidor na nuvem é um tipo de serviço que permite armazenar, processar dados e informações utilizando o conceito de cloud computing.

As empresas que comercializam o serviço de servidor em nuvem garantem baixo custo e diminuem as chances de riscos operacionais. Assim como melhoram o rendimento e desempenho das operações.

Além disso, ele torna o trabalho mais integrado e fácil de gerenciar.

Benefícios do servidor em nuvem:

Alguns dos benefícios de um serviço de servidor em nuvem para o seu negócio:

  •  Capacidade de processamento:

Com um servidor na nuvem, as empresas podem armazenar e processar grande volume de dados e informações sem ocupar um espaço físico em suas instalações.

  • Não precisa de estrutura física:

Como o serviço funciona em nuvem, não há necessidade de comprar equipamentos. Desta forma, você apenas contrata o serviço.

  • Serviço sob demanda:

Portanto, o serviço é contratado de acordo com a demanda da sua empresa, ou seja IAAS (Infrastructure as a Service).

Vantagens do servidor na nuvem:

Com um servidor em nuvem, você conta com menos tempo de inatividade (downtime) e mais tempo de disponibilidade. Isso quer dizer que, se uma máquina falha, logo outra a substitui de forma que os seus dados continuem disponíveis.

Além disso, os dados e informações são divididos em várias partes e depois são hospedados em servidores espalhados pelo mundo.

O resultado é mais segurança para seus dados e informações, em caso de invasão por hackers, por exemplo.

Outra vantagem é que é possível integrar o servidor na nuvem com outras infraestruturas como o armazenamento em nuvem.

Como escolher um servidor na nuvem

Agora que você já sabe a importância de ter um servidor em nuvem, vamos apresentar algumas dicas para escolher o seu:

  • Segurança

O ponto crucial para escolher o servidor na nuvem é analisar a infraestrutura de segurança. Ou seja, saber como o provedor do seu serviço na nuvem protege os seus dados de invasões e quais ações ele toma em caso de vazamento de informações.

  • Implantação

Um bom servidor na nuvem deve ser fácil de implantar, de utilizar com diferentes plataformas e sistemas e oferecer uma variedade de serviços que atendam às mais diferentes necessidades dos clientes.

  • Atendimento ao cliente:

Procure por referências. Verifique como é o atendimento ao cliente, o suporte. Se há muitas queixas. Ou seja, pesquise a reputação da empresa que vai fornecer o serviço para o seu negócio.

Também confira se oferece atendimento 24x7x365. Isso é fundamental para o seu negócio.

Em resumo podemos dizer que o servidor na nuvem não é mais um diferencial para as empresas. A quantidade de informações e dados que as nossas máquinas processam diariamente aumenta.

Assim, se torna necessário um local seguro para armazenar e gerenciar todos esses dados. E é aí que entra o servidor na nuvem. Portanto, não brinque com o que a sua empresa tem de mais valioso, seus dados.

Leonardo Lopes

Leonardo Lopes

Diretor de TI e sócio proprietário da OneIT - Empresa de Tecnologia, possui carreira construída com mais de 20 anos no segmento de Tecnologia da Informação atendendo empresas de diferentes segmentos.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca