MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A citação por meio eletrônico e seus reflexos na prática

A citação por meio eletrônico e seus reflexos na prática

Josivânia R. Cavalcante de Paula

O atual cenário clama por uma modalidade de citação mais célere e econômica, no entanto, a utilização dos meios eletrônicos, deve ser realizada com muita cautela, visto a necessidade de resguardar os direitos e deveres de ambas as partes.

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Atualizado às 09:35

(Imagem: Arte Migalhas)

Diante da pandemia de Covid-19 que assolou o país, bem como o grande avanço tecnológico, houveram diversas alterações legislativas, necessárias, a fim de dar maior celeridade aos procedimentos judiciais e extrajudiciais.

Em meados de agosto de 2021 foi publicada a lei 14.195/2021 trazendo novas disposições para o meio empresarial, conhecida como MP da Modernização do Ambiente de Negócios no País.

A lei trouxe alterações significativas ao Código de Processo Civil vigente, principalmente no que tange à citação preferencialmente por meio eletrônico.

Consoante a nova lei, a citação se dará por meio preferencialmente eletrônico, no endereço constante no banco de dados do Poder Judiciário, e ocorrerá no prazo de 2 (dois) dias úteis a contar a decisão que a determinou.

Sabe-se que a citação por meio eletrônico já era prevista no novo Código de Processo Civil que entrou em vigor no ano de 2015, contudo pouco colocada em prática até o momento.

 Assim, diante das novas alterações, convém tecer algumas considerações de extrema importância a respeito da citação por meio eletrônico, a seguir.

Conforme novo texto trazido pela lei, não há dúvidas de que a citação a ser realizada preferencialmente por meio eletrônico visa a celeridade processual e a adequação ao avanço tecnológico, haja vista que diminuirá os casos de revelia, possibilitará o contato entre as partes para eventual acordo e ainda que estas manifestem com maior agilidade nos autos, a fim de resolver a demanda bem como haverá uma grande economia em papel.

Ocorre que, há questionamentos de como será alimentado o banco de dados do Poder Judiciário bem como quanto à confirmação de recebimento da citação eletrônica, por exemplo o que será aceito como justa causa para o não recebimento.

Entende-se por meio eletrônico não só a citação por e-mail como também a citação por WhatsApp, conforme já decidido pelo STJ, logo será necessária muita cautela para checar se de fato a parte contrária foi citada.

Um exemplo prático, é a utilização do WhatsApp como meio para citação, pois como sabemos para utilizar a plataforma do WhatsApp não é necessário informar o CPF e além disso é possível programar para que a foto pessoal seja exibida apenas para aqueles que estão nos contatos ou até mesmo utilizar foto alheia. Na plataforma, também é possível a retirada da opção de confirmação do recebimento das mensagens, sendo assim, como será possível auferir se de fato a pessoa foi citada?

Da mesma forma, como se dará o controle da citação por e-mail? Haverá um sistema 100% eficaz que ateste o envio do e-mail à parte contrária? Como será averiguado se de fato à parte contrária foi realmente citada, se foi através de seu representante ou procurador da empresa e, ainda, se o e-mail não foi recebido por terceiros?

Ou seja, percebemos que será necessária uma alimentação eficiente no banco de dados do Poder Judiciário que possibilite a eficácia da citação por meio eletrônico e que não infrinja o Princípio da Pessoalidade, Ampla Defesa e do Contraditório tampouco da Segurança Jurídica, previstos constitucionalmente à parte contrária.

O atual cenário clama por uma modalidade de citação mais célere e econômica, no entanto, a utilização dos meios eletrônicos, deve ser realizada com muita cautela, visto a necessidade de resguardar os direitos e deveres de ambas as partes.

Josivânia R. Cavalcante de Paula

Josivânia R. Cavalcante de Paula

Advogada na DASA Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca