MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Primeiras impressões sobre a MP 1.085/21

Primeiras impressões sobre a MP 1.085/21

Tal MP é voltada à modernização dos Cartórios de Registros Públicos do País, compreendendo, aí, os Registros de Imóveis, os Registros Civis de Pessoas Naturais, os Registros de Títulos e Documentos e os Registros Civis de Pessoas Jurídicas, a fim de aproximar o Brasil dos países detentores das melhores práticas internacionais, com consequente melhoria no ambiente de negócios.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Atualizado às 15:18

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

No dia 28 de dezembro de 2021 foi publicada, no DOU, a Medida Provisória 1.085, de 27 de dezembro de 2021, cuja ementa é a seguinte: "Dispõe sobre o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos - SERP, de que trata o art. 37 da Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009, e altera a Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, a Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, a Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, a Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994, a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, a Lei nº 11.977, de 2009, a Lei nº 13.097, de 19 de janeiro de 2015, e a Lei nº 13.465, de 11 de julho de 2017".

Tal MP, elaborada pela Secretaria de Política Econômica (SPE), órgão do Ministério da Economia, com apoio da Presidência da República e do Ministério da Justiça, é voltada à modernização dos Cartórios de Registros Públicos do País, compreendendo, aí, os Registros de Imóveis, os Registros Civis de Pessoas Naturais, os Registros de Títulos e Documentos e os Registros Civis de Pessoas Jurídicas, a fim de aproximar o Brasil dos países detentores das melhores práticas internacionais, com consequente melhoria no ambiente de negócios.

Segundo o Secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, a ideia da MP é fazer com que o Brasil saia "de um sistema cartorial local para um sistema cartorial nacional", o que permitirá "uma grande revolução, que vai ajudar muito o cidadão comum, o pequeno empresário, as empresas".  O Secretário assinala, ainda, "que a medida facilitará negócios como a compra da casa própria, já que custos cartoriais serão reduzidos". Para tanto, conta ele com a aprovação da MP pelo Congresso Nacional.

O principal ponto da MP 1.085 é possibilitar a efetiva implantação do SERP - Sistema Eletrônico dos Registros Públicos, o que deverá acontecer até 31 de janeiro de 2023, por meio do qual os atos e negócios jurídicos serão registrados e consultados eletronicamente, permitindo que os usuários de Cartórios sejam atendidos pela internet e disponham de acesso remoto às informações sobre as garantias de bens móveis e imóveis. Títulos e Documentos poderão ser enviados em formato eletrônico para registro por meio de ponto de acesso único na internet, assim como certidões serão expedidas e informações serão fornecidas pelos Cartórios de Registros Públicos, via on line, o que, em parte, já vem acontecendo na prática.

Ademais, com a implantação do SERP, os diversos Cartórios de Registros Públicos serão interconectados, assim como suas bases de dados, o que permitirá sua integração. Os atos registrados ou averbados nos Cartórios poderão ser visualizados eletronicamente e documentos e informações poderão trafegar eletronicamente entre os mesmos e seus usuários, inclusive com o Poder Público.

A regulamentação de todo esse sistema ficará a cargo da Corregedoria Nacional de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, a propósito, já tem a experiência na implantação (i) do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis - SREI, operado pelo ONR - Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (vide lei 13.465/17, art. 76, e Provimento CNJ 89/19, bem como o Pedido de Providências CNJ 0002118-75.2020.2.00.0000) e (ii) do  Sistema de Registro Eletrônico de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas - SRTDPJ, operado pela Central RTDPJ Brasil (vide Provimento CNJ 48/2016, e lei 13.775/18, § 2º, do art. 3º)

.

Será possível, ainda, usar extratos eletrônicos com dados estruturados, o que dispensará a apresentação do documento físico para a efetivação de registros, garantindo maior eficiência, praticidade e detalhamento dos atos e negócios oficializados em Cartórios, cabendo ao CNJ indicar quais documentos poderão ser consolidados em extratos e quais as informações constarão neles de forma padronizada.

Enfim, "Com a implantação do Serp e a modernização dos cartórios de registro, a expectativa é de que ocorram a maior modernização do ambiente de negócios e a redução de custos e restrições ao crédito em decorrência da facilidade e da segurança de cadastro de garantias a partir do acesso único", como afirma Emmanuel Abreu, Subsecretário de Política Microeconômica da Secretaria de Política Econômica. Todas essas medidas - destaca o subsecretário - "proporcionam a redução de disfunções burocráticas e a popularização do registro eletrônico, bem como asseguram publicidade facilitada sobre os bens dados em garantia e as indisponibilidades de bens decretadas pelo Poder Judiciário ou por entes públicos".

O SERP é algo maior do que o SREI - Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis e do que o Sistema de Registro Eletrônico de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas, tendo um operador nacional, que será constituído sob a forma de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos (associação ou fundação). É mais provável sua constituição como associação.

De forma resumida, apresentamos abaixo, com base em artigo de autoria do registrador e professor, Pedro Bacelar, com algumas modificações e acréscimos, as primeiras impressões a respeito da MP 1.085:

1. INOVAÇÕES LEGISLATIVAS:

a. Criação do SERP (Sistema Eletrônico dos Registros Públicos), com a finalidade de interconexão de serventias, interoperabilidade de dados, intercâmbio e armazenamento de documentos eletrônico, cuja adesão dos oficiais dos registros públicos de que trata a lei 6.015/73 (notadamente os registradores de imóveis, registradores do RCPN e registradores de RTD e de RCPJ, inclusive os responsáveis interinos) é obrigatória e contará com a integração do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) e da Central Nacional de Registro de Títulos e Documentos e sua estrutura, retro referidos.

b. Possibilidade do SERP divulgar índices e indicadores estatísticos da atividade.

c. Criação do FICS (Fundo para a Implementação e Custeio do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos) a ser subvencionado pelos registradores, salvo quando utilizarem sistema interoperável e plenamente integrado ao SERP, com fiscalização e supervisão da Corregedoria Nacional de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça.

d.Possibilidade de envio de títulos em "extrato eletrônico" aos Registros, conforme tipos de documentos a serem definidos pela Corregedoria Nacional de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cujo saneamento das matrículas nos casos de títulos do registro de imóveis observará apenas o indispensável, quando não resultarem na criação de novos imóveis e observarem a descrição atual da matrícula. Em relação aos atos e negócios jurídicos relativos a bens móveis, caberá à referida Corregedoria definir os tipos de documentos que serão, prioritariamente, recepcionados por extrato eletrônico. Será dispensada, no âmbito do Registro de Imóveis, a apresentação da escritura de pacto antenupcial, desde que os dados de seu registro e o regime de bens sejam indicados no extrato eletrônico, com a informação sobre a existência ou não de cláusulas especiais.

e. Possibilidade de verificação da identidade de usuários dos registros públicos por meio de base de dados de identificação civil da União (Receita Federal e Justiça Eleitoral), inclusive de identificação biométrica, conforme convênios a serem realizados entre registradores e os responsáveis pelas referidas bases de dados, o que também poderá ser realizado por tabeliães.

Clique aqui e confira a íntegra do artigo.

Graciano Pinheiro de Siqueira

Graciano Pinheiro de Siqueira

Especialista em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca