MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Inconstitucionalidade da seletividade no ICMS sobre a energia elétrica e setor de telecomunicações

Inconstitucionalidade da seletividade no ICMS sobre a energia elétrica e setor de telecomunicações

Neste momento de pandemia, a impressão passada pelas orientações dos tribunais é pela prevalência de decisões que buscam arrecadação e não as que visam a supremacia do direito.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Atualizado em 2 de dezembro de 2021 14:38

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Foi julgado no plenário virtual do STF no dia 22/11 o tema 745 de Repercussão Geral gerado pelo Recurso Extraordinário 714139, definindo por um placar de 8x3 a inconstitucionalidade de alíquota maior de ICMS para o setor de energia e telecomunicações.

A decisão gera apenas efeito interpartes, que são as Lojas Americanas S.A. e o Estado de Santa Catarina. Entretanto, por ser de repercussão geral este precedente traz vinculação ao Poder Judiciário, sendo que em caso semelhante deve o magistrado decidir neste sentido. Resta agora a modulação de efeitos, que nas palavras do Ministro Dias Toffoli deveria ser a partir do 1º dia do próximo exercício financeiro.

A tese vencedora foi a do relator deste Recurso Extraordinário, no caso, o Ministro Marco Aurélio, que entende que não deve ser aplicado o princípio da seletividade nesses bens e serviços de tamanha essencialidade, indo esta medida contra a Constituição Federal.

Houve divergência do Ministro Alexandre de Moraes, que também entendeu pela inconstitucionalidade da alíquota de 25% no caso em particular sobre os serviços de comunicações apenas, mas entende que o Estado de Santa Catarina já aplicava alíquotas diferenciadas considerando a capacidade contributiva da pessoa, entendimento que não prevaleceu.

Sob um ponto de vista particular, considero que a decisão tem tamanha importância no atual momento, devido as inúmeras derrotas recentes do contribuinte em sede administrativa e no Judiciário. Neste momento de pandemia, a impressão passada pelas orientações dos tribunais é pela prevalência de decisões que buscam arrecadação e não as que visam a supremacia do direito.

Além disso, o entendimento da seletividade desta alíquota acrescentaria onerosidade a diversos setores da economia, em um país que já possui pesadíssima carga e complexidade tributária. A prevalência da essencialidade é exemplo inequívoco da ponderação dos princípios constitucionais, afastando a seleção de qual contribuinte deveria pagar mais, pois se trata de recurso extremamente importante para economia.

Isto abre caminho verdadeiro para discussão e com grandes chances de êxito sobre a pesada tributação sobre a energia elétrica no Estado de Goiás, que por seu calculado "por dentro" aproxima-se de 40,85% de alíquota, tratando a energia elétrica como verdadeiro bem supérfluo, sendo uma das maiores do Brasil, situação que pode ser considerada pior do que a do RE 714139.

Considerando que o problema discutido apenas serve como obstáculo para as sociedades empresárias, principalmente de setores que utilizam-se da energia elétrica para exercer as atividades operacionais, aguarda-se que as ações que buscam a inconstitucionalidade desta alíquota obtenham êxito, como já foi obtido em caso semelhante em ação proposta contra o Estado do Piauí.

Luciano Gonçalves Faria Júnior

Luciano Gonçalves Faria Júnior

Colaborador jurídico na Leandro Alves Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca