MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A prescrição intercorrente no processo administrativo ambiental

A prescrição intercorrente no processo administrativo ambiental

Bruna Tinoco de Melo

O afastamento da incidência da prescrição intercorrente administrativa nesses processos invalida a sua própria instauração, uma vez que, caso assim não fosse, a Administração Pública estaria validando o diploma legal de forma parcial.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Atualizado às 08:04

(Imagem: Arte Migalhas)

A prescrição intercorrente se trata de um instituto jurídico criado pelo legislador brasileiro com o escopo de inibir a inércia da Administração Pública em suas atividades. É disciplinada, em âmbito federal, por meio da Lei Federal 9.873/99, em seu artigo 1º, parágrafo primeiro e do decreto federal 6.514/08, em seu artigo 21, parágrafo segundo, os quais preveem a incidência da prescrição intercorrente nos processos administrativos que estejam paralisados por período superior a 3 (três) anos, em razão de inércia do Poder Público, isto é, quando pendentes de julgamento ou despacho. 

Ocorre que, o Superior Tribunal de Justiça, por meio do tema repetitivo 328 convalidado pelo Recurso Especial 1.115.078/RS, fixou o entendimento de que a Lei Federal 9.873/99, a qual estabelece prazo de prescrição para o exercício de ação punitiva pela Administração Pública Federal, direta e indireta acima não se aplica aos processos administrativos de esfera estadual ou municipal, mas tão somente aos federais.

A referida orientação do STJ se apresenta, com o devido respeito, como uma afronta ao princípio da igualdade e segurança jurídica. Isso porque poucos são os estados e municípios que regulamentam a prescrição intercorrente administrativa.

Dessa forma, os administrados destes entes federativos são alvo de exclusão legislativa, estando, com isso, submetidos ao possível caráter ad eternum dos processos administrativos estaduais e municipais, uma vez que a inércia da administração pública se encontra acobertada tanto pela lacuna legislativa, quanto pelo entendimento pacificado do Superior Tribunal de Justiça. Causando, assim, uma grave insegurança jurídica aos administrados.

É certo que a norma em discussão, em razão da sua matéria, deve ter abrangência adstrita ao ente federal. No entanto, a ausência de normas nesse sentido nas administrações estaduais e municipais, tornam necessário se utilizar das fontes do direito como, no caso, a analogia.

Além disso, faz-se importante discutir, também, sobre a lacuna deixada por este entendimento do STJ no tocante à incidência da prescrição intercorrente aos processos administrativos estaduais e municipais fundamentados do Decreto Federal 6.514/08. Isso porque o Recurso Especial 1.115.078/RS veda apenas a aplicação da Lei Federal 9.873/99 aos demais entes federativos, ficando omisso sobre a aplicação do Decreto Federal.

Conforme mencionado acima, o Decreto Federal 6.514/08, utilizado recorrentemente de forma subsidiária às legislações municipais e estaduais, também prevê a aplicação da prescrição intercorrente aos processos administrativos paralisados por período superior a 03 (três) anos.

Inúmeros são os processos administrativos municipais e estaduais instaurados com fundamento no Decreto Federal nº 6.514/2008. Assim, o afastamento da incidência da prescrição intercorrente administrativa nesses processos invalida a sua própria instauração, uma vez que, caso assim não fosse, a Administração Pública estaria validando o diploma legal de forma parcial.

Com isso, diante da inexistência de óbice legal, tampouco jurisprudencial para incidência da prescrição intercorrente aos processos administrativos estaduais e municipais com fundamento no Decreto Federal nº 6.514/2008, o referido diploma legal deve ser utilizado pelos entes municipais e estaduais como forma de mitigar a insegurança jurídica e desigualdade entre os administrados brasileiros causados pela lacuna legislativa, bem como vedar o caráter ad eternum dos processos administrativos.

Bruna Tinoco de Melo

Bruna Tinoco de Melo

Advogada de Direito Ambiental do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca