MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Os perigos atrelados à falsificação de medicamentos

Os perigos atrelados à falsificação de medicamentos

Mariana Benfati e Lays Serpa

A informação é o melhor remédio para evitar fraudes. É indispensável portanto, que o consumidor se atente e não seja ludibriado pelo preço atrativo do medicamento.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Atualizado às 08:25

Embora a contrafação, popularmente conhecida como pirataria seja um crime culturalmente validado pela sociedade, em vista de parecer, num contexto geral um crime inofensivo quando se trata da falsificação de calçados e roupas, tem sido considerado por especialistas o crime do século, movimentando atualmente mais recursos que o narcotráfico.

O que muitos desconhecem, é que nenhuma indústria fica imune à pirataria. Onde o infrator vislumbrar possibilidade de lucro, haverá falsificação. Em alguns casos o perigo envolvido nesta prática de crimes é eminente e pode ser letal para quem é vítima da atividade ilícita. Com a indústria especializada em medicamentos não poderia ser diferente.

A indústria farmacêutica é responsável pelo desenvolvimento, produção e comercialização de diversos tipos de insumos e medicamentos, sejam eles para uso terapêutico ou profiláticos, que variam de um simples componente para alívio de dores de cabeça a medicamentos de alto custo para tratamento de tumores e doenças gravíssimas. Tamanha a importância desta indústria que, no que concerne à aplicação de marcas para registro, esta, por sua vez, representa 7% da totalidade de pedidos mundiais1.

Face à expressiva participação no comércio e a sua importância para o tratamento e manutenção da longevidade da população, a contrafação de medicamentos deve ser considerada uma problemática global que demanda essencial cautela, posto que põe em xeque a saúde de milhares de indivíduos, que muitas vezes se utilizam de produtos cuja procedência é danosa sem ao menos desconfiarem.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um medicamente pode ser definido como contrafeito quando for fabricado abaixo padrões de qualidade estabelecidos e, portanto, ser ineficiente no tratamento de doenças e/ou gerar perigo à saúde de seus usuários2.

Na concepção de Harvey Bale, Diretor-Geral da Federação Internacional de Associações de Fabricantes Farmacêuticos, a contrafação de medicamentos farmacêuticos pode ser aplicada tanto à marca, aos produtos originais e aos produtos genéricos. "Geralmente, estes produtos contrafeitos podem incluir ingredientes corretos ou ingredientes errados, ou não conter ingredientes ativos, com quantidades corretas ou com falso empacotamento"3. Bale também pontua que a contrafação de medicamentos é grave ameaça à saúde pública, e, por óbvio, muitas vezes supera os danos causados às receitas empresariais.

Pelo que dispõe o artigo 273 do Código Penal, a falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais constitui crime passível de reclusão e multa dos envolvidos

Com a promulgação da lei 9.677/98, a falsificação de medicamentos foi inserida no rol de crimes hediondos. Isso significa que o crime é considerado, portanto, de extrema gravidade, recebendo pela legislação vigente (art. 273, caput e § 1º, §1º-A, § 1º-B, do CP), um tratamento mais rígido que as demais infrações penais.

É também um crime inafiançável. Possui com pena máxima de 15 anos de reclusão, com agravantes em caso de morte ou sequelas para os pacientes, não se descartando a responsabilidade criminal pelo resultado causado a cada uma das vítimas. Isso sem mencionar o concurso de crimes que podem ser adicionados a este, agravando a pena do infrator, tais como o estelionato, crimes contra a ordem tributária e afins.

E não poderia ser diferente, já que estes produtos oferecem imenso risco à saúde do consumidor. Afinal, podem possuir substâncias tóxicas e ativos farmacêuticos em quantidades completamente fora dos padrões essenciais de qualidade, eficácia ou segurança.

Podem não conter a substância ativa do original, empregando algo inócuo, como uma farinha qualquer, ou conter uma substância que pode ser muito prejudicial à saúde do consumidor.

Em ambas as situações, ingerir estes medicamentos seria um desastre e até letal para o consumidor. Isso porque no primeiro caso, o remédio não fará efeito, podendo prolongar a enfermidade e até levar o paciente doente ao óbito do paciente. Na segunda, além de a enfermidade ficar sem controle, o corpo ainda corre o risco de sofrer o ataque de um composto nocivo e desconhecido.

Estimativas obtidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (Organization for Economic Co-operation and Development, em inglês) demonstram que entre 72 mil e 169 mil crianças podem morrer de pneumonia todos os anos após receberem medicamentos falsificados, e que medicamentos antimaláricos contrafeitos são responsáveis por um adicional de 116.000 mortes4.

Nesse sentido, é imprescindível compreender o que induz a contrafação de medicamentos, dado o ensejo à danos à saúde de seus consumidores finais ou a falha no tratamento adequado de suas necessidades médicas.

Quatro fatores influenciam diretamente o mercado de contrafação de medicamentos. São eles: (i) a baixa anuência ao cumprimento dos regulamentos sanitários e farmacêuticos, que, por conseguinte, fomenta a exploração da falta de fiscalização por parte das empresas e indivíduos; (ii) a negociabilidade dos preços dos medicamentos; (iii) a facilidade de inserir um produto contrafeito em um sistema logístico de abastecimento, haja vista a inconsistência na utilização, qualidade ou autenticidade das informações concernentes aos medicamentos; e (iv) a procura dos consumidores por medicamentos de baixo custo.

Embora seja difícil conter a distribuição destes medicamentos, a ANVISA atenta para algumas dicas na hora de adquirir esses produtos:

  •   Compre sempre em drogarias credenciadas e confiáveis, nunca em mercados, camelôs etc;
  •   Exija sempre a nota fiscal do produto;
  •   Verifique se na embalagem do medicamento, consta o número do registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)/Ministério da Saúde;
  •   Na embalagem deve conter o nome do farmacêutico responsável e seu número de CRF
  •   A embalagem deve estar em bom estado de conservação. Embalagens com más impressões geralmente não passam no controle de qualidade das farmacêuticas e são descartadas.
  •   Na embalagem deve conter o número do SAC da farmacêutica, o número de lote e data de validade impressos, coincidindo com as informações disponibilizadas no produto;
  •   O medicamento deve conter em sua embalagem, o selo de segurança, que ao ser raspado com um objeto de metal, mostra a palavra qualidade e a marca do fabricante;
  •   As informações disponibilizadas na embalagem devem ser legíveis;
  •   O medicamento deve estar lacrado e apresentar bula em português.

Caso o consumidor se depare com medicamentos que destoem das informações mencionadas acima, é possível também auxiliar as autoridades no combate a prática deste crime, denunciando na própria central de atendimento ao cliente do fabricante, na Secretaria de Saúde da cidade ou na Ouvidoria da própria Anvisa. É importante fornecer todas as informações disponíveis, incluindo o nome do produto e do fabricante e o local de aquisição, bem como, se possível, uma amostra para que as ações cabíveis sejam adotadas.

A informação é o melhor remédio para evitar fraudes. É indispensável portanto, que o consumidor se atente e não seja ludibriado pelo preço atrativo do medicamento. Por fim, a denúncia é imprescindível para que as autoridades possam tomar providências cabíveis para remover o produto suspeito do mercado, bem como para investigar a sua origem. Esta denúncia, em se tratando de medicamentos, pode salvar uma vida.

_________

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Counterfeiting, Piracy and the Swiss Economy, Illicit Trade, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/1f010fc9-en. 2021, p. 66.

2 World Health Organization. Medicines: spurious/falsely-labelled/falsified/counterfeit. 2012. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs275/en/index.htm. Acesso em: 29 out. 2021.

3 BALE, Harvey. Pharmaceutical counterfeiting: Issues, trends, measurement.

4 ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD/EUIPO). Trade in Counterfeit Pharmaceutical Products, Illicit Trade, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/a7c7e054-en. 2020, p. 12.

Mariana Benfati

Mariana Benfati

Sócia da Daniel Advogados.

Lays Serpa

Lays Serpa

Colaboradora da Daniel Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca