MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Subsídios, medidas compensatórias e o decreto 10.829/21

Subsídios, medidas compensatórias e o decreto 10.829/21

O novo decreto poderá facilitar as investigações de subsídios ao melhor delimitar o processo avaliativo da investigação e aproximá-lo à prática da investigação de dumping.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Atualizado às 08:10

(Imagem: Arte Migalhas)

Foi publicado em 19/10/21 o decreto 10.839, que regulamenta, no Brasil, os processos administrativos da investigação de existência de subsídios e a aplicação de medidas compensatórias. Também foi revogada a regulamentação anterior1.

Como regra de transição, o novo Decreto define que as investigações e revisões de subsídios e medidas compensatórias que tenham sido protocoladas até o dia 19 de outubro continuarão a ser regidos pela normativa anterior.

Note-se que este novo Decreto estava em negociação há oito anos e o seu objetivo é atualizar e fortalecer o mecanismo de investigação contra subsídios estrangeiros a exportações que afetam a indústria brasileira. Após 26 anos em vigor, o antigo Decreto estava defasado e pouco alinhado com a prática consolidada de investigações de defesa comercial da Subsecretaria de Defesa Comercial e Interesse Público (SDCOM)2, em quem serão concentrados a investigação e as principais decisões relativas ao processo administrativo para imposição de direitos compensatórios, quando se demonstrar que as exportações estrangeiras subsidiadas causam dano à indústria nacional3.

O decreto 10.829/21 atualiza normas procedimentos já utilizados na prática pela SDCOM e detalha conceitos de subsídios com base na jurisprudência construída pela Organização Mundial do Comércio (OMC), relativa às investigações de medida compensatórias. Neste sentido, o Decreto detalha com mais clareza os passos procedimentais e os requisitos a serem cumpridos pela indústria brasileira que pretende se ver protegida contra subsídios nos países exportadores4.

Da mesma forma, o Governo Federal assevera que, com o novo Decreto, haverá maior celeridade e segurança jurídica ao processo investigação de subsídios e medidas compensatórias, reduzindo os prazos de análise das petições e das investigações5. De toda forma, o novo Decreto estabelece também a possibilidade de não-aplicação da medida, como prerrogativa da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), quando constatada motivação de interesse público6. A exceção de interesse público tem sido objeto de críticas constantes da indústria brasileira, mas também será aplicada nos casos de direitos compensatórios.

De toda forma, o novo Decreto poderá facilitar as investigações de subsídios ao melhor delimitar o processo avaliativo da investigação e aproximá-lo à prática da investigação de dumping. O novo Decreto moderniza também a relevância internacional das medidas compensatórias, ao indicar a possibilidade de suspensão de concessões em razão de retaliações autorizadas pela OMC7.

A nova regulamentação, portanto, pode modificar o cenário das medidas compensatórias no Brasil. Recorde-se que, atualmente, há apenas três medidas compensatórias em vigor no Brasil, em comparação às 141 medidas antidumping em vigor. No mundo, a frequência na aplicação de medidas compensatórias pelos membros da OMC tem aumentado, chegando ao pico de 35 medidas aplicadas em no ano de 2019. As medidas pós-pandemia, com estratégias de incentivos às indústrias nacionais e relocalização industrial podem gerar movimentos contra os quais a defesa da indústria brasileira será um imperativo.

_____________

1 Decreto 1.751, de 19 de dezembro de 1995.

2 Atualmente a Subsecretaria de Defesa Comercial e Interesse Público da Secretaria de Comércio Exterior da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia.

3 Dec. 10829/21: "Art. 2º As medidas compensatórias poderão ser aplicadas quando a importação de produtos objeto de concessão direta ou indireta de subsídios causar dano à indústria doméstica".

4 Compare-se, neste sentido, que o novo Decreto é composto por 194 artigos, contra os 88 artigos do Dec. 1751.

5 De acordo com Amanda Athayde, Subsecretária de Defesa Comercial, "a expectativa é que os trâmites sejam encurtados em até um terço". https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/10/20/decreto-deve-facilitar-reparacao-para-empresa-afetada-por-subsidio.ghtml

6 Art. 4º Em circunstâncias excepcionais, em razão de interesse público, a Câmara de Comércio Exterior poderá: I - suspender a exigibilidade de direito compensatório definitivo ou de compromisso em vigor; II - não aplicar medidas compensatórias provisórias; ou III - homologar compromisso ou aplicar direito compensatório definitivo em valor diferente do recomendado, respeitado o disposto no § 4º do art. 63 e no caput do art. 74.

7 Art. 191. O disposto neste Decreto poderá deixar de ser observado, no todo ou em parte, por decisão da Câmara de Comércio Exterior, em casos em que a República Federativa do Brasil tenha sido autorizada pelo Órgão de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio a suspender concessões ou outras obrigações dos Acordos da Organização Mundial do Comércio.

Welber Barral

Welber Barral

Sócio de Barral Parente Pinheiro Advogados. Doutor em Direito Internacional (USP).

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca