MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Decreto 10.306/20 Bim é obrigatório ou não?

Decreto 10.306/20 Bim é obrigatório ou não?

É preciso entender o contexto, e quais legislações são aplicáveis ou não.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Atualizado às 14:12

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Em outro post que repercutiu bastante, foi explorada uma possibilidade de um software de coordenação, análise de interferências, simulação e levantamento de quantitativos também pode ser útil na orçamentação. O domínio de uma ferramenta, e uma técnica, é fundamental para qualquer profissional, seja de que área for. Agora a proposta é jogar luz sobre um tema controverso, sem jargões jurídicos, e sem linguagem técnica.

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância" Sócrates

É preciso buscar apoio de outros profissionais quando o assunto foge ao escopo de nossas áreas de atuação profissional, ou ao nosso conhecimento específico. Abordamos anteriormente o que é BIMporque adotarsuas técnicas, ferramentas e processos.

Afinal, BIM é obrigatório ou não?

Toda legislação inicia citando o órgão competente, o número, e um breve discurso sobre o que se trata.

Presidência da República

Secretaria - Geral

Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO 10.306, DE 2 DE ABRIL DE 2020

Estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling - Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto 9.983, de 22 de agosto de 2019.

Toda legislação termina tratando do que foi revogado, quando o caso, quando entra em vigor e a sanção do responsável por ela.

Disposições transitórias

Art. 10. No prazo de noventa dias, contado da data de entrada em vigor deste Decreto, os titulares dos órgãos e das entidades a que se refere o art. 2º publicarão, no âmbito de suas competências, ato com a de?nição dos empreendimentos, dos programas e das iniciativas de média e grande relevância para a disseminação do BIM, o qual deverá conter as suas especi?cações e as demais características necessárias à sua aplicação.

Vigência

Art. 11. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 2 de abril de 2020; 199º da Independência e 132º da República. 

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Fernando Azevedo e Silva

Paulo Guedes

Tarcisio Gomes de Freitas

Este texto não substitui o publicado no DOU de 3.4.2020

Falando especificamente do BIM, o decreto foi "desmistificado", ponto a ponto, em outro artigo. O ponto central agora é: Sou obrigado a usar BIM nos meus projetos?

"Toda legislação, depois de sancionada, deve ser cumprida". Cristina Vieira

Como foi citado antes neste artigo, a entrada em vigor da legislação foi 1º de janeiro de 2019. No entanto, foi escalonada sua implantação.

Agora, arquitetos, construtores e engenheiros devem cumprir o disposto no Art. 4º A implementação do BIM ocorrerá de forma gradual, obedecidas as seguintes fases:

I - Primeira fase - a partir de 1º de janeiro de 2021, o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de grande relevância para a disseminação do BIM, nos termos do disposto no art. 10, e abrangerá, no mínimo:

a) a elaboração dos modelos de arquitetura e dos modelos de engenharia referentes às disciplinas de:

1. estruturas;

2. instalações hidráulicas;

3. instalações de aquecimento, ventilação e ar condicionado; e

4. instalações elétricas;

b) a detecção de interferências físicas e funcionais entre as diversas disciplinas e a revisão dos modelos de arquitetura e engenharia, de modo a compatibilizá-los entre si;

c) a extração de quantitativos; e

d) a geração de documentação grá?ca, extraída dos modelos a que se refere este inciso;

A próxima etapa, é a II - Segunda fase - a partir de 1º de janeiro de 2024.

Aqui destacamos a "c) a extração de quantitativos; e", tema tratado na postagem controversa, e que será abordado em uma live dia 15 de janeiro de 2022.

O que acontece é que muitos profissionais, que não são do Direito, interpretam mal a legislação, atendo-se a um ponto específico de uma frase do primeiro artigo da lei.

"É preciso entender o contexto." Cristina Vieira

O contexto, chama outras legislações, como a PORTARIA NORMATIVA 56/GM-MD, DE 6 DE JULHO DE 2020, que define os empreendimentos, programas e as iniciativas de média e grande relevância para a disseminação do Building Information Modelling - BIM, no âmbito do Ministério da Defesa. Que hoje é quem está à frente na disseminação do BIM no Brasil. Além disto existem outras legislações, que interferem, interagem ou complementam, como a nova lei de licitações, a LEI 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021. Nela podemos observar o seguinte:

Art. 19. Os órgãos da Administração com competências regulamentares relativas às atividades de administração de materiais, de obras e serviços e de licitações e contratos deverão:

I - Instituir instrumentos que permitam, preferencialmente, a centralização dos procedimentos de aquisição e contratação de bens e serviços;

V - Promover a adoção gradativa de tecnologias e processos integrados que permitam a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de obras e serviços de engenharia.

§ 3º Nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling - BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la.

Outros tantos órgãos federais, estados e até municípios já estão com legislações próprias.

Então é preciso entender o contexto, e quais legislações são aplicáveis ou não. Dito isto, BIM é obrigatório ou não? Sim, desde 1º de janeiro de 2019.

Cristina Simões Vieira

VIP Cristina Simões Vieira

Graduanda em Direito.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca