MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A arte de saber cobrar

A arte de saber cobrar

Se você sabe do seu valor e toma todos os cuidados para que a sua relação com o cliente seja perfeita, não tenha medo: diga a ele o quanto custa o seu serviço e não negocie com quem não te valoriza.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Atualizado às 08:52

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Todo prestador de serviços já passou pela dificuldade de se posicionar em relação aos honorários diante de seus clientes. E na nossa área não é diferente. 

De tempos em tempos nos vemos diante de desafios, quer seja pelas repetidas crises causadas por políticas e ações governamentais, quer seja pelo comportamento inadequado do cliente, o que nos obriga, diretamente, a condicioná-lo a um novo olhar. 

Sabemos que a concorrência existe e enxergamos isso como algo saudável. Os bons profissionais e realmente preparados nunca ficarão para trás! O que não dá para compactuar, nem por um instante, é com o "leilão" que alguns colegas acabam praticando, colocando seu conhecimento e sua expertise abaixo de qualquer valor. Isso prejudica não apenas o mercado, mas eles próprios! 

Para chegar no nível avançado de profissionalismo - mais conhecido como sênior - são necessárias décadas de investimento, formação, preparo, dedicação, estudos, atuação, etc. É o lifelong learning na prática! E quanto custa isso? 

Mais do que o gasto financeiro ao longo desse período, o que deve ser analisado pelo contratante é sempre a vantagem econômica do benefício que aquele serviço lhe traz. 

Nós, profissionais, devemos pensar: "- Qual a dor do meu cliente? Em quanto tempo consigo resolver esta dor e como vai ser a solução para ele?" 

Bingo! Estes questionamentos nos trazem as respostas mais objetivas possíveis, demonstrando claramente o quanto nosso serviço tem importância e, por esta razão, deve ser bem valorizado. O impacto que se causa no cliente sempre revela o nível do talento do prestador de serviços. E um profissional talentoso precisa cobrar o quanto vale! 

Alguns aspectos são fundamentais para que a relação de cobrança de honorários não resulte em problemas, tais como a elaboração de um contrato com especificação de todos os serviços e obrigações, estratégia na formulação de preços, saber em que momento ajustar os valores, etc.  

Se você sabe do seu valor e toma todos os cuidados para que a sua relação com o cliente seja perfeita, não tenha medo: diga a ele o quanto custa o seu serviço e não negocie com quem não te valoriza. Descontos e flexibilidade são possíveis e naturais, desde que não seja uma imposição - muitas vezes até desnecessária - do cliente.

Marcelle Menezes do Amaral

Marcelle Menezes do Amaral

Sócia do IMAP Soluções (www.imapsolucoes.com.br). Especialista em mediação e arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em mediação pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação e Especialista em conciliação e mediação nas relações de consumo pela Escola Paulista da Magistratura. Pós graduanda em Neurociências e Comportamento pela PUCRS.

Rossana Fattori Linares

Rossana Fattori Linares

Advogada e consultora em mediação e arbitragem. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 1996. Sócia do IMAP Soluções.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca