MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A dispensa do empregado com câncer e a lei 14.238/21

A dispensa do empregado com câncer e a lei 14.238/21

A decisão pelo desligamento deve estar robustamente fundamentada (na extinção do setor empresarial, por exemplo), sob risco de a Justiça do Trabalho declarar a nulidade da resilição contratual, mormente diante da maior proteção conferida a tais empregados pela lei 14.238/21.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Atualizado às 07:24

(Imagem: Arte Migalhas)

Foi publicada em novembro a lei 14.238/21, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer. O importante e inédito marco legal estabelece princípios, objetivos e direitos em relação à pessoa com câncer, além dos deveres do Estado com tal parcela da população.  Apesar de não se tratar de norma de natureza trabalhista, poderá, sim, ser aplicada a relações de trabalho, diante do permissivo contido no art. 8º, § 1º da CLT (que prevê a aplicação do direito comum como fonte subsidiária), razão pela qual devem ser analisados seus possíveis impactos em tal seara.

O Tribunal Superior do Trabalho possui entendimento consolidado em sua Súmula 443 no sentido de que "Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito". Diante da redação da parte final do verbete sumular, muito se debate se a dispensa do empregado com câncer poderia ser presumida discriminatória, havendo tendência na jurisprudência a responder tal questão de forma positiva, especialmente no âmbito da Corte Superior Trabalhista.

Para a corrente que defende a impossibilidade de se considerar a dispensa discriminatória, o argumento central é de que não se trata de patologia com manifestações externas que possam causar estigma ou preconceito, especialmente pela impossibilidade de contágio por terceiros, pelo que não seria atraída a aplicação da Súmula 443. Neste sentido, menciona-se o seguinte julgado:

DESPEDIDA DISCRIMINATÓRIA. EMPREGADA PORTADORA DE CÂNCER. NÃO CARACTERIZAÇÃO.

A neoplasia maligna, apesar de grave, não é considerada como doença estigmatizante, não envolvendo risco de contágio ou sequelas que tragam repulsa, a fazer incidir o disposto na Súmula 443, do C. TST. Nesse quadro, conclui-se que não há presunção de dispensa discriminatória por ser a empregada acometida por um câncer. E não havendo a presunção, a prova da dispensa discriminatória cabe à parte reclamante, ônus do qual não se desvencilhou, inexistindo, pois, direito a reintegração ou a indenização por danos morais. Recurso empresarial a que se dá provimento para julgar improcedente a ação.

(Tribunal Regional da 6ª Região, Proc. 0000639-44.2019.5.06.0233, Relatora: Carmen Lucia Vieira do Nascimento)

Assim, a dispensa não se presume discriminatória, devendo existir robusto acervo probatório que respalde tal alegação. Por outro lado, também há forte entendimento jurisprudencial e doutrinário defendendo a inclusão da neoplasia maligna no rol de patologias a que se refere a Súmula em debate - tal como no precedente abaixo transcrito:

EMBARGOS EM RECURSO DE REVISTA INTERPOSTOS PELA RECLAMANTE SOB A ÉGIDE DA LEI 13015/14. DISPENSA DISCRIMINATÓRIA. NEOPLASIA MALIGNA. CÂNCER DE MAMA. Discute-se a aplicação da Súmula 443 do TST nas hipóteses de dispensa de empregado portador de neoplasia maligna. Da leitura do acórdão embargado, verifica-se que a Turma julgadora concluiu que o câncer, por si só, não possui natureza contagiosa nem estigmatizante, cabendo à empregada o ônus de provar que, no caso concreto, havia estigma ou motivação discriminatória em sua dispensa. Nesse contexto, constata-se a dissonância do julgamento com o entendimento recentemente firmado pela SbDI-1 que, ao interpretar a Súmula 443 do TST, fixou tese no sentido de que se presume discriminatória a dispensa do empregado portador de neoplasia maligna, presunção esta que só pode ser elidida mediante prova robusta em sentido contrário, a cargo da empresa. Recurso de embargos conhecido e provido.

(Tribunal Superior do Trabalho, Seção de Dissídios Individuais, Proc. TST-E-ED-RR-2493-66.2014.5.02.0037, Relator: Ministro Alexandre Luiz Ramos)

Com a promulgação do Estatuto da Pessoa com Câncer, pode ter nascido reforço argumentativo para a corrente que defende a presunção de discriminação - e isto por diversos motivos. Inicialmente, tal norma prevê que, dentre seus princípios informadores, se encontram o "respeito à dignidade da pessoa humana, à igualdade, à não discriminação e à autonomia individual".

Segue tal norma estabelecendo que, dentre seus objetivos, busca "garantir e viabilizar o pleno exercício dos direitos sociais da pessoa com câncer" - e o trabalho é um dos direitos sociais protegidos pela Constituição Federal, como disposto em seu artigo 6º.

Na mesma linha, prevê o Estatuto em seu artigo 4º que, dentre os direitos fundamentais da pessoa com câncer, se encontra a "proteção do seu bem-estar pessoal, social e econômico", reforçando a amplitude de seu escopo, e que pode substanciar o argumento de que nele se incluem as relações laborais.

Ademais, prevê o Estatuto em seu artigo 5º que é dever da sociedade assegurar à pessoa com câncer a plena efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à assistência social e jurídica, à convivência familiar e comunitária, dentre outros decorrentes da Constituição Federal e das leis. Tal disposição pode ser usada como argumento pela corrente que defende a função social da propriedade privada, pois a proteção da pessoa com câncer não seria um dever exclusivo do Estado, mas sim de toda a sociedade.

Logo, devem os empregadores ter cautela no momento da dispensa do empregado acometido por tal patologia. Idealmente, a decisão pelo desligamento deve estar robustamente fundamentada (na extinção do setor empresarial, por exemplo), sob risco de a Justiça do Trabalho declarar a nulidade da resilição contratual, mormente diante da maior proteção conferida a tais empregados pela lei 14.238/21.

Clarissa Lehmen

Clarissa Lehmen

Sócia da área trabalhista do escritório Trench Rossi Watanabe.

Igor Tavares

Igor Tavares

Associado da área trabalhista do escritório Trench Rossi Watanabe.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca