MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A proteção da marca, concorrência desleal e os direitos do consumidor

A proteção da marca, concorrência desleal e os direitos do consumidor

O artigo aborda o viés social da Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), ao tempo em que veda a concorrência desleal, protege os direitos do consumidor quanto aos sinais não registráveis como marca e suscetíveis de causar-lhe confusão na identificação dos produtos e/ou serviços.

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Atualizado às 12:59

(Imagem: Arte Migalhas)

O art. 5º da Constituição Federal de 1988, em seu inciso XXIX bem elucida que a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País. Evidente aqui que a proteção da marca fundamenta-se no interesse social, ou seja, evidencia-se a sua função social.1

Necessário considerar também o que a Lei de Propriedade Industrial (LPI), ao tempo em que protege o consumidor de confusões, também assegura a repressão à concorrência desleal. Visível a correlação sistêmica entre as codificações legais, levando em consideração que o Código de Defesa do Consumidor, ao tratar dos princípios que regem a Política Nacional das Relações de Consumo2, aduz que:

Art. 4º A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios: 

(...)

 VI - coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo, inclusive a concorrência desleal e utilização indevida de inventos e criações industriais das marcas e nomes comerciais e signos distintivos, que possam causar prejuízos aos consumidores; (grifo nosso) 

Encontram-se intimamente ligados a concorrência desleal e a prática de causar confusão aos consumidores, uma vez que estes são os destinatários finais dos produtos e/ou serviços, a utilização de sinais não registráveis como marca possuem um alcance muito maior que o mero desatendimento aos requisitos presentes na LPI. Além dos prejuízos causados ao negócio do titular da marca, considerando-se a alta possibilidade de indeferimento de seu Registro de Marca pelo INPI, há que frisar a lesão ao princípio da função social da marca, consagrado pela Carta Magna.

A marca configura sinal distintivo visualmente perceptível, não compreendida nas proibições legais; desse modo, traz como função primordial a diferenciação de produtos ou serviços entre os concorrentes. Ao que se percebe, não há lesão ao princípio da livre iniciativa; pelo contrário, justamente porque esse postulado existe e está presente na base principiológica na Carta Constitucional de 1988, é que se justiça a proteção à concorrência leal e justa.

Reputa-se presente, em análise acuidosa da proteção da marca na Constituição Federal, na Lei de Propriedade Industrial e Código de Defesa do Consumidor, na postura do legislador, o equilíbrio principiológico apto a viabilizar existência pacífica entre direitos dos consumidores, concorrência justa e proteção da marca.

A nuance em apreço, que poderia se adstringir ao campo da propriedade intelectual, assume discussão também no âmbito dos tribunais:

AGRAVO DE INSTRUMENTO - PROPRIEDADE INDUSTRIAL - USO DE MARCA - GRAFIA IDÊNTICA - CAPACIDADE DE CONFUSÃO JUNTO AO CONSUMIDOR E, EVENTUALMENTE, CONCORRÊNCIA DESLEAL. A Lei 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial), a fim de evitar a concorrência desleal, garantiu o uso exclusivo da marca a quem primeiro adquire sua propriedade, através do registro. A marca representa o sinal relacionado a um produto ou indicativo de um serviço, aposto com o fito de individualizá-lo em relação aos demais. Através de uma simples análise de ambas as marcas, é possível constatar com grande facilidade que a usada pelo agravante é idêntica àquela titularizada pelo agravado, possuindo a mesma grafia e especificação do serviço. Como a marca tem como função permitir que o consumidor possa identificar a origem de um produto ou serviço, possibilitando-lhe distinguir este produto ou serviço de outros similares existentes no mercado, é evidente que o uso da marca InBody pelo agravante pode provocar confusão entre os consumidores. Desprovimento ao recurso. (grifo nosso)

(TJ-RJ - AI: 00829766420208190000, Relator: Des(a). EDSON AGUIAR DE VASCONCELOS, Data de Julgamento: 16/03/2021, DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL, Data de Publicação: 19/03/2021)3

O doutrinador Denis Borges Barbosa, acerca da função social da marca, leciona que:

A marca, ao designar um produto, mercadorias ou serviço, serve para em princípio para [sic] identificar a sua origem; mas, usada como propaganda, além de poder também identificar a origem, deve primordialmente incitar ao consumo, ou valorizar a atividade empresarial do titular. Conforme a clássica justificativa do sistema de marcas, a proteção jurídica tem por finalidade em primeiro lugar proteger o investimento do empresário; em segundo lugar, garantir ao consumidor a capacidade de discernir o bom e o mau produto. O exercício equilibrado e compatível com a função social desta propriedade levaria a que o investimento em qualidade seria reconhecido.4 

Resta demonstrado, neste ínterim, que os institutos legislativos apontados e que integram o sistema de normas referentes à proteção da marca, dos direitos do consumidor e da livre concorrência, intencionam a ponderação e equilíbrio dos postulados que fundamentam cada um deles, bem assim o exercício sadio de cada uma dessas esferas, quais sejam: empresarial, marcaria e consumerista. Cada qual livre para atuar de maneira livre e justa.

_______

1 Planalto, 2021. Disponível em clique aqui. Acesso em 21 out 2021.

2 Planalto, 2021. Disponível em clique aqui. Acesso em 21 out 2021.

3 Jusbrasil, 2021. Disponível em clique aqui. Acesso em 21 out 2021.

4 BARBOSA, Denis Borges. Uma introdução à propriedade intelectual, 2ª edição revista e atualizada - Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003, Pág. 801.

Bruna Medeiros

Bruna Medeiros

Advogada especialista em Direito Empresarial, atuando com Registro de Marcas

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca