MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O que é essencial ao estruturar uma área de legal operations

O que é essencial ao estruturar uma área de legal operations

A área de legal operations é a responsável por toda a gestão das atividades de um departamento jurídico ou escritório de advocacia. No entanto, não atua diretamente com as atividades jurídicas.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Atualizado em 13 de janeiro de 2022 14:24

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O crescimento de qualquer empresa depende de uma boa gestão de seus departamentos. Por isso, é necessário que, mesmo dentro dos departamentos, exista uma divisão de áreas. Um destes departamentos importantíssimos para as empresas é o departamento jurídico. Este, pode ser divido também em área de departamento propriamente dita, controladoria e Legal Operations.

O que é Legal Operations?

Em resumo, Legal Operations, ou Legal Ops é uma área de gestão jurídica que pode ser implementada em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos. Apesar de ser um termo já bastante conhecido no exterior, no Brasil a área começou a ser implementada a pouco tempo.

Basicamente, a área de legal ops é a responsável por toda a gestão das atividades de um departamento jurídico ou escritório de advocacia. No entanto, não atua diretamente com as atividades jurídicas.

Qual a diferença entre Legal Ops x Controladoria jurídica?

Apesar de muitas pessoas confundirem essas duas áreas, elas não são a mesma coisa. Enquanto a controladoria jurídica se foca na gestão das atividades jurídicas, ou seja, controle de processos, trato de informações legais, organização de documentos, etc. O Legal ops foca-se mais na gestão administrativa.

Explicando melhor, o legal ops, ao invés de atuar contribuindo com as atividades jurídicas, ele atua com os procedimentos administrativos, como a gestão das finanças, gestão de pessoas, atividades, etc.

O que faz o Chief Operations Legal officer?

O Chief Operations Legal Officer (CLOO), é, nada mais, nada menos, que o coordenador da área de Legal Operations. Este profissional atua com objetivo de que, as atividades administrativas estejam bem realizadas pela sua equipe, a fim de que, os profissionais do jurídico não se preocupem com este setor.

Além disso, o avanço da tecnologia pede que as atividades sejam feitas com mais agilidade e produtividade. Assim, o papel do CLOO é também, garantir essa produtividade.

Vantagens de implementar o Legal Operations

Inúmeras são as razões para implementar a área de legal operations em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos. Algumas vantagens são:

  1. Otimização do trabalho;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Modernização de processos;
  4. Trabalho mais eficiente;
  5. Satisfação do cliente.

Como estruturar um departamento de legal operations dentro da empresa?

Em primeiro lugar, é necessário capacitação, ou seja, capacitar a equipe que irá atuar no departamento ou contratar as pessoas já capacitadas.

Outra dica para estruturar esse departamento é: comece hoje. Não adianta deixar as coisas para depois, e isto é comprovado.

Por fim, e não menos importante, estruture o departamento tomando por base as 12 competências CLOC

12 Competências CLOC: O que são e como se relaciona com o Legal Ops?

Corporate Legal Operations Consortium, o CLOC, é uma organização de diversos especialistas do mundo, que tem como foco a definição de negócios jurídicos.

É uma entidade criadas nos Estados Unidos da América, que visava a melhorias dos negócios jurídicos. Esta organização é o que respalda a criação dos departamentos de Legal Operations e guia os advogados na estruturação destes pelo mundo, tanto em departamentos jurídicos como em escritórios de advocacia.

É claro que, os direcionamentos dados pela CLOC, abrangem, em sua maioria, as leis norte-americanas. Mas, utilizá-las para implementação destes departamentos no Brasil pode ser a solução que muitas empresas procuram. As competências CLOC são:

  1. Gestão financeira;
  2. Gestão de firmas e fornecedores;
  3. Tecnologia;
  4. Operações práticas;
  5. Gerenciamento de projetos e programas;
  6. Governança de informação;
  7. Planejamento estratégico;
  8. Modelos de entrega de serviço;
  9. Gestão do conhecimento;
  10. Business Intelligence;
  11. Otimização e saúde da organização;
  12. Treinamento e desenvolvimento
Athena Bastos

Athena Bastos

Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca