MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Energia elétrica: decisão do STF pode resultar em significativa diminuição do valor da conta de luz

Energia elétrica: decisão do STF pode resultar em significativa diminuição do valor da conta de luz

Os contribuintes possuem sólidos argumentos jurídicos para pleitear a aplicação do princípio da seletividade em relação ao ICMS incidente nas operações envolvendo a aquisição de energia elétrica.

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Atualizado às 09:30

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Em decorrência da crise hídrica, a conta de energia elétrica sofreu um exponencial aumento ao longo dos últimos meses. Diante desse cenário, os consumidores estão adotando os mais variados métodos para amenizar o impacto da elevação do custo de geração de energia. As medidas vão desde a tentativa de economia de energia até a instalação de sistemas para geração de sua própria eletricidade. Além de medidas tradicionais para diminuir o valor da conta de luz, os consumidores também podem recorrer ao Poder Judiciário para contestar o ICMS incidente sobre o consumo de energia elétrica, podendo diminuir o valor da fatura e ainda conseguir a restituição de valores pagos indevidamente nos últimos 5 anos.

Existem diversas "teses" tributárias por meio das quais se discute a tributação das operações envolvendo a aquisição de energia elétrica, mas é importante voltarmos a atenção para o Tema 745 de Repercussão Geral, tendo em vista que o julgamento já foi iniciado pelo Supremo Tribunal Federal. Será decidido se a fixação de alíquotas de ICMS nas referidas operações viola o princípio da seletividade, ou seja, o STF irá dizer se o Estado pode, por exemplo, fixar a alíquota de, por exemplo, 30% nas operações envolvendo a aquisição de energia elétrica ou deve limitar-se ao patamar de 17,5%.1

Atualmente, o "placar" do julgamento encontra-se favorável aos contribuintes (3 x 1). No entanto, ponderando as consequências que a procedência da demanda poderá causar ao já deficitário orçamento dos Estados, o Ministro Dias Toffoli propôs a modulação dos efeitos da decisão para conceder a restituição do valor pago indevidamente apenas aos contribuintes que tiverem ingressado com ações até a data do término do julgamento.

Sobre o tema, o art. 155, § 2º, III, da Constituição Federal prevê a aplicação do princípio da seletividade ao ICMS, fazendo com que a competência dos Estados para instituir o referido tributo encontre um importante limitador. Dessa forma, a fixação dos elementos da regra matriz de incidência tributária, em especial no que se refere ao critério quantitativo, deverá observar o princípio da seletividade.

Importante ressaltar que, apesar da Constituição Federal, dispor que o ICMS "poderá ser seletivo", a observância ao referido princípio não se encontra no âmbito da discricionariedade do legislador. Nesse sentido, ao julgar o RE 634.457, o Ministro Ricardo Lewandowski consignou que "não obstante a possibilidade de instituição de alíquotas diferenciadas, tem-se que a capacidade tributária do contribuinte impõe a observância do princípio da seletividade como medida obrigatória, evitando-se, mediante a aferição feita pelo método da comparação, a incidência de alíquotas exorbitantes em serviços essenciais".2

O respeito ao princípio da seletividade resulta na tributação com base na essencialidade do produto ou do serviço. Segundo leciona Schoueri, "na doutrina, encontra-se o entendimento de que 'o tributo recai sobre os bens na razão inversa de sua necessidade para o consumo popular e na razão direta de sua superfluidade', fazendo-se, então, relação com a garantia do mínimo existencial, de modo que "no ápice da escala, a sofrer a incidência pelas maiores alíquotas encontram-se os produtos de luxo, que por definição se tornam menos úteis e não essenciais ao consumo do povo, restringindo-se às necessidades das classes mais abastadas."3

Não se discute que o conceito de essencialidade é indeterminado, fato que pode ocasionar dúvidas sobre a aplicação do princípio da seletividade a determinados produtos ou serviços. O referido debate ocorre apenas em ocasiões em que há fundada controvérsia sobre o caráter essencial da operação. Evidentemente, o caso sub judice não possui essa moldura, na medida em que é inegável que a energia elétrica e os serviços de telecomunicações possuem caráter essencial, sem qual todas as relações humanas seriam diferentes.

Nesse sentido, no que se refere à energia elétrica, conforme exposto pelo Ministro Marco Aurélio em seu voto proferido no julgamento do Tema 745, "o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, mediante pesquisa nacional contínua por amostra de domicílios, revelou a presença de energia elétrica em 99,8% das residências". Exemplificando o caráter essencial da energia elétrica, o Ministro Dias Toffoli, rememorou o caos instaurado após o "apagão" no Estado do Amapá, oriundo do incêndio na mais importante subestação de energia daquele estado.

A relevância da energia elétrica também é reconhecida de forma expressa pelo legislador, na medida em que o art. 10, I, da lei 7.783/89 prevê, expressamente que a produção e distribuição de energia elétrica é um serviço essencial.

Ocorre que, apesar de possuir assento constitucional, diversos Estados não observam o princípio da seletividade no momento da fixação da alíquota do ICMS incidente nas operações envolvendo a aquisição de energia elétrica. Analisando a legislação dos Estados, verifica-se que há uma equiparação, para fins de incidência de ICMS, da energia elétrica a bens manifestamente não essenciais, tais como armas, munições, aeronaves, cigarros, e embarcações de recreação.

A referida equiparação é mais um elemento que demonstra a inobservância ao princípio da seletividade. No anseio de manter sua receita elevada, os Estados olvidam-se de aplicar alíquotas de ICMS compatíveis com a essencialidade do produto ou serviço. Não há proporcionalidade nas legislações Estaduais que disciplinam a cobrança de ICMS nas operações envolvendo energia elétrica.

Diante do exposto, pode-se concluir que os contribuintes possuem sólidos argumentos jurídicos para pleitear a aplicação do princípio da seletividade em relação ao ICMS incidente nas operações envolvendo a aquisição de energia elétrica. É importante que se atente a provável modulação de efeitos da decisão que será proferida pelo STF. O Tribunal poderá limitar a restituição dos valores pagos indevidamente nos últimos 05 anos aos contribuintes que possuírem ações ajuizadas até a data de julgamento do tema 745 de Repercussão Geral. Diante de tal cenário, mostra-se recomendável que os contribuintes marquem posição junto ao Poder Judiciário para garantir seu direito de restituição em caso de procedência da demanda.

______________

1 O percentual da alíquota varia em cada Estado.

2 RE 634457 AgR, Relator(a): RICARDO LEWANDOWSKI, Segunda Turma, julgado em 05/08/2014, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-157 DIVULG 14-08-2014 PUBLIC 15-08-2014

3 Schoueri, L. (2021), DIREITO TRIBUTÁRIO, 10th edição, Editora Saraiva, [Inserir cidade de publicação]. Disponível em: Minha Biblioteca.

Wagner Schneider Cemin

Wagner Schneider Cemin

Graduado em Direito pela Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Advogado do escritório Hickmann Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca