MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. STF decide pela inconstitucionalidade de artigos da CLT

STF decide pela inconstitucionalidade de artigos da CLT

Resta saber se a nova decisão acena para uma posição contrária também a todos os demais itens da Reforma Trabalhista.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Atualizado às 13:26

(Imagem: Arte Migalhas)

Recentemente a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram pela inconstitucionalidade de dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), conforme a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 5766.

Com a Reforma Trabalhista por meio da lei 13.467/17, houve a regulamentação do pagamento da prova pericial e sua incidência em relação aos beneficiários da justiça gratuita.

Conforme ficou previsto no caput do artigo 790-B seria responsável pelo pagamento da perícia a parte em gozo do benefício quando for ela a sucumbente

Já no parágrafo 4º do artigo 790-B da CLT havia ficado determinado pelo legislador que na hipótese de o beneficiário da justiça gratuita requerer a prova pericial e posteriormente acolhido na parcialidade, deveria o mesmo arcar com os valores da prova pericial.

Na ADIn o Ministério Público Federal sustentou que a norma ao afirmar que o trabalhador deve pagar os honorários periciais e de sucumbência utilizando-se dos recursos que vier a obter na possibilidade de êxito em parte do processo ou também em relação a créditos de outro processo ofende diretamente a garantia de amplo acesso à justiça.

Com a decisão são declarados inconstitucionais o caput e parágrafo 4º do artigo 790-B e parágrafo 4º do artigo 791-A da CLT, bem como a constitucionalidade do parágrafo 2º do artigo 844 que determina a cobrança do pagamento das custas processuais em caso de arquivamento injustificado por ausência em audiência e não apresentação de justificativa legal no prazo de 15 dias.

No entendimento do Relator Ministro Alexandre de Morais não seria razoável realizar a cobrança de prova pericial para o trabalhador que é beneficiário da justiça gratuita, por estar infringindo a regra constitucional prevista no artigo 5º, inciso LXXIV "O Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos".

Para o magistrado as condições inconstitucionais de acesso a gratuidade, partem da mera presunção absoluta de que um trabalhador, ao vencer determinado processo, já se tornou autossuficiente.

No entendimento da Ministra Rosa Weber que também votou a favor da inconstitucionalidade "as medidas legais restringem a essência do direito fundamental dos cidadãos pobres de acesso gratuito à Justiça do Trabalho em defesa dos seus direitos"

Resta saber se a nova decisão acena para uma posição contrária também a todos os demais itens da Reforma Trabalhista.

Williann Georgi

Williann Georgi

Advogado formado pela UFSM, especialista em Direito Tributário pelo IBET.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca