MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Sobre efeitos colaterais e seus significados

Sobre efeitos colaterais e seus significados

O "efeito colateral", a que nos referimos, resultou, não da pandemia em si, mas da facilidade e da velocidade de comunicação hoje existente no mundo, infelizmente, não limitado às mídias sociais, com a acelerada propagação de mentiras e meias verdades ("fake news").

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Atualizado às 09:07

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A pandemia da covid-19, iniciada ao final de 2019 e declarada como tal pela OMS no início de 2020 trouxe, junto com a velocidade com que se espalhou pelo mundo e com a gravidade dos impactos na saúde das pessoas acometidas (inclusive com o assustador número de casos fatais), um "efeito colateral" sem precedente na história.

O "efeito colateral", a que nos referimos, resultou, não da pandemia em si, mas da facilidade e da velocidade de comunicação hoje existente no mundo, infelizmente, não limitado às mídias sociais, com a acelerada propagação de mentiras e meias verdades ("fake news"). Assim, o esperado da comunicação relacionada com a pandemia é que oferecesse informações corretas sobre os cuidados necessários com a saúde e com o seu controle, o que se observou foi a multiplicação de "fake news" associadas a delirantes teorias da conspiração.

O que impressiona negativamente, sobre a propagação de "fake news" é o fato escancarado de que um número assustador de pessoas, independentemente do grau de escolaridade, simplesmente não se dá ao trabalho de verificar a fonte das informações recebidas ou, pior, desconsidera fontes absolutamente confiáveis, atribuindo a elas "motivações políticas".

Feita esta introdução, um dos conceitos que têm sido objeto de um número crescente de "fake news" é o que se refere aos efeitos colaterais eventualmente causados pelo uso de medicamentos, incluídas aí, as vacinas.

Afinal o que é um efeito colateral de medicamento?

O termo "efeito colateral", especialmente no caso do uso de medicamentos, embute um conceito impreciso e propenso ao uso inapropriado. Por essa razão, atualmente, sua utilização não é recomendada. Importante salientar que o termo "efeito colateral" tem sido utilizado tanto para denominar efeitos negativos como para denominar outros efeitos eventuais que, embora não negativos per se, são diferentes do efeito terapêutico esperado com o uso de um determinado medicamento.

O termo "efeito colateral" é, por exemplo, prodigamente (e erroneamente) utilizado como sinônimo de: "efeito adverso", "evento adverso", e "reação adversa" sendo que cada um destes termos tem sua própria definição técnica. Explicamos:

  • Evento Adverso é qualquer evento que ocorra com uma pessoa quando ela faz ou fez uso de um determinado medicamento. Em termos simples, qualquer ocorrência médica desfavorável surgida durante o uso de um medicamento, independentemente de o evento ter sido ou não, causado pelo medicamento, é considerado um "evento adverso".
  • Efeito Adverso, tem uma definição um pouco menos abrangente e indica um efeito prejudicial e/ou não esperado no curso ou após o uso de um determinado medicamento e, se houver provável relação de causalidade entre o uso do medicamento e o evento ocorrido.
  • Reação Adversa, conforme definida pela OMS, ocorre quando um paciente apresenta uma reação prejudicial, não esperada, após o uso de um medicamento. A classificação como Reação Adversa requer, ainda, que o medicamento tenha sido utilizado na dosagem indicada para o tratamento da doença e que a relação de causalidade entre o uso do medicamento e a reação seja comprovada.

É importante ressaltar que para que um medicamento receba autorização para ser comercializado, dentre os documentos necessários estão os relatórios detalhados de todos os eventos, reações e/ou efeitos adversos ocorridos em todas as fases dos estudos clínicos realizados durante o seu desenvolvimento, incluindo a avaliação da relação risco/benefício. A avaliação risco/benefício deve demonstrar que o risco de ocorrências adversas é inquestionavelmente menor do que o benefício do resultado terapêutico esperado. Além disso, os eventos adversos devem ser relatados às autoridades de saúde durante toda a vida do medicamento no mercado, juntamente com a ratificação de que a relação risco/benefício continua favorecendo a manutenção da sua comercialização.

Este acompanhamento constante dos medicamentos, após o início da sua comercialização, é regulado pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária pelas Resoluções RDC 36/13, 53/13 e 406/20, entre outras.

É importante lembrar que nada do que se consome está totalmente isento de riscos, nem alimentos, processados ou naturais.

O desconhecimento da população em geral, sobre medicamentos, incluindo algumas pessoas que se intitulam "especialistas", é tanto, que o "efeito colateral" descrito no início desse artigo, deu voz a grupos de pessoas que atacam as vacinas contra a covid-19, baseando-se apenas nas informações sobre os potenciais efeitos adversos, sem sequer entender o que são. Estes mesmos grupos, por outro lado, defendem a distribuição do famigerado "kit covid" cujos efeitos adversos são mais deletérios e mais frequentes quando comparados aos benefícios alegados.

Marcos Lobo de Freitas Levy

Marcos Lobo de Freitas Levy

Advogado e sócio do escritório A. Lopes Muniz Advogados Associados

Silvia V. Fridman

Silvia V. Fridman

Farmacêutica

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca