MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A Anvisa e a segurança e eficácia das vacinas

A Anvisa e a segurança e eficácia das vacinas

As vacinas já aprovadas pela Anvisa para a prevenção da Covid-19 não são vacinas experimentais. São, sim, vacinas aprovadas para uso emergencial como parte das ações do plano de resposta à emergência em saúde pública implementado no Brasil.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Atualizado às 08:59

(Imagem: Arte Migalhas)

A indústria e o comércio de produtos farmacêuticos começaram a ser submetidos a uma vigilância mais intensa no Brasil, apenas no início da década de 1930, com a publicação dos "Decretos do Governo Provisório" 19.606/31 e 20.377/31 que regulavam o exercício da farmácia e sua fiscalização.

Aquela legislação foi sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, até que a lei 5.991, publicada em 17 de dezembro de 1973, aprofundou o "...Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos...", definindo, com clareza, os produtos para uso em saúde pública. Posteriormente, foi publicada a lei 6.360 de 1976 que regulou, detalhadamente, a Vigilância Sanitária à qual ficariam sujeitas as empresas que atuam no segmento dos produtos definidos na lei 5991/73, desde a produção até a entrega ao consumidor.

O desenvolvimento do controle sanitário do mercado de produtos farmacêuticos melhorou muito em 1999 com a publicação da lei 9.782/99 que criou a "Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA" e o "Sistema Nacional de Vigilância Sanitária- SNVS".

Em termos bastante simplificados, para que uma empresa possa atuar na produção, importação, distribuição, ou no comércio varejista de produtos objeto da lei 5.991/73, ela precisa de uma "AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DE EMPRESA (AFE)". Além disso, os produtos, antes da comercialização, precisam obter a aprovação da autoridade sanitária competente, que é concedida por meio do "REGISTRO DO PRODUTO".

A autoridade sanitária competente no Brasil é a ANVISA. Tanto a AFE como o REGISTRO DO PRODUTO são concedidos pela ANVISA com base no cumprimento de normas e requisitos que garantem a segurança, a eficácia e a qualidade dos produtos. É importante ressaltar que as normas, às quais são submetidas as empresas farmacêuticas e seus respectivos produtos no Brasil, são bastante similares às impostas por outras agências regulatórias, mundialmente reconhecidas, como o "Federal Drug Administration - FDA" dos Estados Unidos da América e a "European Medicines Agency - EMA" da União Européia.

Desde o início de 1970, portanto, há uma definição de quais são os produtos cuja produção e comercialização devem ser previamente autorizadas e sujeitas a inspeções pela autoridade sanitária, pois precisam demonstrar que são seguros e eficazes, já que podem representar risco para a saúde da população.

Hoje, 22 anos após a criação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e da ANVISA, quando o mundo tem os olhos atentos na produção, comercialização e, especialmente na segurança de medicamentos e vacinas, o Brasil está entre os países cuja regulação e controle estão reconhecidamente alinhados com a melhor regulamentação internacional, como a do FDA e a da EMA.

Este breve artigo não pretende se aprofundar sobre o SNVS, cuja complexidade é imensa. Seu único objetivo é oferecer subsídios para facilitar o entendimento de que a disponibilização de um medicamento na farmácia, ou a inclusão de uma vacina no sistema público de saúde, são precedidos de processos que requerem uma consistente demonstração de que são eficazes e seguros e que a respectiva distribuição e comercialização são realizadas de forma a preservar a sua qualidade.

Com a pandemia da Covid-19, todos começamos a ter maior interesse em entender o que são vacinas, o que é a ANVISA, o que é IFA, o que é o registro (uso) emergencial, o que é medicamento experimental e tantas outras terminologias e situações relacionadas.

Encontrar as respostas corretas às perguntas acima é difícil em um mundo em que uma parcela considerável da população usa como fonte de informação mídias sociais em que circulam, livremente, informações falsas ("fake news") e/ou informações desprovidas de qualquer fundamentação técnico/científica, representando, apenas uma opinião, no mais das vezes, completamente leiga.

Assim, é frequente ver pessoas referirem-se às vacinas já aprovadas ou aprovadas para uso emergencial pela ANVISA, e disponíveis para a prevenção da Covid-19, como sendo vacinas experimentais. Não são!

Vacina experimental é aquela cujos estudos clínicos em andamento, ainda não resultaram em dados científicos robustos que comprovem a sua segurança e eficácia e que, portanto, não poderiam ser aprovadas pelas agências reguladoras, para o uso comercial.

O uso ou registro emergencial de medicamentos está previsto nas emergências em saúde pública. A situação causada pela pandemia de Covid-19 foi enquadrada como emergência de saúde pública. Desta forma, foi implementado o plano de resposta à esta emergência.

Como uma das ações desse plano, a ANVISA criou a Autorização Temporária de Uso Emergencial (AUE).

Ao estabelecer a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, como uma das ações do plano emergencial de saúde pública, a ANVISA detalhou os requisitos técnicos mínimos necessários que os laboratórios farmacêuticos deveriam cumprir, principalmente, para a avaliação da segurança e da eficácia.

Estes requisitos são semelhantes aos necessários para a obtenção do REGISTRO DO MEDICAMENTOS. Pode-se dizer que a principal diferença está no fato de que a ANVISA (como a Organização Mundial da Saúde, o FDA e a EMA) aceita, no caso da Autorização Temporária, resultados de um ou mais Estudos Clínicos Fase 3, ainda em andamento, mas cujos resultados já demonstram, inequivocamente, a segurança e a eficácia, ao passo em que, para a obtenção do REGISTRO, como regra, é preciso apresentar todos os resultados dos Estudos Clínicos Fase 3 concluídos.

Em síntese, a concessão da Autorização de Funcionamento de empresas farmacêuticas e do registro de produtos farmacêuticos no Brasil não estão sujeitos às influências e pressões políticas ou de qualquer outra natureza. Estão sim sujeitas ao estrito cumprimento das normas e requisitos técnicos, absolutamente transparentes, por parte das empresas farmacêuticas.

Portanto, as vacinas já aprovadas pela ANVISA para a prevenção da Covid-19 não são vacinas experimentais. São, sim, vacinas aprovadas para uso emergencial como parte das ações do plano de resposta à emergência em saúde pública implementado no Brasil.

Marcos Lobo de Freitas Levy

Marcos Lobo de Freitas Levy

Advogado e sócio do escritório A. Lopes Muniz Advogados Associados

Silvia Fridman

Silvia Fridman

Farmacêutica.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca