MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O plano de carreira dos servidores do Judiciário

O plano de carreira dos servidores do Judiciário

Bianca de Lima Chrispiano

Diversas foram as mudanças e inovações trazidas com este novo Plano de Carreiras dos Servidores do Judiciário, sendo a aprovação de tal projeto de lei resultado da mobilização da categoria, bem como do reconhecimento do direito dos servidores a um plano de carreira concreto e eficaz.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Atualizado às 08:43

(Imagem: Arte Migalhas)

Atualmente, relevante e necessário se faz tratar a respeito do Plano de Carreira dos Servidores do Judiciário criado por meio do Projeto de lei 147/21, de autoria do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, aprovado em Assembleia Legislativa no último dia 9, trazendo em seu texto importantes mudanças na estrutura dos quadros de servidores efetivos e comissionados, assim como matérias que versam sobre salários, cargos e progressões.

O Projeto de lei em questão tramitava na Casa Legislativa desde o mês de maio desse ano e apenas no dia 09 de novembro foi posto em votação em plenário, restando aprovado o texto em assembleia com 53 votos favoráveis, mas não completamente em sua forma original, já que após algumas discussões, foi aprovada também a emenda apresentada pelo deputado estadual Matheus Wesp.

O texto do PL trouxe consigo justamente o que se entende como plano de carreira dos servidores do judiciário, na medida em que define as espécies de servidores da área, assim como os níveis e progressões da carreira e a evolução da remuneração.

Basicamente, este novo plano de carreiras, ao reformular a estrutura dos quadros de servidores, visa unificar determinados cargos em um único quadro com o objetivo central de possibilitar a criação de "regras comum para fins de desenvolvimento profissional e provimento", propiciando, assim, uma maior mobilidade de recursos humanos e evitando que servidores públicos permaneçam atrelados a um específico grau de jurisdição.

De acordo com o projeto aprovado, os servidores poderão agora ser enquadrados em cinco diferentes categorias de carreiras, sendo elas: analista do Poder Judiciário, técnico do Poder Judiciário, oficial de Justiça, analista de Tecnologia da Informação e técnico de Tecnologia da Informação (art. 6º).

Em termos de desenvolvimento na carreira, o projeto no seu artigo 12 previu que o desenvolvimento deverá se dar mediante progressão e promoção. Entende-se por progressão a elevação de um padrão para o seguinte dentro da mesma classe, já a promoção é compreendida como a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro da classe seguinte. Ainda, vale ressaltar que de forma expressa o projeto dispões que a progressão estará condicionada à aprovação de desempenho funcional, enquanto a promoção deverá seguir critérios de merecimento e antiguidade, mas considerando as limitações das leis Orçamentários e de responsabilidade Fiscal.

Dento desta seção do desenvolvimento de carreiras, mais precisamente sobre a progressão, é que se aplica a primeira mudança no texto original decorrente da aprovação da emenda proposta pelo deputado Matheus Wesp. Originalmente, o texto dizia que o processo de progressão seria anual e atingiria no mínimo 50% dos servidores de cada padrão que obtiverem, mas com a aprovação da emenda a redação deverá ser alterada para estabelecer como percentual mínimo 20% dos servidores para receberem progressões de cargo por ano.

A outra alteração que deverá ser realizada com a devida aprovação da emenda de autoria do deputado (PSDB) é no que tange a concessão de reajustes e verbas indenizatórias. Entendeu-se por bem que a concessão de reajustes e de verbas indenizatórias aos servidores deveriam exigir a apresentação de uma lei à assembleia, diferentemente do texto original que dizia que bastava a apresentação de um ato administrativo.

Por fim, outra importante inovação do plano de carreira dos servidores foi sobre o cargo de oficial de justiça, no qual anteriormente a escolaridade para assim conseguir tal cargo era nível médio. Agora, a partir da publicação da nova lei aprovada, para assumir o cargo de oficial de justiça será necessário graduação em Ciências Jurídicas e sociais (art. 5º, §4º), na modalidade de bacharelado, ou seja, deverá agora se graduar no Curso de Direito.  

Em suma, diversas foram as mudanças e inovações trazidas com este novo Plano de Carreiras dos Servidores do Judiciário, sendo a aprovação de tal projeto de lei resultado da mobilização da categoria, bem como do reconhecimento do direito dos servidores a um plano de carreira concreto e eficaz. Acredita-se, ainda, que a publicação e vigência desta nova lei recém aprovada fortalecerá, também, outras categorias do serviço estadual a buscar e lutar por um digno plano de carreira para, consequentemente, adquirir perspectiva de crescimento profissional e alcançar as metas desejadas.

Bianca de Lima Chrispiano

Bianca de Lima Chrispiano

Advogada no escritório DASA Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca