MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como os sistemas de inteligência artificial devem mudar a advocacia nos próximos anos

Como os sistemas de inteligência artificial devem mudar a advocacia nos próximos anos

A tendência é que nos próximos anos a advocacia como um todo se torne cada vez mais tecnológica, eficiente e inteligente.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Atualizado às 08:53

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O exercício da advocacia vem passando por transformações cada vez mais rápidas e frequentes em razão da implementação de tecnologia em diversos níveis.

Há pouco menos de 10 anos, absolutamente todos os processos judiciais tramitavam em papel, formando gigantescos processos com vários volumes e tramitação extremamente lenta.

Contudo, a digitalização dos processos tem se tornado uma realidade e atualmente quase todos os processos em tramitação no Estado de São Paulo são digitais, tramitando 100% de forma eletrônica.

Mas as vantagens da digitalização processual não se resumem à economia de papel, maior velocidade de tramitação dos feitos, facilidade de acesso ao processo, economia de deslocamento etc. A grande vantagem da digitalização é a possibilidade de acesso a gigantescas bases de dados processuais, por meio das quais sistemas de inteligência artificial conseguem extrair um número quase infinito de informações, fundamentais para que pequenas, medias e grandes empresas possam definir suas estratégias jurídicas com eficiência.

A tendência é que nos próximos anos a advocacia como um todo se torne cada vez mais tecnológica, eficiente e inteligente.

Paulo André M. Pedrosa

Paulo André M. Pedrosa

Autor da coluna "Direito & Negócios", advogado do Battaglia & Pedrosa Advogados www.bpadvogados.com.br, graduado em Direito pelo Mackenzie. Pós-graduado em Processo Civil pela PUC-SP. LL.M em Direito Societário pelo INSPER. Mestrando em Direito dos Negócios pela FGV-SP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca