MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Pós COP26 - Quem paga essa conta?

Pós COP26 - Quem paga essa conta?

Esse posicionamento é resultado pragmático de muitos anos de estudos e pesquisas baseadas em tendência, performances e riscos.

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Atualizado às 09:41

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O mercado financeiro é por natureza, conservador e se posiciona por meio de referências de sucesso consolidadas com o tempo. Dito isso, a Black Rock, gestora de ativos que reconhecidamente trabalha com estratégias de longo prazo, e hoje é responsável por administrar um patrimônio total de mais de US$ 8 trilhões de dólares, é uma referência global.

Daí o reboliço em torno da famosa Carta de 2020 de Larry Fink, CEO da Black Rock, que se posicionou expressamente a favor da descarbonização da economia, compreendendo que risco climático é risco financeiro e que o aquecimento global traria uma 'mudança fundamental para as finanças'.

Esse posicionamento não é aleatório, tampouco benevolente, é resultado pragmático de muitos anos de estudos e pesquisas baseadas em tendência, performances e riscos.

Publicidade

questão climática vem sendo discutida há pelo menos 50 anos (Conferência de Estocolmo comemora 50 anos no ano que vem). Decerto, o mercado financeiro está cada vez mais convencido de que a transição energética mundial rumo a uma descarbonização da economia é inevitável. O grande desafio, porém, é buscar um consenso sobre o custo da redução de emissão.

Pois bem, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP26, em Glasgow, na Escócia, encerrada no dia 12 de novembro, confirma as premissas até aqui expostas.

A Conferência do Clima presta um serviço fundamental para a sociedade, mas de forma pragmática, a grande questão que se impõe é: quem deve pagar a conta pelo nosso sistema econômico insustentável?

Aparentemente, pelos estudos financeiros que vêm sendo feitos e apresentados, a melhor decisão custo-benefício, neste momento, para combater as mudanças climáticas, já não é mais focada unicamente na redução da emissão de gases, mas sim aumentar a conservação da biodiversidade nos espaços protegidos com áreas de sequestro de carbono, o que parece ser um consenso, embora seu debate seja incipiente.

A tendência, dessa forma, será aumentar os mecanismos financeiros, permitindo que os países entendam como economicamente é vantajoso manter suas florestas em pé, para que haja o sequestro desse carbono na atmosfera. O custo da ampliação da proteção da biodiversidade é mais interessante que o custo de transição energética para combustíveis não fósseis.

Igualmente interessante o acordo do metano selado na COP26. Aqui a realidade brasileira encontra dois principais desafios, a disposição dos resíduos sólidos e a agropecuária.

Resíduos Sólidos Urbanos

Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são considerados um dos maiores problemas ambientais dos tempos atuais, especialmente porque está relacionada à cultura de consumo. Com o aumento na geração de resíduos, surge uma problemática em paralelo, que é a disposição inadequada dos RSU, que acarreta a geração de metano devido à decomposição dos resíduos orgânicos degradáveis, sendo esse gás com um maior potencial de aquecimento global em relação ao CO2. A solução passa pela destinação ambientalmente adequada desses resíduos, em aterros sanitários onde poderá ser realizado o gerenciamento e reaproveitamento do biogás e compostagem.

Agropecuária

Nesse contexto, o Brasil se destaca por possuir o maior rebanho comercial bovino do mundo. No entanto, a pecuária é duramente criticada por emitir grandes quantidades de gases de efeito estufa, leia-se metano.

O gás metano, na pecuária, é liberado na digestão dos animais e no descarte de resíduos sólidos. Para minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente, o Brasil, principalmente através da Embrapa, tem apresentado soluções interessantes como o melhoramento genético da pastagem, ou seja, produzir um capim mais digerível no estômago do animal.

Tem-se também a técnica da integração entre floresta, lavoura e pecuária (IFLP) para sequestro de gás metano que permite que o carbono emitido pelos animais possa ser sequestrado tanto pelo componente florestal quanto pela agricultura, dessa forma, em ambientes integrados com a natureza e abundância de árvores, os animais não geram tanto impacto. Por outro lado, os efeitos se tornam catastróficos quando eles são colocados em alta intensidade em pastos de floresta recém-desmatada e queimada, em galpões confinados e outros processos.

Por fim, quanto aos espólios, saímos da COP26 sem uma precificação global das emissões de CO2; sem metas visando a eliminação gradual do carvão e subsídios para combustíveis fósseis, apenas a "redução gradual"; não houve consenso sobre como se dará o financiamento da transição energética dos países em desenvolvimento, ou seja, segue incipiente a discussão sobre quem deve pagar pelo desenvolvimento e implementação de fontes alternativas nos países em desenvolvimento, que lançam menos gases de efeito estufa para a atmosfera.

A lógica do capitalismo busca suprir uma demanda de mercado. Atualmente, só tem valor aquilo que pode ser medido em termos monetários, dessa forma é intangível para o mercado de capitais se relacionar com valores que extrapolam esse conceito. Isso significa que, para os investidores tradicionais, valores como igualdade social e sustentabilidade ecológica operam fora de sua esfera de influência e, portanto, fora de sua esfera de responsabilidade.

Por outro lado, movimentos relevantes desse mesmo mercado financeiro, como o relatório Who Care Wins e a Carta do CEO da Black Rock, talvez aponte para uma releitura do que é prioritário.

Fato é, devemos acompanhar de perto o mercado financeiro já que, parece ser o responsável pelas cartas na emergência climática.

Luciana Lanna

Luciana Lanna

Advogada, especialista em Direito Ambiental e responsável pela área Ambiental do LEMOS Advocacia Para Negócios.

LEMOS Advocacia Para Negócios LEMOS Advocacia Para Negócios

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca