MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Tratamento especializado para usuário de implante coclear: quando solicitar o direito à terapia fonoaudióloga

Tratamento especializado para usuário de implante coclear: quando solicitar o direito à terapia fonoaudióloga

Viviane Lucio Calanca Corazza e Patrícia Koutchera Duca

Constatada a deficiência auditiva por médico especializado, há casos em que existe a indicação médica para realização de implante coclear. Mas, embora pareça algo simples, o implantado passa por mudanças significativas em sua vida, não sendo a implantação o único passo para tratar a deficiência auditiva.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Atualizado às 08:04

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Antes de entrar no tema sobre fonoaudiologia especializada, é importante explicar o que se entende por deficiência auditiva, que é conceituada como a perda parcial ou total da audição, causada por má-formação, doenças ou interferência bruta de sons ao longo do tempo, e existem níveis de deficiência auditiva, que podem ser leve, moderada, severa e profunda.

Constatada a deficiência auditiva por médico especializado, há casos em que existe a indicação médica para realização de implante coclear. Mas, embora pareça algo simples, o implantado passa por mudanças significativas em sua vida, não sendo a implantação o único passo para tratar a deficiência auditiva.

Após a implantação, é necessário o acompanhamento com profissional fonoaudiólogo especializado para garantir a completa reabilitação e adaptação, em especial, quando a deficiência auditiva ocorrer antes do paciente aprender a falar, pois o acompanhamento fonoaudiólogo é indispensável para evitar danos irreparáveis à capacidade de comunicação da criança.

Assim, diante desta necessidade de acompanhamento com fonoaudiólogo especializado, surge o questionamento: é possível requerer este tratamento junto ao SUS ou ao plano de saúde?

Para responder este questionamento devemos nos voltar aos tribunais do país e de acordo com atuais decisões judiciais, observa-se que É POSSÍVEL requerer o tratamento, de forma judicial, tanto contra o SUS como contra a operadora do plano de saúde (quando o usuário possuir um plano).

Das obrigatoriedades de assistência médica

O plano de saúde ou SUS devem não apenas custear o fornecimento do implante auditivo, mas também o acompanhamento com fonoaudiólogo especializado para garantir a correta adaptação com o implante, pois assim o paciente poderá desenvolver sua capacidade de comunicação adequadamente.

É importante esclarecer que, seja pelo SUS ou pelo plano de saúde, não poderá haver limitações ao número de sessões com o fonoaudiólogo, que deverão ser fornecidas conforme orientação médica e pelo profissional responsável pelo tratamento, considerando a necessidade de cada paciente.

E se o plano ou SUS limitar a quantidade de sessões com o fonoaudiólogo?

E em caso de limitação de número de sessões, há configuração de conduta abusiva, ou seja, conduta imprópria e o implantado tem o direito de exigir, tanto administrativamente como na Justiça, a quantidade indicada prescrita pelo médico responsável pelo tratamento e acompanhamento do paciente, pois cabe ao médico, profissional habilitado para tanto, e ao próprio fonoaudiólogo, definir a quantidade de sessões, não podendo o SUS ou o Plano de Saúde limitar.

Caro implantado, não tenha medo ou receio de buscar e cobrar os seus direitos. É importante ter a assessoria de um advogado desde a tentativa administrativa junto ao SUS ou Plano de Saúde até a demanda judicial, sendo que o ajuizamento de uma ação consolida o seu direito ao tratamento eficiente, como também influencia positivamente todo o setor de saúde a entregar cada vez mais soluções que contribuam com a saúde do implantado.

E caso não tenha profissional especializado para realizar o tratamento?

Por fim, pode acontecer ainda destas figuras - SUS ou Plano de Saúde - alegarem que não há em sua rede credenciada profissionais que sejam habilitados para tal reabilitação, porém, a justificativa de que não há profissional especializado que seja credenciado para atendimento, também não poderá servir como justificativa para deixar de custeá-lo, sendo possível, inclusive, pedir na Justiça o custeio dos serviços de profissionais especializados, ainda que não sejam credenciados, pensando sempre em preservar a saúde do implantado e os resultados efetivos de sua reabilitação.

Mantenha-se informado e busque seus direitos, dessa forma você contribui com a sua saúde e de todos os pacientes implantados.

______________

t

Viviane Lucio Calanca Corazza

Viviane Lucio Calanca Corazza

Advogada no escritório Calanca Sociedade de Advogados.

Patrícia Koutchera Duca

Patrícia Koutchera Duca

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca